Notícias
REGIONALIZAÇÃO
Ministério do Turismo orienta gestores municipais no segundo encontro do "PRT em Ação" no Amazonas
Gestores municipais recebem orientações no segundo dia do PRT em Ação no Amazonas. Crédito: Divulgação MTur
No segundo dia de atividades do programa “PRT em Ação” no Amazonas, nesta quarta-feira (14.05), o Ministério do Turismo (MTur) promoveu a capacitação e o auxílio individualizado a gestores municipais. O encontro em Manaus, capital do estado, reuniu diversos representantes locais, com o objetivo de aprimorar a gestão turística de suas cidades e alinhar iniciativas às ferramentas de apoio e às políticas públicas do governo federal.
A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, detalhou o funcionamento e a importância do Mapa do Turismo Brasileiro, explicando suas diretrizes e como os municípios podem se beneficiar ao se integrarem à ferramenta estratégica, que orienta ações da Pasta em todo o país.
Na sequência, Giovanna Maués, coordenadora regional do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) no Amazonas, apresentou informações sobre o sistema e o seu papel na formalização e na profissionalização do turismo.
“Nossa meta é fazer com que todas as secretarias (de Turismo) entendam a relevância do Cadastur para o município. Com esse recurso, a gente consegue regularizar as atividades, entender como o turismo está se desenvolvendo no estado e como investir para que as experiências turísticas melhorem cada vez mais”, afirmou Giovanna.
O aprendizado continuou com uma oficina técnica focada em um tema crucial: a formação e o fortalecimento das Instâncias de Governança Regional (IGRs). As IGRs congregam múltiplos municípios de uma mesma região turística, unindo o poder público, o setor privado e a comunidade local e proporcionando um espaço de discussões, planejamento e gestão conjunta das atividades turísticas.
“Eu sabia o que eram as IGRs, mas não conhecia tão a fundo. O Ministério estando aqui me ajudou a elucidar como funciona e a importância de formar uma governança regional. É um desafio implementar uma governança no interior, mas agora queremos levar esse projeto adiante e apresentar maneiras de desenvolver essa instância” comentou Lilian Castro, turismóloga de Coari (AM).
SUPORTE - Ao final das atividades coletivas, a coordenadora de Apoio ao Gestor e à Governança no Turismo do MTur, Miranice Lima, promoveu uma sessão de atendimentos individualizados aos gestores municipais. O objetivo foi oferecer suporte e esclarecer dúvidas, reforçando o compromisso do Ministério de oferecer apoio técnico às cidades.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo