Notícias
AGENDA
Ministro Celso Sabino participa da abertura da FITA e dá a largada para o Feirão do Turismo
Ministro Celso Sabino participa da abertura da FITA e dá a largada para o Feirão do Turismo. Foto: Roberto Castro/MTur
Na abertura da 12ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que aconteceu nesta sexta-feira (23.08), em Santarém, oeste do Pará, o ministro do Turismo, Celso Sabino, deu a largada para o Feirão do Turismo, que ocorre de 24 a 26 de agosto. A ação inédita, organizada pelo MTur, oferece vantagens especiais para a compra de passagens aéreas, pacotes de viagem e passeios turísticos pelo país, com descontos de até 45%.
O objetivo é movimentar o setor na baixa temporada, garantindo a estabilidade dos serviços turísticos durante todo o ano, como explicou o ministro Celso Sabino.
“O Feirão do Turismo é uma ação para fortalecer nosso setor, que gera emprego, renda, dignidade e oportunidades para muitos brasileiros. É uma estratégia alinhada ao Plano Nacional do Turismo, que tem entre suas metas chegar a 2027 com o recorde de 150 milhões de pessoas viajando pelo pais. Vamos alcançar esse número e, o melhor, estimular que todos conheçam as belezas brasileiras”, afirmou o ministro.
Considerada a maior feira de turismo do Norte do Brasil, a FITA acontecerá até 25 de agosto no Centro de Convenções Sebastião Tapajós. O evento, que ocorre pela primeira vez fora de Belém (PA), tem o tema “Amazônia Viva: Encontros Mágicos nos Rios Tapajós e Amazonas” (em alusão à COP 30, que será realizada em 2025, na capital paraense). O objetivo é apresentar produtos para impulsionar a comercialização do Pará como destino turístico. O MTur apoia a feira com a realização de atrações locais e regionais, além de um Cozinha Show. O ministro Celso Sabino ressaltou a importância do encontro para a região.
“Nós estamos muito empenhados em fazer com que o turismo seja a locomotiva que vai puxar o Brasil, especialmente a nossa região, e esse evento mostra que temos esse potencial. Temos capacidade de ser um polo atrativo, com muitas riquezas naturais, com a Floresta Amazônica, os rios, a culinária, a alegria e hospitalidade do povo nortista”, destacou.
Neste ano, a FITA exibe um conceito mais dinâmico e estratégico para expor novos produtos e fortalecer os já existentes, evidenciando o potencial econômico do turismo no estado. Haverá estandes de exposição de artesanato e chocolates produzidos no Pará, entre outros.
Outra novidade é que o último dia de evento será destinado a vivências em Santarém e no seu entorno aos participantes da feira, que farão uma imersão na cultura e na gastronomia santarena, com jantares e bebidas amazônicas. Ainda haverá cicloturismo, passeio de barco, encontro com comunidade indígena e apresentação de carimbó.
O ministro Celso Sabino também assinou o Plano de Trabalho da destinação de mais de R$ 3 milhões do MTur a um dos festivais mais tradicionais do Brasil: o Çairé, que pela primeira vez recebe incentivo federal. A festividade, que acontece há mais de 300 anos, será promovida de 19 a 23 de setembro em Alter do Chão (PA), distrito de Santarém. O evento conta, ainda, com apoio do Sistema Fecomércio do Pará.
FITA - Além do incentivo institucional, o MTur está levando para Santarém ações e programas que incentivam o desenvolvimento da região amazônica. Na programação, a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do órgão, Ana Carla Moura, promoverá o II Encontro de Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo no Pará, que inclui palestras voltadas aos desafios e às oportunidades do turismo regional.
“Teremos a participação valiosa de gestores públicos e da iniciativa privada que estão à frente das instâncias regionais, para fortalecer e apresentar novos projetos pensando no turismo regional, na troca de experiências e no aprimoramento dessas governanças que atuam para as regiões turísticas do estado do Pará”, explicou Ana Carla Moura.
Também serão apresentados o Mapa do Turismo Brasileiro, que norteia ações do MTur no país; o registro de prestadores de serviços turísticos no Cadastur e o acesso ao Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur).
FEIRÃO DO TURISMO - O município paraense de Santarém é uma das cidades do país que realizarão o Feirão do Turismo de forma presencial neste sábado (24.08). A ação vai acontecer dentro da FITA, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, onde serão disponibilizadas ofertas e vantagens especiais com descontos que podem chegar a 30%, em passagens aéreas, e a até 45% em diárias de hotéis, para o viajante aproveitar, fazer as malas e curtir o seu próximo destino.
Serão três dias de muitas opções! Por isso, a fim de aproveitar ao máximo as oportunidades, o primeiro passo é acessar o portal oficial da ação (feirao.turismo.gov.br) e conferir informações detalhadas do evento.
Nas plataformas das empresas credenciadas, você deve escolher as opções que mais lhe interessam e usufruir dos descontos e benefícios exclusivos do Feirão. Decidida a oferta, a compra é realizada diretamente com o estabelecimento, sem a intermediação do Ministério do Turismo.
Mas, atenção! Os valores e benefícios serão definidos pelas empresas cadastradas, sendo elas as responsáveis por toda a transação comercial, atendendo ao Código de Defesa do Consumidor.
E não esqueça: antes de efetuar a compra, fique atento ao selo “Feirão do Turismo: Conheça o Brasil” e também pesquise se a contratada possui registro ativo no Cadastur, que reúne pessoas físicas e jurídicas regulares do setor. Para conferir é muito fácil! Basta acessar o site do programa clicando AQUI e procurar o fornecedor.
Clique AQUI para mais informações sobre o Feirão do Turismo.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo