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Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

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Publicado em 02/07/2021 13h33

CODEARQ:

BR SPUNESP

Nome da Instituição:

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Endereço:

Rua Quirino de Andrade, 215 – Centro

Cidade:

São Paulo

Estado:

SP

CEP:

01.049-010

Telefone:

(11) 5627-0233

E-mail:

cada@unesp.br  

URL:

https://www2.unesp.br  

Ano de Criação:

1976

Vinculação Administrativa:

Autarquia estadual.

Missão Institucional:

Exercer sua função social por meio do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, com espírito crítico e livre, orientados por princípios éticos e humanísticos. Promover a formação profissional compromissada com a qualidade de vida, a inovação tecnológica, a sociedade sustentável, a equidade social, os direitos humanos e a participação democrática. Gerar, difundir e fomentar o conhecimento, contribuindo para a superação de desigualdades e para o exercício pleno da cidadania.

Caracterização do acervo:

O arquivo da Universidade caracteriza-se como fundo aberto que reúne documentos produzidos pelas 34 unidades administrativas e universitárias. A Unesp foi criada em 1976 (Lei Estadual Paulista nº 952/1976), como resultado da reunião de institutos isolados de ensino superior criados a partir dos anos de 1950, e, portanto, herdou o arquivo dessas instituições e, por isso, o arquivo da Unesp apresenta documentos produzidos a partir daquela década. Os documentos são produzidos e acumulados pelas áreas responsáveis pelas atividades-meio como Gestão de bens materiais e patrimoniais; Gestão de recursos humanos; Comunicação institucional; Gestão de documentos e informações; Organização administrativa; Gestão orçamentária e financeira; e Gestão de atividades complementares. Destas funções, a gestão de recursos humanos é a que gera e acumula maior quantidade de tipos documentais (31%), seguida pela gestão orçamentária e financeira (19%), gestão de bens materiais e patrimoniais (17%), Gestão de documentos e informações (11%), Organização administrativa (9%), Comunicação institucional (7%) e Gestão de bens materiais e patrimoniais. Entre os documentos, pode-se citar atas de reuniões de órgãos colegiados, gravações das reuniões de órgãos colegiados, processos de adiantamento, processos de contratação de pessoal, processos de aquisição de materiais, processos de atividades acadêmicas, processos de adicional de insalubridade, processos de concursos de docentes (substitutos, bolsistas, emergenciais) e processos de sindicância entre outros. Todos os documentos produzidos constam do Plano de classificação de documentos das atividades-meio. As atividades-fim produzem documentos relacionados ao ensino da graduação, ensino da pós-graduação lato sensu e stricto sensu, extensão universitária, pesquisa e permanência estudantil. Entre os mais frequentes destacam-se prontuários de alunos, processos de registro de diplomas, Folha de frequência e de notas de alunos, processos de revalidação de diploma, processos de criação dos cursos, documentos referentes a programas e processos de reestruturação de cursos entre outros. Os documentos, produzidos pelas áreas administrativas e acadêmicas, após cumprir sua fase corrente, são transferidos aos arquivos das Seções Técnicas de Comunicações, áreas que gerenciam a avaliação dos documentos segundo os instrumentos de gestão e aplicam sua destinação final, eliminação ou guarda permanente. A Portaria Unesp nº328/2017 definiu a guarda permanente aos documentos produzidos e acumulados até 31 de dezembro de 1976 e os documentos datados a partir de 1977 deverão ser submetidos ao que definiu a tabela de temporalidade de documentos da Unesp das atividades-meio e das atividades-fim: Resolução Unesp nº 62/2015 e Resolução Unesp nº 09/2018.

Condições de acesso aos documentos:

Acesso aos arquivos analógicos e digitais conforme definido pela Lei de acesso à informação, Lei nº 12.527/2011, pelo Decreto Estadual nº 58.052/2012 e Portaria Unesp n° 257/2019

Dia e horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Serviços de reprodução:

Há possibilidade de reprodução analógica e digital com taxas conforme normas vigentes.

Data do Cadastro:

02/07/2021

 

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