Notícias
COSMÉTICOS
Anvisa anuncia o 1º Encontro Nacional de Cosmetovigilância para Estudantes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizará, nos dias 10 e 11 de junho, o 1º Encontro Nacional de Cosmetovigilância para Estudantes de Ciências da Saúde e Ciências Afins, iniciativa inédita voltada à formação de futuros profissionais que atuarão na segurança de produtos cosméticos no Brasil.
O evento será virtual, gratuito e de abrangência nacional, destinado a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de saúde, química, engenharia, biologia, ciência de dados, estética, direito e campos correlatos. A proposta busca aproximar a Anvisa do ambiente acadêmico e estimular, desde a formação inicial, a cultura de identificação e notificação de eventos adversos relacionados a esses produtos. Em breve, serão divulgadas informações a respeito das inscrições.
A cosmetovigilância ganhou novo protagonismo no país após a publicação da RDC 894/2024, que entrou em vigor em agosto do ano passado e redefiniu responsabilidades e fortaleceu a vigilância pós-mercado de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
Saiba mais: Perguntas e Respostas sobre a RDC 894/2024
O tema ainda é pouco abordado nos currículos universitários. O encontro pretende preencher essa lacuna formativa a partir da capacitação de estudantes para que eles possam reconhecer riscos, compreender o papel da cosmetovigilância e utilizar os canais oficiais de notificação da Anvisa.
A programação, distribuída em duas manhãs (8 horas no total), incluirá:
-
Fundamentos e marco regulatório da cosmetovigilância;
-
Casos reais de eventos adversos a produtos cosméticos;
-
Demonstração prática de como notificar eventos adversos;
-
Aplicações de ciência de dados e inteligência artificial na área;
-
Caminhos profissionais e perspectivas futuras;
-
Orientações para criação de Ligas Estudantis de Cosmetovigilância.
"Investir na formação precoce de estudantes tem impacto regulatório direto: amplia o número de notificações qualificadas, melhora a detecção de sinais de risco e fortalece ações de monitoramento em tempo oportuno", explica o diretor Thiago Campos.
Além da capacitação, o evento pretende estimular o protagonismo dos estudantes na formação de ligas estudantis de cosmetovigilância, com o fortalecimento da cultura da segurança dos consumidores de produtos cosméticos no país.
As inscrições serão gratuitas e haverá emissão de certificado para os participantes.
A Anvisa convida universidades e outras instituições de ensino, como coordenações de curso e docentes interessados a apoiarem a Agência pela divulgação da iniciativa em suas instituições.
Com o encontro, a Anvisa reforça seu compromisso com a educação em vigilância sanitária, a democratização do conhecimento e a formação de profissionais mais preparados para atuar na proteção da saúde da população brasileira.