Portal ObrasGov atualiza página sobre Projetos de Referência em BIM com novas informações setoriais
Atualização fortalece a divulgação das ações ministeriais em BIM voltadas a entes federativos e à sociedade.

A página sobre Projetos de Referência em BIM, vinculada ao Portal Obrasgov.br, foi atualizada com novas informações decorrentes de reuniões realizadas com o Ministério da Cultura, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Mulheres. A iniciativa integra as ações do MGI com o objetivo fortalecer a disseminação da Modelagem da Informação da Construção (BIM, em inglês) em obras públicas.
A ação é prevista no Plano de Trabalho da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM – Nova Estratégia BIM BR (Decreto nº 11.888/2024).
O que são Projetos de Referência?
Conforme definição do inciso XVII do art. 2º do Decreto nº 7.983/2013, os Projetos de Referência ou Referenciais são projetos padronizados de obras e serviços de engenharia, concebidos para serem reproduzidos repetidas vezes e com nível de precisão suficiente para assegurar que os projetos e os detalhamentos subsequentes sejam executados apenas com as adequações necessárias às especificidades locais de sua implantação.
Ao disponibilizar projetos arquitetônicos, estruturais e complementares de engenharia, bem como planilhas orçamentárias referenciais, elaborados em plataforma BIM, são oferecidos aos entes federativos que utilizam esses projetos benefícios como: Maior qualidade dos projetos, em razão da compatibilização entre disciplinas realizada em ambiente tridimensional (3D); Orçamentos mais precisos, com quantitativos extraídos diretamente dos modelos; Melhor análise do projeto pelo ente executor, a partir da visualização em 3D, o que contribui para a redução de erros, atrasos na execução e necessidade de aditivos contratuais.
Portal Obrasgov.br e a disseminação das ações ministeriais em BIM
A atualização da página da Estratégia BIM BR no Portal Obrasgov.br, no âmbito dos Projetos de Referência em BIM, contempla as informações divulgadas pelos órgãos responsáveis pelos projetos.
No âmbito do Ministério da Cultura, foram compartilhadas informações sobre o Programa Territórios da Cultura, que disponibiliza projetos de referência em BIM do Núcleo Básico do CEU da Cultura. O Núcleo Básico do CEU da Cultura é composto por três conjuntos de espaços funcionais, destinados a apoiar e fortalecer as atividades culturais nos territórios atendidos: Espaços de uso cultural, que incluem incubadora cultural, sala multifuncional, biblioteca e pátios multifuncionais coberto e descoberto; Espaços de apoio às atividades culturais, compostos por secretaria/recepção, banheiros e copa ou cantina; Áreas técnicas e administrativas.
No âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais, foram apresentadas três tipologias principais de projetos desenvolvidos em BIM voltados ao sistema penitenciário brasileiro: Referências de tipologias para estabelecimentos penais, o Convive e os Centros de Treinamento.
No caso do Ministério das Mulheres, o diálogo concentrou-se nos projetos da Casa da Mulher Brasileira e Centros de Referência da Mulher Brasileira, política pública estruturante de atendimento às mulheres em situação de violência. Os projetos padronizados foram desenvolvidos em BIM em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais.
Os projetos de referência vinculados ao Ministério da Justiça e à Casa da Mulher Brasileira não estão disponibilizados nos sítios públicos, em razão de critérios de segurança, sendo o acesso realizado diretamente junto aos órgãos competentes. Ainda assim, as informações institucionais sobre essas iniciativas passaram a integrar a página, de forma a registrar as experiências e avanços do BIM na administração pública.

A atualização da página também contemplou a revisão do Ministério da Saúde, que contempla as modalidades disponibilizadas em BIM, de Atenção Especializada e Primária do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) como estratégia para qualificar e aprimorar os serviços da Rede SUS. São eles: Centrais de Regulação -SAMU 192, Centros de Atenção Psicossocial, Centros Especializados em Reabilitação, Centros de Parto Normal, Maternidades, Policlínicas, Oficinas Ortopédicas, Unidades Básicas de Saúde.
Acesse a página sobre os Projetos de Referência em BIM e conheça as iniciativas.
Para atualizações no Portal, fale conosco: cgimo.dtpar@gestao.gov.br.