Anvisa proíbe e determina recolhimento de dispositivos médicos
Medidas incluem suspensão de testes diagnósticos e produtos médicos por irregularidades
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta sexta-feira (23/10), diversos dispositivos médicos irregulares. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Entre os produtos está o Rota-Strip, teste diagnóstico rápido para detecção de antígenos do rotavírus. Inspeção realizada no fabricante Coris Bioconcept por solicitação da empresa Nanosens Ltda. Confirmou a fabricação de produtos em desacordo com as normas vigentes. Com isso, estão suspensas a venda, a importação, a divulgação e o uso dos testes produzidos a partir de 9/2/2026.
Inspeção
Inspeção sanitária realizada, no período de 2/2/2026 a 5/2/2026, na empresa Precision Concepts Costa Rica S.A (Doing Business as Biomerics Alajuela), constatou o descumprimento de norma da Anvisa e da Lei 6.437/1977.
Com isso, foi determinado o recolhimento dos seguintes produtos (lotes produzidos a partir de 5/2/2026):
Estilete de Ablação Endovenosa para Radiofrequência CLOSURERFS Covidien
Cavix Cervical Cage
Kit Cânula CORUS Spinal System-X
Estão suspensas ainda a fabricação, a venda, e distribuição, a divulgação e o uso dos itens.
Laudo
A Agência também determinou o recolhimento e suspendeu a venda, a distribuição e o uso do dispositivo médico BD Angioccath, produzido pela Becton Dickinson Indústrias Cirúrgicas Ltda. (CNPJ: 21.551.379/0001-06). Laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) apresentou resultado insatisfatório no ensaio de verificação de superfície.
Confira a Resolução (RE) 4.151/2026, a RE 4.153/2026, a RE 4.154/2026 e a RE 4.157/2026 no DOU.