PROTEÇÃO

Anvisa define composição das vacinas contra a gripe para 2026

Cepas que devem compor as vacinas da gripe são atualizadas anualmente, conforme recomendações da OMS.

Publicado em 27/11/2025 16:07Modificado há 9 meses
Compartilhe:

A Anvisa alerta que a recomendação da OMS também prevê a descontinuação do uso das versões tetravalentes da vacina influenza sazonal a partir de 2027. A decisão está relacionada à ausência de registros confirmados da circulação natural da cepa B/Yamagata — exclusiva dos imunizantes quadrivalentes — desde 2020.

A Organização, contudo, ressalta que poderá ser necessário um período de transição até a retirada definitiva desses imunizantes, conforme avaliação regulatória e capacidade operacional de cada país.

No caso do Brasil, após analisar a disponibilidade atual de vacinas influenza sazonais trivalentes e tetravalentes registradas no mercado, a Anvisa considerou necessário manter a oferta das versões tetravalentes ao longo de 2026. A retirada imediata poderia comprometer a cobertura vacinal em âmbito nacional, tanto na rede pública quanto na privada, já que os mercados não estão igualmente abastecidos das duas versões.

Para mais informações, consulte a Nota Técnica nº 210/2025.

Categorias
Saúde e Vigilância Sanitária
Compartilhe: