Suplemento alimentar: o que você precisa saber para usar com segurança
O que é um suplemento alimentar?
Suplementos alimentares são produtos para consumo via oral (em formas como comprimido, cápsula, pastilha, pó, barra), destinados a suplementar a alimentação de pessoas saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos.
Os suplementos alimentares devem ser feitos com ingredientes autorizados pela Anvisa. Eles também podem conter aditivos e ingredientes de uso tradicional em alimentos, adicionados ao produto para dar sabor, cor ou aroma, entre outras funções
Para que serve um suplemento alimentar?
Os suplementos alimentares servem como uma alternativa para complementar a alimentação. Por exemplo, esses produtos podem ser úteis para pessoas que precisam melhorar o consumo de algum nutriente ou para quem pratica atividades físicas intensas.
Como identificar um suplemento?
Todos os suplementos alimentares devem ter no rótulo a identificação “SUPLEMENTO ALIMENTAR”, próximo à marca do produto.
Eu preciso de um suplemento alimentar?
Essa é uma situação que você deve avaliar com a ajuda de um profissional de saúde qualificado. A resposta depende de diversos fatores, como: sua condição atual de saúde, qualidade da alimentação e prática de atividade física. Se necessário suplementar, cabe ao profissional orientar sobre o tipo de suplemento, quantidade, quando e como tomar.
Uma coisa é certa: nenhum suplemento substitui uma dieta saudável, equilibrada e variada. Se você procura informações confiáveis para se alimentar melhor, consulte o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Suplementos podem fazer mal à saúde?
A maior parte dos riscos associados ao uso de suplementos alimentares está relacionada a produtos com irregularidades, como a presença de substâncias que não foram avaliadas ou fabricação em condições inadequadas. Mas produtos que seguem as regras também podem colocar a saúde em risco quando usados de modo diferente do que consta no rótulo. Portanto, fique atento às indicações do fabricante e às advertências ou restrições presentes na embalagem de cada produto.
Lembre-se: o ideal é procurar a orientação de um profissional de saúde antes de começar a usar suplementos.
Saiba mais!
Leia outras perguntas e respostas sobre suplementos alimentares no portal da Anvisa.