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PROMOÇÃO INTERNACIONAL
Brasil lança novo plano de marketing internacional durante abertura do Visit Brasil Summit no Rio
Celso Sabino, ministro do Turismo, na abertura da primeira edição do Visit Brasil Summit - Foto: Alessandra Serrão/Mtur
O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou nesta segunda-feira (19) da abertura da primeira edição do Visit Brasil Summit, evento promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). O evento também foi palco para o lançado o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, chamado “Plano Brasis”, o primeiro das 20 ações setoriais previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O objetivo do Governo Federal é tornar o Brasil líder na recepção de visitantes na América do Sul.
Elaborado a partir de uma ampla consulta pública e com a participação da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização no Turismo, do Conselho Nacional de Turismo (CNT), o novo Plano de Marketing Turístico Internacional reposiciona e fortalece a identidade do Brasil no cenário global. A meta é ampliar, até 2028, a imagem do país no exterior, destacando sua diversidade e pluralidade. O documento sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a criação da Marca Brasil.
A publicação do Plano Brasis foi oficializada por Portaria assinada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, que comemorou a entrega. "Estamos colocando o Brasil novamente no mapa dos grandes destinos globais. Esse novo plano é uma ferramenta moderna, estratégica e construída de forma colaborativa para projetar a imagem do país com mais força, identidade e competitividade", afirmou.
Entre os principais objetivos do plano estão: fortalecer a imagem turística do Brasil no exterior, aumentar o número de visitantes internacionais, elevar a receita com o turismo receptivo, promover uma distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico pelo território nacional e aprimorar a gestão dos atores estratégicos do setor.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Visit Brasil Summit marca um novo momento na promoção turística do país. “Nós conseguimos colocar o Brasil numa condição de competitividade no turismo internacional. Também estamos fortalecendo nossa conectividade. É hora de assumir a vanguarda. Projetar o futuro sobre temas que ditarão o fluxo de viajantes pelo mundo nas próximas décadas. Esse é o desafio posto para o Visit Brasil Summit”, afirmou.
“O Brasil é gigante, e é um orgulho estar aqui representando os micro e pequenos empresários, que são 97% da força de trabalho desse país que protagonizam essa rica economia brasileira e o turismo faz parte dessa cadeia produtiva”, lembrou o presidente do Sebrae Nacional, Delcio Lima.
MERCADOS ESTRATÉGICOS - O Plano Brasis detalha a classificação dos mercados estratégicos e as diretrizes de marketing a serem seguidas nos próximos anos. Tais ações foram segmentadas em quatro categorias:
- Mercados Consolidados, com foco em manter e diversificar a atuação em países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai;
- Mercados Essenciais, onde se busca expandir e diversificar a presença em países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Reino Unido;
- Mercados de Crescimento, que demandam esforços para aumentar a presença e reforçar a notoriedade em países como Canadá, Colômbia, Itália, México, Países Baixos, Peru e Suíça;
- Mercados de Oportunidade, que exigem maior esforço e investimento para diversificar a demanda e promover o Brasil em países como África do Sul, Austrália, Bélgica, Bolívia, China e Japão.
RIO DE JANEIRO - Símbolo do Brasil no exterior, o Rio de Janeiro foi o local escolhido para sediar o Visit Brasil Summit. A capital fluminense recebeu mais de 900 mil turistas internacionais entre janeiro e abril deste ano, sendo uma das principais portas de entrada do país para visitantes estrangeiros.
SOBRE O EVENTO - Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o Visit Brasil Summit tem a proposta de se consolidar como um ponto de encontro estratégico para especialistas, líderes e profissionais do setor turístico. O evento promove debates e a cocriação de estratégias para fortalecer o Brasil como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.
Realizado em um formato híbrido, o Visit Brasil Summit, além da participação presencial dos representantes do setor, oferece acesso online gratuito para profissionais do turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados nas discussões e propostas que estão sendo pensadas e impactarão os mais de 50 seguimentos que compõem o setor.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo