Notícias
Diálogos
Ministério do Turismo se reúne com representante de plataforma de hospedagem por locação
Foto: André Zímmerer/MTur.
O avanço expressivo do turismo internacional no Brasil e a ampliação da oferta de leitos para grandes eventos motivaram um encontro estratégico nesta quarta-feira (3). O ministro do Turismo, Celso Sabino, recebeu Fiamma Zarife, diretora-geral do Airbnb para a América do Sul em uma reunião para debater o papel estratégico das plataformas de hospedagem no turismo nacional. O diálogo marca um momento de aproximação entre o poder público e o setor de locação por temporada, visando alinhar estratégias para o desenvolvimento do turismo nacional.
A reunião ocorre em um cenário extremamente favorável para o setor no país. Segundo dados do governo federal, o Brasil já recebeu mais de 8 milhões de visitantes estrangeiros somente neste ano. A expectativa é que esse número continue crescendo, superando a marca de 9 milhões de turistas internacionais até dezembro, impulsionado pela reinserção do Brasil no circuito dos grandes eventos globais e pela maior visibilidade dos destinos nacionais no exterior.
O encontro sinaliza o reconhecimento, por parte do Ministério, de que a diversificação dos modelos de hospedagem é importante para atender ao novo perfil do viajante contemporâneo e para fortalecer a capacidade do Brasil de sediar eventos de grande porte com qualidade e hospitalidade.
Novos Modelos de Hospedagem - Com o aquecimento do mercado e o fluxo intenso de viajantes, a busca por alternativas de hospedagem tornou-se uma pauta central para garantir a competitividade do turismo brasileiro. O retorno do país ao radar de grandes conferências e festivais internacionais exige uma infraestrutura flexível, capaz de absorver picos de demanda.
Para o ministro Celso Sabino, os números recordes refletem a assertividade das políticas públicas e a importância de dialogar com todos os atores do mercado. "Os números comprovam: o Brasil vive hoje o melhor momento da história no turismo. O progresso que celebramos é fruto da parceria estreita e o diálogo permanente com os vários atores do turismo brasileiro", destacou o ministro
Impacto - Um dos pontos da discussão foi o impacto positivo da plataforma na região Norte, especificamente no contexto da preparação e realização de eventos em Belém (PA). O impacto se deu por meio de esforços do Ministério do Turismo para incrementar a infraestrutura turística da capital paraense, especialmente para absorver o fluxo internacional atraído pela agenda climática e pela COP30.
Diante desses resultados e com a perspectiva de novos eventos internacionais no calendário brasileiro, o Ministério do Turismo e o Airbnb iniciam agora um diálogo mais estreito e contínuo. O objetivo é trabalhar conjuntamente para que a locação por temporada continue atuando como um vetor de desenvolvimento econômico, fortalecendo a oferta turística nacional e gerando renda para as comunidades locais.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo