Igualdade de gênero e permanência de mulheres na pesquisa são temas de painel
Debate apresentou dados sobre alunas e professoras, ressaltando fatores que impactam a continuidade da carreira acadêmica

A participação das mulheres na pós-graduação e os obstáculos encontrados ao longo da carreira científica foram discutidos na terça-feira, 28 de julho, durante a 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Niterói (RJ).
A roda de conversa “Reescrevendo o futuro da ciência: editais de fomento que rompem desigualdades” integrou a programação da SBPC Gênero, Diversidade e Equidade. O encontro foi coordenado por Letícia de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e contou com representantes do Instituto Serrapilheira, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC).
Participação na pós-graduação
Dados apresentados durante a atividade mostram que as mulheres representam cerca de 54% das matrículas na pós-graduação brasileira. Elas também são maioria entre as pessoas tituladas no mestrado desde 1998 e no doutorado desde 2005.
A distribuição muda quando se observa o corpo docente dos programas de pós-graduação. Apesar da presença majoritária entre estudantes e titulados, as mulheres ainda são minoria entre os docentes na maior parte das áreas do conhecimento.
Nas Ciências Exatas e Engenharias, a participação feminina também é menor entre os estudantes. Nas demais áreas, as mulheres são maioria ou correspondem à metade do corpo discente.
Permanência na carreira científica
O debate abordou fatores que podem interferir na continuidade da trajetória profissional das pesquisadoras, como a maternidade, as diferenças de remuneração e o acesso a cargos de gestão e liderança.
As discussões também consideraram as desigualdades étnico-raciais. Os dados apresentados indicam diferenças na escolaridade, na remuneração e nas oportunidades profissionais entre mulheres brancas e negras.
A roda de conversa relacionou a redução dessas desigualdades ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da Agenda 2030, voltado à igualdade de gênero.
A programação completa da 78ª Reunião Anual da SBPC segue até sábado, 1º de agosto, com atividades presenciais e virtuais.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ASCOM/CAPES.
Esta publicação possui caráter estritamente técnico e informativo, em cumprimento às normas de comunicação institucional aplicáveis ao período de defeso eleitoral (de 4 de julho a 25 de outubro de 2026), nos termos da legislação eleitoral brasileira, em especial o art. 73 da Lei nº 9.504/1997. Em observância a essas disposições, seu conteúdo restringe-se à divulgação de informações de natureza técnica e de interesse público, não contendo balanços de gestão, análises de dados e comparações entre governos, ou qualquer elemento de caráter promocional.