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Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí

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Publicado em 30/09/2024 14h19 Atualizado em 30/09/2024 14h23

CODEARQ:  

BR PINUPEM 

Nome da Instituição:  

Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí 

Endereço:  

Universidade Federal do Piauí - Fátima 

Cidade:  

Teresina   

Estado:  

PI 

CEP:  

64.049-550 

Seu endereço de e-mail:  

nupem.cchl.ufpi@gmail.com  

Ano de criação:  

2000 

Vinculação administrativa: 

Departamento de História da UFPI/ Programa de pós-graduação em História do Brasil UFPI 

Missão Institucional:  

O Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí – NUPEM visa contribuir para o avanço do conhecimento histórico e para a preservação da memória do Piauí, promovendo a produção e disponibilização de acervos documentais cientificamente relevantes e a integração entre pesquisa, ensino e extensão. 

Caracterização do Acervo:  

Atualmente possui um acervo formado por fontes do Poder Judiciário pertencente às comarcas de Castelo do Piauí, Piracuruca, Campo Maior, Valença e Jerumenha, compostas por inventários, processos criminais, títulos de terras que podemos quantificar em aproximadamente 2.500 documentos manuscritos; outrossim contamos com os documentos da Igreja Católica, composta de livros de batismo, casamento e óbito do século XIX; fontes hemerográficas em formato físico (400 edições de jornais que circularam no Piauí entre 1889 a 1930) e microfilmes (70 rolos com aproximadamente 500 fotogramas em cada rolo, e quatro rolos com documentação manuscrita do Piauí dos séculos XVII e XVIII provenientes de arquivos portugueses); três livros de atas do movimento operário do Piauí nas primeiras décadas do século XX; entrevistas orais e arquivos de vídeos históricos (200 entrevistas dos últimos 20 anos). 

Condições de acesso aos documentos:  

Os documentos referenciados podem ser acessados no próprio núcleo, disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKzgbUAq8Q434jb8JPYazpnm_3Td7OQBovVaUS6g9VO2xJdA/viewform?usp=sharing. A plataforma digital está em fase de desenvolvimento para disponibilizar o acervo já digitalizado e catalogado. 

Dia e horário de atendimento:    

Terças e quintas-feiras, das 14h às 18h e às sextas-feiras, das 9h às 12h. 

Serviços de reprodução: 

O serviço de reprodução de documentos é realizado por um scanner Iriscan Desk 6 Pro, equipamento doado pelo Programa de Pós-graduação em História do Brasil. O material digitalizado é armazenado na nuvem e no computador do Núcleo, garantindo segurança e acessibilidade ao acervo digitalizado. 

Data do Cadastro:  

30/09/2024  

Mapa: 

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