Evento destaca os riscos psicossociais nos canteiros de obras e sua relação com os acidentes de trabalho
A atividade ocorrerá em 02 de abril no Seconci no Paraná

A Fundacentro e outros parceiros convidam profissionais da construção civil, empresários e demais interessados a participarem do evento Abril Verde, que acontece no dia 02 de abril, a partir das 18h, no Sinduscon Corporate, situado à rua da Glória, 175 – Centro – Paraná – PR.
Com o tema “Riscos psicossociais nos canteiros de obras e sua relação com os acidentes de trabalho”, o evento busca ampliar o debate sobre saúde e segurança no setor da construção civil, destacando a importância da saúde mental para a prevenção de acidentes e a promoção de um ambiente de trabalho seguro.
A programação contará com a participação do médico psiquiatra e especialista em neurociências, Carlos Augusto Maranhão de Loyola. Carlos Augusto é formado pela Universidade Federal do Paraná, fez pós-graduação no Programa de Pós-graduação da Universidade de Harvard (Boston – EUA).
Segundo um dos organizados, Alexandre Bobato, engenheiro do Sinduscon, o médico psiquiatra abordará como os fatores psicológicos impactam a segurança e o desempenho no trabalho. “A saúde mental no trabalho faz toda a diferença”, frisa Alexandre.
De acordo com especialistas, os riscos psicossociais nos canteiros de obras no Brasil referem-se a fatores relacionados à organização do trabalho e às interações interpessoais que podem afetar negativamente a saúde mental dos trabalhadores. Esses riscos incluem metas excessivas, jornadas de trabalho prolongadas, falta de suporte, assédio moral, conflitos interpessoais e ausência de autonomia nas atividades laborais. Tais fatores podem levar a estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.
Abril Verde
O técnico de segurança no trabalho e chefe do Escritório Avançado do Paraná da Fundacentro, Adir de Souza, ressalta sobre os desafios do Movimento Abril Verde. "O grande desafio do Abril Verde 2025 é envolver mais organizações empresariais e entidades de trabalhadores para fortalecer a causa". Adir que atua há 48 anos no setor prevencionista e é o idealizador do Movimento também informa que “precisamos ampliar o engajamento de pessoas conscientes da importância da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para todos os atores sociais. Todas as ações e divulgações são feitas de forma voluntária, mas, com a colaboração de todos, podemos fazer a diferença!”, salienta. Completa chamando a sociedade para participar e colaborar na promoção de uma cultura de prevenção e segurança no trabalho.
Inscrição
A participação é gratuita, e para participar é necessário se inscrever pelo Google Forms, mas as vagas são limitadas.
Evento
Data: 02 de abril
Horário: 18h
Local: Rua da Glória, 175 - Centro - Paraná - PR
Realização
Fundacentro
Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná – SindusconPR
Serviço Social do Sindicato da Indústria da construção Civil - SeconciPR
Federação do Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário do Paraná - Fetraconspar
Sindicato dos Trabalhadores da ind. da Construção civil de Curitiba e região metropolitana - Sintracon
Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho no Estado do Paraná - Sintespar
Texto:
Débora Maria Santos