COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Anvisa recebe delegação do Instituto de Salud Pública do Chile para intercâmbio técnico sobre dispositivos médicos

Visita abordou as diferentes etapas do ciclo regulatório de dispositivos médicos no Brasil, desde a autorização de empresas e o registro sanitário até a inspeção e as ações de vigilância pós-mercado

Publicado em 13/07/2026 11:49Modificado em 27/07/2026 14:43
Compartilhe:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, entre 6 e 10 de julho, representantes do Instituto de Salud Pública (ISP) do Chile para uma agenda de intercâmbio técnico voltada ao fortalecimento regulatório na área de dispositivos médicos.

Durante a visita, a delegação chilena conheceu a estrutura e os processos adotados pela Agência ao longo de todo o ciclo de vigilância sanitária desses produtos. A programação incluiu reuniões com diferentes áreas técnicas da Anvisa responsáveis por atividades relacionadas ao registro sanitário, à autorização de funcionamento de empresas, à certificação de boas práticas de fabricação, ao controle de importações, às inspeções sanitárias e às ações de monitoramento e vigilância pós-mercado.

A agenda contou ainda com apresentações sobre os fluxos de trabalho e as competências das áreas envolvidas na regulação e vigilância de dispositivos médicos, permitindo à delegação do ISP conhecer de forma integrada a atuação da Anvisa nesse segmento.

A iniciativa reforça o compromisso da Agência brasileira com a cooperação internacional e o intercâmbio de boas práticas regulatórias, contribuindo para o fortalecimento dos sistemas de vigilância sanitária e para a ampliação da convergência regulatória na América Latina.

Categorias
Saúde e Vigilância Sanitária
Compartilhe: