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Notícias

PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Brasil lança novo plano de marketing internacional durante abertura do Visit Brasil Summit no Rio

O documento é a primeira entrega das 20 medidas estratégicas previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem entra as suas metas ampliar, até 2028, a presença dos destinos brasileiros no mundo
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Publicado em 19/05/2025 15h39 Atualizado em 17/09/2025 07h14
Celso_Sabino_Foto_Alessandra_ Serrão_MTur.png

Celso Sabino, ministro do Turismo, na abertura da primeira edição do Visit Brasil Summit - Foto: Alessandra Serrão/Mtur

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou nesta segunda-feira (19) da abertura da primeira edição do Visit Brasil Summit, evento promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). O evento também foi palco para o lançado o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, chamado “Plano Brasis”, o primeiro das 20 ações setoriais previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O objetivo do Governo Federal é tornar o Brasil líder na recepção de visitantes na América do Sul.

Elaborado a partir de uma ampla consulta pública e com a participação da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização no Turismo, do Conselho Nacional de Turismo (CNT), o novo Plano de Marketing Turístico Internacional reposiciona e fortalece a identidade do Brasil no cenário global. A meta é ampliar, até 2028, a imagem do país no exterior, destacando sua diversidade e pluralidade. O documento sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a criação da Marca Brasil.

A publicação do Plano Brasis foi oficializada por Portaria assinada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, que comemorou a entrega. "Estamos colocando o Brasil novamente no mapa dos grandes destinos globais. Esse novo plano é uma ferramenta moderna, estratégica e construída de forma colaborativa para projetar a imagem do país com mais força, identidade e competitividade", afirmou.

Entre os principais objetivos do plano estão: fortalecer a imagem turística do Brasil no exterior, aumentar o número de visitantes internacionais, elevar a receita com o turismo receptivo, promover uma distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico pelo território nacional e aprimorar a gestão dos atores estratégicos do setor.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Visit Brasil Summit marca um novo momento na promoção turística do país. “Nós conseguimos colocar o Brasil numa condição de competitividade no turismo internacional. Também estamos fortalecendo nossa conectividade. É hora de assumir a vanguarda. Projetar o futuro sobre temas que ditarão o fluxo de viajantes pelo mundo nas próximas décadas. Esse é o desafio posto para o Visit Brasil Summit”, afirmou.

“O Brasil é gigante, e é um orgulho estar aqui representando os micro e pequenos empresários, que são 97% da força de trabalho desse país que protagonizam essa rica economia brasileira e o turismo faz parte dessa cadeia produtiva”, lembrou o presidente do Sebrae Nacional, Delcio Lima.

MERCADOS ESTRATÉGICOS - O Plano Brasis detalha a classificação dos mercados estratégicos e as diretrizes de marketing a serem seguidas nos próximos anos. Tais ações foram segmentadas em quatro categorias:

  • Mercados Consolidados, com foco em manter e diversificar a atuação em países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai;
  • Mercados Essenciais, onde se busca expandir e diversificar a presença em países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Reino Unido;
  • Mercados de Crescimento, que demandam esforços para aumentar a presença e reforçar a notoriedade em países como Canadá, Colômbia, Itália, México, Países Baixos, Peru e Suíça;
  • Mercados de Oportunidade, que exigem maior esforço e investimento para diversificar a demanda e promover o Brasil em países como África do Sul, Austrália, Bélgica, Bolívia, China e Japão.

RIO DE JANEIRO - Símbolo do Brasil no exterior, o Rio de Janeiro foi o local escolhido para sediar o Visit Brasil Summit. A capital fluminense recebeu mais de 900 mil turistas internacionais entre janeiro e abril deste ano, sendo uma das principais portas de entrada do país para visitantes estrangeiros.

SOBRE O EVENTO - Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o Visit Brasil Summit tem a proposta de se consolidar como um ponto de encontro estratégico para especialistas, líderes e profissionais do setor turístico. O evento promove debates e a cocriação de estratégias para fortalecer o Brasil como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.

Realizado em um formato híbrido, o Visit Brasil Summit, além da participação presencial dos representantes do setor, oferece acesso online gratuito para profissionais do turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados nas discussões e propostas que estão sendo pensadas e impactarão os mais de 50 seguimentos que compõem o setor.

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo
Tags: Visit Brasil SummitCelso Sabino Plano BrasisRio de JaneiroPlano de marketing internacional
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