Notícias
NORTE
MTur inicia qualificação em turismo e hospitalidade em municípios roraimenses
Qualificação é voltada a gestores públicos, privados e de organizações sociais da rota turística “Boa Vista e Monte Roraima – Caminhos de Chico Mendes”, Crédito: Ederson Brito/MTUR
O Ministério do Turismo promoveu, na última segunda-feira (31.05), a aula inaugural do curso gratuito e online “Trilhas para a hospitalidade: criando roteiros para o bem receber”. A iniciativa é voltada para gestores públicos, privados e de organizações sociais que atuam na rota turística “Boa Vista e Monte Roraima – Caminhos de Chico Mendes”, que contempla dois municípios do estado de Roraima: A capital Boa Vista e Pacaraima.
O objetivo da qualificação, que deve durar 26 dias, é aprimorar competências de cerca de 60 profissionais e gestores de turismo da região, ao disponibilizar conteúdos relacionados à educação para o turismo e suas interfaces, hospitalidade e elaboração de roteiros.
A realização do curso e seleção dos alunos contou com o apoio do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET-UnB), do Departamento Estadual de Turismo de Roraima (DETUR-RR), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima (Sebrae-RR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RR).
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que a oferta de cursos de capacitação gratuitas reforça o compromisso do Ministério do Turismo e do governo federal em promover a contínua capacitação do setor e, ao mesmo tempo, experiências melhores aos turistas. “O nosso objetivo é desenvolver habilidades, a partir de uma pesquisa que precede as qualificações e identifica a demanda de cada região. Então, esse formato permite direcionarmos as qualificações para que, de fato, sejam diferenciais na atuação dos profissionais e gestores, impactando também na melhor oferta de serviços turísticos à população”, avalia.
No cenário pós-pandemia, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, pontua que a qualificação é, sem dúvidas, essencial para a retomada das atividades turísticas. “Quem está na ponta e faz o turismo acontecer precisa estar preparado e bem qualificado para receber com segurança os nossos turistas”, destaca.
QUALIFICAÇÕES - Ao todo, desde o ano passado, o Ministério do Turismo já promoveu 23 capacitações em rotas turísticas estratégicas do país no âmbito do programa Qualifica + Turismo. Até o final do ano, a expectativa é encerrar outros 7 cursos. Para identificar as demandas de capacitação em cada destino turístico, o Ministério do Turismo firmou um acordo de cooperação, ainda no ano passado, com a Universidade de Brasília. A ideia é identificar as principais necessidades de qualificação de cada rota turística estratégica do país e, desta forma, direcionar as capacitações para trabalhadores e gestores do setor.
As qualificações são realizadas pelo Ministério do Turismo, sob a coordenação da UnB, e contam com a participação da Rede Nacional de Pesquisadores e da Rede de Instituições de Ensino locais. Com este formato, a previsão é realizar, até o final do ano, 30 capacitações nas rotas turísticas que integram o programa Investe Turismo.
O programa Investe Turismo busca acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade de rotas estratégicas brasileiras por meio de uma série de ações, entre elas a capacitação, desenvolvidas em parceria com o Sebrae e a Embratur.
Por Amanda Costa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo