Notícias
PROMOÇÃO
Círio de Nazaré: ministro Celso Sabino recebe imprensa na Casa do Turismo para falar da promoção de atrativos no evento
Casa do Turismo em Belém (PA) divulga atrativos regionais durante o Círio de Nazaré. Crédito: Alessandra Serrão/MTur
Nesta sexta-feira (11.10), o ministro do Turismo, Celso Sabino, recebeu na Casa do Turismo, em Belém (PA), os veículos de imprensa que estão fazendo a cobertura do Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações católicas do país. O espaço organizado pelo Ministério do Turismo funcionará durante a festividade e vai promover atrativos do Pará e da Amazônia, além de apresentar as estratégias do órgão para fortalecer o setor na região.
O ministro Celso Sabino destacou a importância da presença do Governo Federal no Círio de Nazaré. “É uma grande oportunidade de promover os atrativos turísticos da capital paraense e de toda a região Norte do país, com foco na divulgação da cultura, da gastronomia e das tradições locais para um público mais amplo, dentro e fora do Brasil’, apontou.
O objetivo da iniciativa é ampliar a visibilidade do estado e estimular visitas de turistas ao longo de todo o ano. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas despertem o interesse em conhecer os nossos atrativos, e eu tenho certeza que as pessoas que vão estar aqui participando da Casa do Turismo vão nos ajudar a levar o Pará para o mundo”, comentou o ministro.
RECORDE - A capital paraense tem se destacado na procura por visitantes neste ano. Em junho, o Aeroporto Internacional de Belém registrou um recorde de movimentação de passageiros, com mais de 420 mil pessoas transitando pelo terminal. A expectativa do Ministério do Turismo é que, a partir do Círio, a quantidade seja superada no mês de outubro, ajudando a consolidar a cidade como um dos principais destinos turísticos do país.
A capital paraense oferece opções que unem a rica culinária local - Belém é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da gastronomia - à cultura, à diversidade natural e à espiritualidade. “A ideia é que a movimentação do Círio dure o ano todo e que as pessoas vejam que Belém tem um roteiro turístico rico e interessante em qualquer época. Vamos deixar um legado para a cidade”, afirmou Sabino.
Celso Sabino mencionou, ainda, projetos do MTur de fomento ao turismo local. Entre eles, um acordo com a Caixa Econômica Federal para desenvolver o turismo de base comunitária; uma parceria junto à SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) que vai promover o turismo na região com foco na COP 30; a disponibilização de R$ 100 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) em crédito a empreendedores e o trabalho de um Grupo Interinstitucional que orientará o desenvolvimento sustentável do Baixo Tapajós.
A Casa do Turismo marca a participação do MTur no Círio de Nazaré pelo segundo ano consecutivo, com um espaço especial localizado na Avenida Nazaré, uma das principais vias por onde passa a procissão.
Por Cláudia Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo