Notícias
Produtos biológicos
Vacina da dengue: Anvisa atualiza andamento da análise
A Anvisa recebeu, no dia 6 de fevereiro deste ano, o pedido de registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A partir desse pedido, a avaliação teve início, sendo que, em 14 de fevereiro, a Agência enviou à equipe do laboratório uma exigência técnica, solicitando informações e dados complementares necessários para o prosseguimento da análise.
No dia 7 de março, o laboratório apresentou resposta ao primeiro pedido de exigência. Após a análise dos dados enviados feita pelos técnicos da Anvisa, a Agência apresentou uma nova exigência técnica, em 22 de maio. O prazo para o atendimento da exigência é de 120 dias.
Esse tipo de solicitação ocorre quando a Anvisa identifica alguma lacuna de informação nos dados e estudos apresentados, exigindo explicações ou dados complementares. Trata-se de uma dinâmica comum na análise de vacinas e medicamentos, e as equipes da Agência e do Butantan mantêm um canal constante de comunicação.
A Anvisa está comprometida com a avaliação da eficácia e da segurança da vacina, de forma que sua análise ocorra no menor tempo possível.
Além de analisar e registrar as vacinas contra a dengue, a Agência também é responsável pela regulamentação e pelo monitoramento da segurança e da qualidade de produtos como repelentes e testes para detectar a doença. Acesse mais informações neste link.