EDUCAÇÃO SUPERIOR

Edital prevê novas turmas de mestrado e doutorado em regiões com menor oferta de pós-graduação

Propostas de projetos de cooperação devem ser enviadas pela Plataforma Sucupira entre 14 de setembro e 17 de dezembro

Publicado em 19/08/2026 16:37
Compartilhe:
Edital prevê novas turmas de mestrado e doutorado

Instituições de ensino e pesquisa poderão apresentar propostas para a oferta temporária de cursos de mestrado e doutorado em regiões com menor oferta de pós-graduação stricto sensu e pesquisa. A seleção está prevista no Edital nº 24/2026 e contempla cursos acadêmicos e profissionais.

As propostas devem ser apresentadas na forma de Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI). A submissão será feita pela Plataforma Sucupira , de 14 de setembro até às 18h de 17 de dezembro de 2026.

Podem atuar como instituições promotoras aquelas que possuem programa de pós-graduação stricto sensu que tenha passado por pelo menos uma avaliação e obtido, no mínimo, nota 4 para a oferta de mestrado e nota 5 para a de para doutorado.

As instituições receptoras podem ser públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Elas devem atuar no ensino, na pesquisa ou em atividades relacionadas à área de atuação da instituição promotora, além de garantir a infraestrutura e o apoio administrativo necessários ao desenvolvimento do projeto.

Envio das propostas

Cada projeto deve indicar dois coordenadores: um da instituição promotora, que deverá ser docente permanente, e outro da instituição receptora, que poderá ser docente, pesquisador ou pós-doutor vinculado à instituição. Os coordenadores deverão inserir anualmente na Plataforma Sucupira as informações referentes à turma de mestrado ou doutorado.

A proposta deve conter a identificação das instituições participantes e das coordenações, a descrição e a justificativa do projeto, o Plano Acadêmico, as disciplinas e o quadro docente. Também devem ser apresentadas informações sobre as áreas de concentração, as linhas de pesquisa, a infraestrutura da instituição receptora, o planejamento das atividades, o cronograma e os documentos exigidos pelo edital.

Instituições que ainda não possuem cadastro na Plataforma Sucupira devem solicitá-lo pelo e-mail cadastroies@capes.gov.br, com as informações previstas no edital. Para instituições internacionais, a solicitação deve ser enviada para cadiesestrangerias@capes.gov.br.

A análise está prevista para começar em 11 de janeiro de 2027, e a divulgação dos resultados, a partir de 3 de maio de 2027. Após a publicação do resultado, haverá um prazo de 20 dias para a apresentação de recursos.

Após o resultado final, o programa promotor terá até 24 meses para iniciar as atividades.

Confira o Edital nº 24/2026.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma Fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ASCOM/CAPES.

Esta publicação possui caráter estritamente técnico e informativo, em cumprimento às normas de comunicação institucional aplicáveis ao período de defeso eleitoral (de 4 de julho a 25 de outubro de 2026), nos termos da legislação eleitoral brasileira, em especial o art. 73 da Lei nº 9.504/1997. Em observância a essas disposições, seu conteúdo restringe-se à divulgação de informações de natureza técnica e de interesse público, não contendo balanços de gestão, análises de dados e comparações entre governos, ou qualquer elemento de caráter promocional.

Categorias
Educação e Pesquisa
Compartilhe: