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RETOMADA

Ministérios do Turismo e da Economia lançam Guia de Retomada Econômica do Turismo

Documento elaborado pela consultoria internacional KPMG apresenta um conjunto de iniciativas estratégicas para a recuperação, transformação e alavancagem do setor
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Publicado em 23/11/2021 17h56 Atualizado em 17/09/2025 07h28

Turismo e Economia lançaram Guia de Retomada do Turismo. Crédito: Erasmo Salomão/MTur

Os ministérios do Turismo e da Economia lançaram, nesta terça-feira (23.11), o Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil. O documento reúne um breve diagnóstico do setor no país e apresenta um levantamento das tendências, oportunidades e desafios para o turismo, além de um mapeamento das boas práticas adotadas em outros países ao redor do mundo.

Para acessar o documento, clique AQUI 

Durante a cerimônia de lançamento da publicação, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância da iniciativa. “Este documento deve se tornar uma referência para discussão no nosso setor, auxiliando gestores públicos e privados, bem como toda a cadeia produtiva do turismo na recuperação do nosso setor, para que consigamos elevar o turismo brasileiro à altura do nosso povo”, disse.

O documento, elaborado pela consultoria internacional KPMG, é fruto de uma cooperação técnica entre a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Voltado para os setores público e privado, o Guia propõe projetos para a sustentação, retomada econômica e crescimento do setor diante da pandemia de Covid-19. A elaboração do guia contou com o apoio do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional do Turismo e do grupo G20+.

Para a produção do documento, a KPMG entrevistou 42 empresários e especialistas e aplicou uma pesquisa com a cadeia produtiva do setor em todas as regiões do país. Com base na escuta ativa de empresários e especialistas do setor e análise das melhores práticas globais, identificou propostas de curto prazo que possam mitigar os efeitos econômicos da crise no turismo, além de apontar possíveis questões de médio e longo prazo que tenham impacto na transformação e crescimento econômico.

O secretário especial da Sepec/ME, Carlos Da Costa, ressaltou que o trabalho seguiu alguns valores essenciais. “O primeiro deles: a verdade e a verdade está lá fora. A KPMG foi buscar a verdade nos empresários do setor, quais são aqueles fatores que, na opinião de vocês e com base na experiência internacional, mais melhorariam o país. Segundo: a liberdade. Precisamos libertar o nosso empresário, tirar o governo do cangote de quem produz. E, por último: prosperidade. Estamos vivendo um momento em que a gente pode reinventar e acelerar várias coisas para o turismo brasileiro”, disse.

São sugeridas 20 iniciativas estratégicas para o setor, entre elas, ampliar a conectividade em cidades turísticas com Wi-Fi e Internet banda larga; promover incentivos para atração de investimentos para o turismo náutico; incentivar o “Calendário de Eventos” de acordo com os conteúdos de cada região; ampliar o ecoturismo com foco nas principais unidades de conservação do país; fortalecer o turismo de “curta duração” próximo às grandes capitais; e incentivar o turismo doméstico para o brasileiro conhecer mais o Brasil.

O documento destaca ainda números de impacto da pandemia no Brasil e no mundo. Denota, também, que o turista no cenário pós-pandemia será mais criterioso com saúde e higiene, exigente em relação ao consumo ético e sustentável e estará em busca de novos destinos.

Maurício Endo, sócio-líder de governo da KPMG no Brasil, pontua que para superar os atuais desafios impostos ao turismo, recuperar mercado e fazer a retomada acontecer, o setor precisa manter a colaboração público-privada e fortalecer estratégias direcionadas para a melhoria da digitalização, inovação e sustentabilidade.

“Nesse sentido, este guia identifica, por meio de uma análise de impactos em toda a cadeia de valor nas distintas regiões do País, da opinião de especialistas internos e externos à KPMG, e das melhores práticas internacionais, as iniciativas estratégicas direcionadas à recuperação da indústria e sua transformação sustentável no médio e longo prazo. O avanço da vacinação já está contribuindo para a retomada de viagens nacionais e internacionais para o segmento de turistas, familiares e parentes (VFR), porém, o tráfego corporativo se recupera mais lentamente devido à transformação que teve durante a pandemia e a necessidade de mitigar riscos a seus funcionários”, afirma Maurício Endo.

Segundo Thais Balbi, sócia de estratégia da KPMG e responsável pelo projeto, "este é o momento de fortalecimento do país como um destino relevante para o turista brasileiro, promovendo os conteúdos e experiências características de cada região. Em 2019 o brasileiro gastou USD 17,6 bilhões com o turismo internacional e com as restrições de viagem, parte desses gastos podem ser revertidos para o turismo nacional, fortalecendo a economia local".

PANORAMA DO TURISMO – Em 2019, o turismo representava 10,4% do PIB mundial. No Brasil, a participação era de 7,7% – com um crescimento estagnado. É um dos setores que mais emprega no país: 1 em cada 13 empregos são no Turismo. São 7,4 milhões de empregos nos diversos segmentos com R$ 238,6 bilhões de receita gerada.

RELATÓRIO RETOMADA – Durante a cerimônia, também foram apresentados os resultados de uma aliança nacional, instituída pela Portaria MTur 754/2020, para orientar a Retomada do Turismo. A iniciativa, que envolveu setor público e privado, terceiro setor e Sistema S, foi coordenada pelo Ministério do Turismo e buscou mitigar os efeitos negativos causados no setor diante da Covid-19.

O esforço coletivo foi estruturado em quatro eixos de atuação: I - preservação de empresas e empregos no setor de turismo; II - melhoria da estrutura e qualificação de destinos; III - implantação dos protocolos de biossegurança; e IV - promoção e incentivo às viagens.

Entre os principais resultados estão a publicação regras de remarcações e cancelamentos para o setor turístico, por meio da MP 948/2020 e MP 1036/2021; a promoção de cursos gratuitos de qualificação do setor; o lançamento do Portal de Investimentos; o investimento de quase R$ 200 milhões na entrega à população de 42 obras de infraestrutura turísticas pelo país; a ampliação da adesão ao Selo Turismo Responsável que prevê uma série de protocolos de biossegurança para o setor; o lançamento de campanhas de promoção nacional e regionais de incentivo à retomada segura das viagens, bem como acesso facilitação do acesso ao crédito.

O relatório detalhado com os principais resultados alcançados por meio da aliança nacional pode ser conferido AQUI.

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

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