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Ministério das Relações Exteriores (MRE)

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Publicado em 09/09/2020 14h19

CODEARQ:

BR DFMRE

Nome da Instituição:

Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Endereço:

Palácio Itamaraty, Esplanada dos Ministérios - Bloco H

Cidade:

Brasília

Estado:

DF

CEP:

70.170-900

Telefone:

(61) 2030-6727 / 9045 / 9047.

E-mail:

dca@itamaraty.gov.br

URL:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/

Ano de Criação:

1938

Vinculação Administrativa:

Poder Executivo Federal

Missão Institucional:

A missão dos arquivos do Itamaraty é proteger, preservar e difundir o rico e variado patrimônio documental brasileiro sob sua custodia, de modo a contribuir tanto para a preservação da memória institucional do Ministério das Relações Exteriores quanto do patrimônio histórico e artístico nacionais.

Caracterização do acervo:

Os arquivos do Itamaraty têm em seus acervos documentos que remetem a órgãos que antecederam o Ministério das Relações Exteriores – MRE, quais sejam: a Secretaria dos Negócios Estrangeiros e da Guerra do Reino de Portugal, entre 1736 e 1822, e a Secretaria dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil, entre 1822 e 1889. Com a transferência do MRE para Brasília em 1970, parte das coleções permaneceu no Arquivo Histórico do Escritório de Representação no Rio de Janeiro.

Cumpre salientar que os arquivos do MRE são partes integrantes do considerados Arquivo Federal, de acordo com a lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, o que dispensa o órgão da obrigação de recolher seu acervo ao Arquivo Nacional. Nesse sentido, o MRE busca adequar-se às resoluções propostas pelo Conselho Nacional de Arquivos – Conarq e, consequentemente, avançar na prática de gestão documental, uma vez que o acervo do Itamaraty tem inegável valor histórico e abrange considerável variedade de suportes.

O Arquivo do Itamaraty em Brasília é composto predominantemente por documentos produzidos, recebidos e depositados no MRE a partir de 1959 – a documentação produzida até esse ano encontra-se, de forma geral, no Arquivo Histórico do Itamaraty no Rio de Janeiro. As séries documentais produzidas e tramitadas pelo Itamaraty em Brasília a partir do referido ano estão sob custódia e gestão da Divisão de Comunicações e Arquivo (DCA), e compreendem cerca de 12km lineares de faces documentais. Entre a documentação disponível encontram-se memorandos, ofícios, telegramas, despachos telegráficos, circulares postais, circulares telegráficas, maços temáticos, além de coleções cartográficas, iconográficas e museológicas.

Condições de acesso aos documentos:

Pesquisa gratuita e aberta ao público em geral, mediante agendamento prévio.

Dia e horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira, de 9h às 13h e de 14h às 18h.

Data do Cadastro

04.08.20
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