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Notícias

ENTREVISTA

Salão do Turismo: Conheças as novidades que estarão presentes no evento deste ano

Segunda parte da entrevista com o secretário do MTur, Milton Zuanazzi, revela detalhes: como os principais temas que serão discutidos na reunião do CNT e as tendências apresentadas pelos estados
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Publicado em 25/07/2024 13h40 Atualizado em 17/09/2025 07h13

Crédito: Jéssica Castro

Com a proximidade da 8ª edição do “Salão do Turismo”, a Agência de Notícias do Turismo vem trazer em primeira mão mais novidades sobre tudo que vai rolar no evento. Serão quatro dias de atividades intensas, entre 8 e 11 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).

Dividido por regiões, o Salão vai apresentar as principais tendências de Norte a Sul do país. Estarão, ainda, os principais representantes do trade e parceiros importantes do MTur que ajudam a construir o turismo nacional, como Sebrae, Sesc e Senac.

Confira agora a segunda parte da entrevista com o secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, e saiba um pouco mais sobre o que vai rolar no Salão.

O Salão é essa vitrine para o turismo nacional. Como você avalia que ele ajuda o setor para impulsionar o turismo nacional?

O trade precisa de produtos turísticos. Sem produto ele não tem o que vender. Então, é muito importante que você tenha no país um esforço de formatação, de desenvolvimento, de qualificação de novos produtos para o futuro do próprio trade. Porque, se não o trade vai ficar vendendo a mesma coisa o tempo todo. Então, o Salão é uma espécie de supermercado turístico. Você não pode ir a um supermercado a vida inteira, na mesma gôndola, vender as mesmas coisas. Se você não tiver essa reposição, essa renovação, essa troca, você perde o vigor. O público está atrás de novidades, por isso, ele é algo tão importante para apresentar todas essas novidades e atrair as pessoas para consumirem esses destinos e esses produtos turísticos, e o Salão, ele aproxima esse ambiente comercial e faz com que as pessoas de todos os lugares se reúnam com aqueles que vendem o Brasil, inclusive, no exterior.

Quais temas serão prioritários nas discussões deste ano no Salão?

A gente sempre deixa as temáticas para os estados e para as instâncias de governança definirem. O Salão é um movimento onde as 323 instâncias de governança regional espalhadas pelo Brasil decidem o que querem discutir. Isso é uma política pública de uma grandeza imensa. Eu te diria que eles, a maioria dos estados e dessas regiões turísticas, escolheram essas novas tendências que a gente está sentindo no século XXI. Uma tendência outdoor, uma tendência de coisas na rua, externas. Pode ser no campo, pode ser nas serras, pode ser nas praias, pode ser nas trilhas de longo curso, no ecoturismo, no turismo de aventura, no turismo de base comunitária. Então, é uma escolha vinda do setor.

No ano passado, o Salão focou muito nas tendências: sol e praia, ecoturismo, enfim, ele foi direcionado nessas linhas. Esse ano vai ter alguma segmentação que mapeará todo o Salão?

Exato, no ano passado a gente fez um Salão segmentado. Agora, esse ano, nós vamos fazer por região. As cinco regiões brasileiras vão estar, e elas é que segmentarão. Então, vai ter segmentos, sol e praia, ecoturismo, rural, porém dentro das cinco regiões. Mas também teremos uma área de tendências, que lá sim, trabalharemos por áreas temáticas, parques temáticos, designer e turismo, vamos ter também um trabalho forte com pesca esportiva. Vai ter toda uma área de produção associada bem melhor que ano passado, com café, chocolate, vinhos, cachaças, queijos, tudo que a agroindústria familiar brasileira produz. Além disso, a gastronomia típica dos estados e o artesanato local estarão presentes.

Secretário, o Salão reúne os principais nomes do trade. Quem a gente pode citar que vai estar presente esse ano?

A gente espera que todo mundo. Primeiro, porque o próprio Conselho Nacional do Turismo tem a representação completa do trade brasileiro, então, com certeza, comparecerão. Então, com certeza, as nossas principais entidades, ABIH, ABAV, Braztoa e tantas outras entidades que nós temos, como parceiros importantes como o Senac, Sebrae, Senac, o Governo do Estado, enfim, estarão lá as aéreas, as transportadoras, as operadoras, as agências, os hotéis, as pousadas, enfim, todos aqueles que compõem o trade turístico brasileiro.

Este ano, o Salão vai trazer novamente a reunião do Conselho Nacional do Turismo. Quais pautas vão ser prioritárias nas discussões dessa reunião?

O Conselho Nacional do Turismo vai trazer algumas pautas muito importantes para essa reunião durante o Salão. Uma delas é sobre toda a institucionalização do Conselho, as suas câmaras temáticas, as suas subcâmaras, algumas inclusive já com resultados que provavelmente serão entregues nessa reunião para aprovação. Então, será discutido o ambiente institucional do próprio CNT, da sua funcionalidade futura e de como ele vai ser daqui para frente e quais são os compromissos firmados nele. Além disso, temos a aprovação de algumas demandas já estabelecidas, entre elas, a nova regionalização, que nós estamos chamando de ecossistema de regionalização brasileira. Então, essas são algumas das pautas do Conselho, extremamente significativas, que a gente quer aprovar lá na reunião do sábado.

Como vai ser o acesso ao Salão? Vai ter que pagar? É gratuito? Vai ter que tirar ingresso? Explica para a gente como vai ser?

O Salão do Turismo será totalmente gratuito. É uma inscrição no site que nós vamos liberar em breve. Aí, a pessoa se inscreve e terá acesso a toda a programação do evento.


Comfira AQUI a primeira parte da entrevista.

por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
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