Arquivo Histórico do Museu da Inconfidência
CODEARQ:
BR MGAHMIN
Nome da Instituição:
Arquivo Histórico do Museu da Inconfidência
Endereço:
Rua do Pilar, nº 76
Cidade:
Ouro Preto
Estado:
MG
CEP:
35.402-036
Telefone:
(61) 3521-4171
Seu endereço de e-mail:
URL:
https://museudainconfidencia.museus.gov.br/arquivo/
Ano de criação:
1949
Vinculação administrativa:
Vinculado ao IBRAM
Missão Institucional:
Promover a preservação do acervo. Gerenciar, recuperar e produzir informações. Realizar atendimentos e visitas técnicas, visando propagar as potencialidades de seus fundos. Além de produzir e colaborar com pesquisas históricas institucionais.
Caracterização do Acervo:
O Arquivo Histórico do Museu da Inconfidência é responsável pela guarda e conservação de um acervo com mais de 40 mil documentos de relevante valor histórico. Entre os destaques estão os registros cartorários, que revelam aspectos sociais e políticos da vida em Vila Rica nos séculos XVIII e XIX. O acervo é composto majoritariamente por inventários, testamentos e documentos jurídicos, tanto cíveis quanto criminais.
A coleção inclui ainda recibos e desenhos arquitetônicos atribuídos a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; a Coleção Inconfidência Mineira, que reúne manuscritos avulsos relacionados a diversos inconfidentes e o sétimo e último volume dos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira; e a documentação musicológica, composta por sete conjuntos relacionados à produção musical na Minas colonial. Destaca-se, nesse conjunto, a Coleção Francisco Curt Lange, reconhecida com o Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco, em 2014. No âmbito da documentação privada, merece destaque o arquivo familiar do primeiro Barão de Camargos e seus descendentes — figura proeminente da política no período Imperial —, cuja documentação abrange do século XVIII ao XX.
Condições de acesso aos documentos:
O Arquivo Histórico do Museu da Inconfidência realiza atendimentos a pesquisadores mediante agendamento prévio, que deve ser feito por e-mail. O acesso a determinados documentos pode estar sujeito a restrições, conforme o estado de conservação dos materiais.
A área conta com um banco de dados online, que permite ao usuário localizar e consultar informações sobre os documentos disponíveis, por meio de filtros de pesquisa. O acesso pode ser feito pelo link: http://sahmi.museus.gov.br/index.xhtml.
Além das consultas, o Arquivo Histórico promove visitas técnicas, ações pedagógicas, culturais e de pesquisa, com o objetivo de ampliar o acesso e a comunicação com a comunidade, contribuindo para a democratização de seu acervo.
Dia e horário de atendimento:
De segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante agendamento prévio.
Serviços de reprodução:
Reprodução micrográfica, digital, transcrição de originais e produção de fac-símile.
Data do Cadastro:
11/04/2025