Notícias

FÓRUM MOB-TUR

MTur e Abear iniciam oficinas de trabalho para identificar oportunidades de atuação conjunta

Encontro faz parte da agenda de trabalho de monitoramento do Fórum MOB-Tur e visa articular soluções para os gargalos do setor aéreo
Publicado em 23/02/2021 19h19 Atualizado em 23/02/2021 19h29

MTur e Abear se reúnem em primeira oficina de trabalho dentro do Fórum MOB-Tur. Crédito: ASCOM/MTur

Dando continuidade à agenda de trabalho de 2021 do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo (MOB-Tur), membros da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) se reuniram na última segunda-feira (22.02) a fim de articular soluções para os gargalos do setor aéreo e para a melhoria do ambiente de negócios, visando o fortalecimento do turismo nacional. 

Durante o encontro, realizado virtualmente, foram apresentadas as ações elaboradas pelo MTur e pela ABEAR até o momento para minimizar ou até mesmo reverter os efeitos negativos da pandemia de coronavírus no turismo e no setor aéreo. Também foram discutidas as perspectivas para o biênio 2021-2022 e as oportunidades de atuação conjunta entre os órgãos.

O diretor do Departamento de Ordenamento, Parcerias e Concessões, Eduardo Nóbrega, destacou que o Fórum trata de temas relacionados a todos os modais de transporte e que o modal aéreo é essencial para o desenvolvimento do turismo.

“A aviação é fundamental para desenvolver ao máximo o potencial da atividade turística. Por isso, é importante acompanhar a evolução do mercado, ouvir as demandas do setor, identificar os gargalos existentes para, então, propormos melhorias", defendeu Nóbrega.

A assessora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro, apresentou a agenda prioritária da Associação e frisou que a troca de informações é muito importante para superar os desafios do setor. “Este Fórum é fundamental porque abre espaço para o diálogo e a troca de ideias e de informações, tornando possível a construção de soluções conjuntas e convergentes com as políticas que estão sendo desenvolvidas pelo MTur", avaliou.

Os resultados das oficinas de trabalho serão apresentados no âmbito do Fórum MOB-Tur e poderão servir de base para o desenvolvimento de ações do governo para apoiar a retomada das atividades de turismo em todo o país.

MOB-Tur - Instituído pelo Ministério do Turismo em setembro de 2020, o Fórum MOB-Tur tem a função de discutir e propor políticas e estratégias para aperfeiçoar a mobilidade e a conectividade turística no Brasil, consultar autoridades e técnicos ligados à mobilidade e à conectividade turística e promover a coesão das ações e programas.

O Fórum realiza um diagnóstico das infraestruturas de transportes, tendo início com as seguintes rotas turísticas estratégicas: Serra-Mar Catarinense (SC); Serra Gaúcha (RS); Costa do Sol (RJ); Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas (MG); Salvador e Morro de São Paulo (BA) e Rota das Emoções (CE, PI e MA). O objetivo é verificar as condições e oportunidades de desenvolvimento do transporte turístico de passageiros no Brasil, inclusive com potencial de exploração pelo setor privado.

 

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Viagens e Turismo