Notícias
INTERNACIONAL
Anvisa fortalece diálogo regulatório com países africanos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) integrou a Missão África 2026, iniciativa organizada pela ApexBrasil e o Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de aprofundar a cooperação econômica, ampliar o comércio bilateral e aproximar empresas brasileiras de mercados estratégicos da África.
O diretor Thiago Campos representou a Anvisa na ação, que esteve em Benim, no Quênia, em Ruanda e na Etiópia, oportunidade estratégica para a Anvisa aprofundar o diálogo regulatório com autoridades sanitárias de países africanos que vêm consolidando seus sistemas de regulação e ampliando sua participação no comércio internacional de produtos sujeitos à vigilância sanitária.
Segundo ele, a Agência brasileira encerra a missão com a convicção de que a cooperação regulatória entre o Brasil e os países africanos entra agora em um novo patamar, especialmente pela possibilidade de fortalecimento dos vínculos com African Medicines Agency, a AMA. “A AMA representa um passo decisivo para ampliar a produção farmacêutica no continente, harmonizar padrões sanitários e facilitar o comércio intrarregional, representando um importante avanço na relação entre os pais”, observa.
A consolidação da AMA cria bases para uma arquitetura regulatória continental que pode transformar o acesso a produtos médicos na África. Thiago destacou que a visita tem um significado especial para a vigilância sanitária brasileira. “Brasil e África compartilham raízes históricas profundas, e essa aproximação regulatória simboliza um novo capítulo dessa relação — baseado em cooperação técnica, fortalecimento institucional e compromisso com a saúde pública.”
Ao lado da ApexBrasil, da Fiocruz, do Instituto Butantan e de outras instituições brasileiras, a Anvisa deixa claro que a experiência acumulada em seus 27 anos permite, hoje, o desenvolvimento produtivo local e a construção de parcerias baseadas em confiança técnica, solidariedade e visão estratégica de futuro. Iniciada em 29 de janeiro, a Missão África 2026 será encerrada neste sábado (7/2).
Veja mais imagens da Missão África 2026
