Cidadão (pacientes, familiares)
Os cidadãos (pacientes, familiares, cuidadores, usuários de serviços de saúde) podem relatar incidentes / falhas decorrentes da assistência à saúde em formulário específico no sistema Notivisa. Não é necessário cadastro prévio.
Entende-se por incidente, o evento ou a circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário à saúde e por evento adverso, o incidente que resultou em dano à saúde.
A notificação do cidadão é voluntária e, compartilhando sua experiência, você contribuirá para o desenvolvimento de medidas corretivas que possam evitar que danos aos pacientes em serviços de saúde venham a se repetir, melhorando a qualidade e a segurança do paciente nestes serviços.
Os dados sobre os notificadores são confidenciais, obedecidos os dispositivos legais, e sua guarda é de responsabilidade do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
A identificação do notificador é importante para que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária possa esclarecer dúvidas referentes à notificação realizada, mas não será divulgada para o serviço de saúde.
Sua notificação não será analisada individualmente e não resultará na punição dos envolvidos.
Atenção:
Se desejar fazer uma reclamação / denúncia relacionada aos serviços de saúde, clique aqui
Se desejar esclarecer dúvidas técnicas, entre em contato pelos Canais de Atendimento da Anvisa
