COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Anvisa participa do XV Encontro da Rede EAMI

Evento, que reuniu as 22 autoridades sanitárias que integram a rede, marcou os 30 anos do grupo

Publicado em 24/09/2026 11:12Modificado há um mês
Compartilhe:
Eventoe Red Eami

A Agência Nacional de Vigilância Sanitparia (Anvisa) participou, entre os dias 21 e 24 de setembro, do XV Encontro da Rede de Autoridades em Medicamentos da Ibero-América (Red EAMI), realizado na cidade de Lisboa, em Portugal.

A Rede é composta por 22 autoridades sanitárias, majoritariamente latino-americanas, e inclui também os países ibéricos, com a participação das respectivas agências reguladoras: o Infarmed, de Portugal; e a AEMPS, de Espanha.

A Anvisa, representada pelo diretor-adjunto da Presidência, Diogo Penha Soares, e pela representante da Assessoria de Assuntos Internacionais Daniela Amaral, apresentou sua experiência na operacionalização da Declaração do Rio sobre Confiança e Cooperação Regulatória e intermediou os debates sobre a evolução da avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da ferramenta Global Benchmarking Tool (GBT) pelos países da região.

O encontro marca os 30 anos da Rede, criada em 1996, como um foro de cooperação e troca de experiências entre autoridades ibero-americanas, com o objetivo de promover a harmonização e a convergência regulatória para a proteção à saúde e o desenvolvimento de padrões de qualidade, segurança e eficácia de medicamentos.

Honduras assina Adendo à Declaração do Rio durante encontro da Red EAMI

38fa2c73-88d6-4110-b2db-00e2cf3b5523.jpg

Ainda durante o evento realizado em Lisboa, o presidente da Agência de Regulação Sanitária (ARSA) de Honduras, Leonardo Antonio Sánchez Núñez, manifestou interesse em assinar um Adendo à Declaração Rio, unindo-se aos 10 países signatários. A assinatura, realizada em 23 de setembro, fortalece a integração regional na América Latina e consolida os objetivos do acordo, para a aprofundamento da cooperação regulatória internacional.

Categorias
Saúde e Vigilância Sanitária
Compartilhe: