Notícias
OFICINA IDEIA
Ferramentas de análise bibliométrica é tema de nova edição da Oficina IDEIA
Quarta edição da Oficina IDEIA reúne servidores da Fundacentro para falar de bibliometria. O evento, ocorrido na última sexta-feira (14), contou com palestra da pesquisadora visitante do Programa de Bolsas Integração, Desenvolvimento e Inovação em Pesquisa Aplicada da Fundacentro, Ana Carolina Russo.
A análise bibliométrica é uma técnica quantitativa e estatística, que pode ser aplicada em diversas áreas de conhecimento, utilizada para medir índices de produção e disseminação de conhecimento científico.
Durante a oficina, Russo fala sobre as principais ferramentas para a realização de uma bibliometria e esclarece os aspectos teóricos e as maneiras de se realizar esse tipo de estudo.
“Para realizar essa análise, o primeiro passo é selecionar uma base de dados e depois indicar as palavras-chave de busca, identificando os campos onde elas devem ser utilizadas. Em seguida, selecionar todas as informações e salvar o arquivo no estilo sem formatação, para exportá-lo para uma ferramenta de análise bibliométrica”, explica a pesquisadora.
A análise bibliométrica também se processa pela geração de redes de relacionamentos como as de cocitação, as de coocorrência de palavras-chave e as de coautoria de países.
Outro aspecto que Russo aborda é a elaboração dos graus de centralidade e intermediação, utilizados para analisar a estrutura de uma rede, considerando todos os caminhos e conexões diretas de um nó.
Conheça alguns dos principais softwares bibliométricos e de colaboração científica: BibExcel, CiteSpace, InCites, IN-SPIRE, Leydesdorff Software, Network Workbench, Publish or Perish, SCImago, SciVal, Sci2 Tool, Vantage Point, VOS viewer.
Programa de Bolsas IDEIA
Ana Carolina Russo trabalhou no projeto Fatores de Risco Ocupacionais entre Aeronautas Civis e atualmente trabalha nos desdobramentos do projeto para uma nova proposta em 2023.