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Operadores de turismo faturaram R$ 11,55 bi com viagens realizadas dentro do Brasil em 2023

O valor representa um crescimento de 122% em comparação com os números de 2022. Os dados são do Anuário Braztoa 2024, entidade que reúne e representa as principais empresas de lazer do Brasil
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Publicado em 20/05/2024 16h23 Atualizado em 17/09/2025 07h13

Crédito: Braztoa

Marcado pelo crescimento contínuo do turismo, o ano de 2023 contabilizou avanços significativos nas viagens realizadas dentro do Brasil. O faturamento dos embarques nacionais atingiu R$ 11,55 bilhões, um crescimento de 122% em comparação com os números de 2022. O valor é o maior já registrado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), entidade que reúne e representa as principais operadoras de lazer do Brasil.

Os números estão registrados no Anuário Braztoa 2024, divulgado nesta segunda-feira (20/05). A pesquisa, realizada em parceria com a SPRINT Dados, traz um registro e análise completa do ano com informações que traçam o contexto econômico nacional e internacional do segmento de turismo de lazer e do comportamento de compra de viagens.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o resultado positivo do setor no ano passado também continua a ser registrado nesse ano. “A economia do Brasil está crescendo e isso incentiva os turistas a viajarem mais para conhecer nossas belezas naturais, rica gastronomia e tudo que os nossos destinos têm a oferecer”, destacou.

O volume de embarques segue a tendência de crescimento observada no faturamento, contabilizando 11,80 milhões de passageiros, 22,7% a mais que no ano anterior. Destes, 74% foram para destinos nacionais, o que significou uma movimentação econômica de R$ 8,71 milhões dentro do país. Os números totais de embarques para destinos brasileiros superaram os dados históricos registrados desde 2010, representando 60% do faturamento.

“Esses dados revelam que as viagens de lazer comercializadas pelas associadas Braztoa estão em expansão e mostram que as operadoras continuam cumprindo sua missão de conectar os viajantes às experiências únicas e autênticas em todo o mundo, revelando novas possibilidades, criando novos desejos”, pontuou Maria Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

PERFIL - No Brasil, a região Nordeste segue sendo a que mais recebe viajantes. No pódio de cidades brasileiras, São Paulo aparece em primeiro, seguida por Maceió e Porto Seguro empatadas na segunda colocação, e Porto de Galinhas e Recife dividindo o terceiro lugar. Entre as atrações nacionais mais vendidas estão: Parque Beto Carrero World (SC), Beach Park (CE) e Cataratas do Iguaçu (PR).

Os roteiros de média duração (5 a 9 dias) foram os mais escolhidos para embarques dentro do país. Já no que se refere ao tipo de produto, as experiências completas, que envolvem a parte terrestre e aérea, representaram 28,44% e seguem sendo o produto mais vendido pelas operadoras seguida pela venda de somente hospedagem, responsável por 24,03%, pacote terrestre completo (hospedagem, traslados, passeios, etc) com, 17,22%, e cruzeiros, com 13,78%.

Com relação a pagamento, a principal forma de comercialização foi por meio de Cartão de crédito - à vista ou parcelado (65,51%), seguida por Transferência Bancária/Pix (18,46%) e por Boleto Bancário (8,31%). Quanto ao prazo de pagamento, 49% das vendas foram entre 5x e 10x, seguida por vendas à vista (29%), depois vendas em até 4x (14%) e, por fim, vendas acima de 11x, correspondem a 8%. As operadoras seguem oferecendo flexibilidade e facilidades aos clientes, tornando as viagens mais acessíveis e adequadas às diferentes necessidades financeiras dos viajantes e, com isso, deixando os sonhos e planos de viagens mais próximos e reais.

A versão completa em PDF do Anuário Braztoa 2024 e o Anuário Inteligente Braztoa, com dados de todas as edições, estão disponíveis no site www.braztoa.com.br, acessível pelo chatbot “Dora”.

A BRAZTOA - A Associação reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais e é uma entidade de vanguarda e sem fins lucrativos que promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
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