Notícias
DE OLHO NO PRAZO
Participe! Consulta pública do Plano Setorial de Adaptação Climática do Turismo segue até esta sexta-feira (13/09)
MTur
Termina nesta sexta-feira (13.09) a consulta pública sobre o Plano Setorial de Adaptação Climática do Turismo, que vai propor soluções de médio e longo prazo para adaptação do turismo aos efeitos das mudanças climáticas. O texto, que está na sua fase de elaboração colaborativa, integra a estratégia nacional do governo federal voltada à adaptação climática em diversas atividades produtivas de todo o país.
Qualquer cidadão pode participar da consulta, especialmente os envolvidos com o ramo turístico, além de órgãos públicos e governanças em nível municipal, regional e nacional; empresas; associações; federações; agências de promoção turística; entidades acadêmicas; povos indígenas e comunidades tradicionais. O texto se baseará na promoção do turismo sustentável e responsável, impulsionando a atuação do setor pelo desenvolvimento sustentável. (Registre AQUI sua sugestão)
A coordenadora de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, Carolina Fávero, incentiva a apresentação de propostas. “Essa escuta ativa busca proporcionar que os diferentes atores do turismo exponham suas demandas nesse processo de adaptação, que é essencial ao futuro do setor. Vamos impulsionar uma agenda positiva ao meio ambiente, às pessoas e à economia, com a participação direta do trade turístico nas ações de adequação”, argumenta.
A elaboração do plano ocorre em parceria junto ao Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), vinculado ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A iniciativa faz parte da construção do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, retomada no final de 2023 - também com participação social - e que está a cargo do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, composto por 22 pastas, bem como com a Rede Clima e o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima.
PNT - O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, lançado em agosto pelo MTur, contempla a pauta do aquecimento global. Um dos 20 programas e planos instituídos no sentido de alcançar seus objetivos é o de Adaptação Climática para o Turismo. As ações do PNT vão ser organizadas a partir de contribuições das Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT), que reúne gestores públicos, privados, representantes da sociedade civil e acadêmicos.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo