Notícias
PERIÓDICO CIENTÍFICO
RBSO prorroga prazo do dossiê temático Nova Segurança no Trabalho
Para todos verem: Imagem abstrata com fundo escuro e formas triangulares nas cores verde e roxa ocupando toda a extensão horizontal da imagem. No canto superior esquerdo, logomarca azul clara e preta da RBSO. No canto inferior direito, logomarca branca da Fundacentro. Texto centralizado na parte superior: “Dossiê temático”. Abaixo, “Novas Perspectivas da Segurança”. Abaixo, “Chamada pública prorrogada até 31 de março de 2026”.
A nova data limite para enviar artigos para compor o dossiê temático Novas Perspectivas da Segurança da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) vai até 31 de março de 2026. A submissão é pela plataforma ScholarOne Manuscripts e são aceitos, preferencialmente, artigos de pesquisa, revisões e relatos de experiência que poderão ser em português, inglês ou espanhol. No campo cover letter, é necessário informar o nome do dossiê temático a que se destina o artigo. Não há taxas de submissão processamento, publicação ou tradução.
As orientações da chamada pública estão no menu da RBSO no portal da Fundacentro em português, inglês e espanhol e as instruções completas de submissão estão disponíveis no site do SciELO. As orientações da chamada também trazem uma relação de assuntos de interesse, não limitados a eles, como artigos que questionem a lógica de culpabilização das vítimas, aplicação de práticas da engenharia de resiliência, entre outros.
A avaliação preliminar dos artigos feita pelos editores envolve adequação ao escopo e aos padrões editoriais da revista, como originalidade, aspectos éticos e qualidade científica. O passo seguinte é a revisão por pares, dentro do estabelecido pelas normas do periódico.
Os artigos aprovados são disponibilizados em acesso aberto e as publicações ocorrem de forma contínua na página da RBSO no site do SciELO, na ordem cronológica de aprovação.
Nova visão da Segurança
A concepção de prevenção trazida pela Segurança tradicional tem em seu bojo a conformidade com procedimentos, o controle de comportamento e a culpabilização individual, visão ultrapassada que vem perdendo espaço.
Há alguns anos vem se consolidando uma nova perspectiva, chamada de Segurança 2, Segurança diferente ou Engenharia de Resiliência. Ela compreende a organização do trabalho como sistemas complexos e valoriza o conhecimento e a participação do trabalhador e a cultura de prevenção organizacional. Ao contrário da visão tradicional, ela tem nos trabalhadores e nas equipes a solução para problema da segurança. Permite criar espaços em que se possa atuar e refletir de forma colaborativa para efetivar uma mudança organizacional.
Saiba mais
Acesse a chamada pública do dossiê "Novas Perspectivas da Segurança"
Acompanhe as publicações da revista nos sites da Fundacentro, do SciELO e no X.
Baixe também o aplicativo da RBSO para Android e iOS.
.
Texto:
Karina Penariol Sanches
Imagem:
Criada com IA e elementos de Freepik e Canva