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Simulador de Manobras de Navios reforça segurança e eficiência nos portos brasileiros

Utilização do equipamento faz parte do protocolo de intenções assinado com o Instituto Praticagem do Brasil
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Publicado em 29/08/2025 15h10
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Brasília, 29/08/2025 - Buscando aprimorar os estudos de licitação nos portos e diminuir os custos e impactos nas instalações portuárias brasileiras, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) iniciará o uso do Centro de Simulação de Manobras de Navios do Instituto Praticagem do Brasil.

No centro estão disponíveis dois simuladores, que têm padrão de segurança e tecnologia mundial. O equipamento facilita avaliações de projetos aquaviários e portuários, subsidiam a tomada de decisões dos formuladores de políticas públicas e auxiliam o treinamento dos práticos.

Para a Agência os benefícios também estão ligados à expansão dos arrendamentos nos portos públicos, à redução de custos, ao aprimoramento dos estudos e da viabilidade locacional para os TUPs, e à construção de dados para o setor.

Ao apresentar o simulador, o diretor da Praticagem do Brasil e conselheiro de administração do Instituto Praticagem do Brasil, Ricardo Falcão, explicou que “quem mora no entorno do porto não quer saber de acidente. O morador quer um porto 100% seguro, porque as fábricas - e consequentes empregos - dependem daquela instalação, seja para receber insumo ou para exportar alguma coisa”.

O uso do centro de simulação por parte da ANTAQ acontece no âmbito do protocolo de intenções, assinado em julho, entre a Agência e o instituto.

Como funciona

O centro é capaz de simular, com altíssima precisão, manobras de navios em diferentes condições ambientais, contribuindo para decisões mais seguras e eficientes. Além disso, é um dos equipamentos mais avançados do mundo nessa categoria. 

Com quase 360 graus de cobertura visual, o simulador replica fielmente a resposta hidrodinâmica das embarcações e oferece todas as funcionalidades presentes nos navios reais. O ambiente controlado simula, inclusive, a colisão de embarcações e, quando isso acontece, o sistema para e reinicia. 

A tecnologia permite ainda testar a viabilidade de operações portuárias em cenários extremos – como ventos fortes, correntes intensas e chuvas – com o objetivo de evitar encalhamentos, minimizar riscos operacionais e reduzir custos logísticos.

Com o avanço das manobras nos portos brasileiros e as inovações constantes, o centro de simulação reduz erros nas operações reais e melhora significativamente o preparo das equipes.

Além disso, garante mais segurança às operações e aproxima decisores públicos e privados da realidade marítima. Quando se projeta um novo terminal de uso privado, uma ampliação da poligonal de portos existentes, ou se identifica a necessidade de dragagem nos canais de acesso, a Marinha do Brasil, autoridades portuárias e práticos são convidados a participar das simulações para entender a nova realidade. Essa integração acelera a formulação de políticas públicas e aprimora a regulação do setor.

Com essa tecnologia, novas infraestruturas portuárias conseguem operar com mais eficiência desde o primeiro dia, atendendo aos mais elevados padrões de segurança, ambientais e comerciais. 

Referência mundial

No centro de simulação existem dois equipamentos. O primeiro foi desenvolvido em parceria com o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), referência internacional em simulações; e o segundo, com a Technomar Engenharia.

Espalhado pelo Brasil, existem ainda simuladores simplificados que são utilizados para o treinamento de novos práticos no país, eliminando a necessidade de formação no exterior. Países como a Noruega, referência mundial na área, já buscam o Brasil como destino para simulações avançadas.

A iniciativa reforça o compromisso da ANTAQ com a segurança da navegação, a eficiência logística e a sustentabilidade ambiental no setor aquaviário nacional.

Assessoria de Comunicação e Cerimonial

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Transporte Aquaviário
Tags: InfraestruturaTransportesProtocolo de intençõesPraticagemDados
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