Notícias
ECOTURISMO
Unidades de conservação registram 8,4 milhões de visitantes em 2020
Parque Nacional do Iguaçu (PR) foi uma das unidades de conservação que mais recebeu visitantes em 2020. Crédito: Zig Koch/MTur
As unidades de conservação do Brasil estiveram fechadas em grande parte do ano de 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19. Apesar disso, foram registradas 8,4 milhões de visitas durante o período de cerca de seis meses em que as atividades desses locais foram gradualmente restabelecidas.
O levantamento, apresentado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mostra um crescimento contínuo de visitação até dezembro, o que não ocorria mesmo antes da pandemia, quando normalmente havia oscilações em alguns meses do ano.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os dados revelam a tendência de aumento da procura por destinos de natureza, demonstrando a importância dos parques no cenário pós-pandemia. “Os nossos destinos naturais já eram um diferencial para o turismo antes da pandemia. Agora, eles são ainda mais essenciais para possibilitar a retomada do setor, com ambientes ao ar livre e com distanciamento. Precisamos prepará-los para receber cada vez mais visitantes, que estão ávidos por viajar e, principalmente, por se reconectar com a natureza", ressaltou o ministro.
Em seu primeiro ano de monitoramento, a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, lidera o ranking das unidades de conservação mais visitadas, com 3,3 milhões de registros. Em segundo lugar está o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 1,2 milhão, e na terceira posição, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, com mais de 658 mil visitas.
Confira a lista das 10 unidades de conservação mais visitadas do Brasil:
1 - Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca (SC): 3.337.560
2 - Parque Nacional da Tijuca (RJ): 1.233.101
3 – Parque Nacional do Iguaçu: 658.268
4 - Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo: 616.812
5 – Parque Nacional da Serra da Bocaina: 533.030
6 – Parque Nacional de Jericoacoara: 297.096
7 – Monumento Natural do Rio São Francisco 291.094
8 - Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais – 178.053
9 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – 120.592
10 – Reserva Extrativista Marinha de Soure – 119.933
CAMPANHA “TURISMO EM NATUREZA” - O Ministério do Turismo lançou, nesta quarta-feira (14.07), a campanha promocional “Turismo em Natureza”, que busca reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias têm como foco a experiência do viajante e retratam a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada. Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, poderá ser conferido em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta.
UM DIA NO PARQUE - No dia 18 de julho, acontece o evento “Um dia No Parque”, realizada pela Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza) a fim de promover e valorizar as unidades de conservação brasileiras. A edição de 2021 será online e inclui sessões de bate-papo e atrações musicais. Inclui ainda histórias de vínculo com as unidades, incentivando o compartilhamento de depoimentos em vídeos, textos ou áudios que contem experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou uma história marcante que vivenciaram no parque. A programação está disponível nas redes sociais do evento Instagram @umdianoparqueoficial e Facebook @unidoscuidamos.
Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo