4ª Reunião Ordinária da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos - CEMDP

19 de maio de 2025

CEMDP estará entre os dias 21 e 23 de maio no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a agenda de atividades.


A Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos realizará uma agenda de atividades na cidade de Rio de Janeiro - RJ, entre os dias 21 e 23 de maio de 2025.

As atividades terão início no dia 21 de maio de 2025 com os profissionais integrantes da Equipe de Identificação de Mortos e Desaparecidos Políticos (EIMDP) e com servidores da Coordenação-Geral de Políticas de Memória e Verdade deste Ministério, que realizarão diligência no cemitério Ricardo de Albuquerque.

O objetivo dessas diligências é dar continuidade ao levantamento de informações e indicação de possíveis locais inumação, ocultação ou destruição de remanescentes humanos de mortos e desaparecidos políticos, iniciada em diligência anterior realizada no ano de 2017. Ainda, a diligência pretende promover um diagnóstico inicial sobre as condições dos remanescentes ósseos que estão depositados em um memorial no local. Essa ação visa, fazer uma diagnóstico inicial desses remanescentes, sob a expertise da arqueologia, antropologia forense e da genética.

Tais análises concentram-se com o objetivo inicial fins de tentativa de identificação de pelo menos 15 (quinze) desaparecidos políticos, os quais, de acordo com pesquisas históricas e da Comissão Nacional da Verdade (CNV), foram inumados naquele cemitério.

Participará à convite da CEMDP, a Coordenação-Geral de Políticas de Memória e Verdade do MDHC, para que junto à sociedade civil possam ser verificadas as condições em que se encontra o memorial às vítimas da ditadura inumadas naquele cemitério e apresentadas propostas de ação.

Já no dia 22, ocorrerá a audiência pública da CEMDP no auditório do prédio do Arquivo Nacional localizado na Praça da República, 173, na cidade do Rio de Janeiro, com previsão de início às 16h. O objetivo da audiência é promover o diálogo com a sociedade civil e autoridades locais sobre os trabalhos desenvolvidos pela CEMDP até o momento, bem como sobre o plano de atividades necessárias a partir das constatações das diligências técnicas realizadas pela Equipe de Identificação de Mortos e Desaparecidos Políticos - EIMDP no cemitério Ricardo de Albuquerque.

Reforçamos o convite para que os familiares de pessoas mortas e desaparecidas políticas, movimentos sociais, autoridades locais e toda a sociedade civil compareçam à audiência e participem da construção dos trabalhos da CEMDP.

Por fim, no dia 23 de maio de 2025, das 9h às 14h, também na sede do Arquivo Nacional, ocorrerá a 4ª Reunião Ordinária da CEMDP.

Contato

(61) 2027-4060/3149

cg.cemdp@mdh.gov.br