Brasil Braços Abertos
Perguntas Frequentes
O Curso de Atendimento ao Turista apresenta carga horária de 80 horas, composto de 3 (três) módulos: Atendimento (conteúdo didático orientado para técnicas e comportamentos voltados para um atendimento de excelência); Comunicação (conteúdo didático orientado para língua portuguesa e inglesa, no sentido de qualificar o atendente na comunicação básica com seus clientes) e Transversal (conteúdo didático que transcende a área de atendimento, mas que é de suma importância para preparação de um cidadão ético e apto a viver em sociedade).
Trata-se de formação em educação à distância, totalmente GRATUITA, recomendada para pessoas que possuam ensino fundamental com idade igual ou superior à 15 (quinze) anos, oferecida em módulos, estruturada por meio da Plataforma Qualifica Turismo, acessível ao estudante por qualquer aparelho com internet, como smartphone, tablet ou computador.
Dúvidas de Alunos
1) Quem poderá fazer o curso de Atendimento ao Turista?
Todos os cidadãos, independente do perfil da ocupação, que desejam ampliar seu conhecimento e atender melhor o turista.
2) Qual é a carga horária?
80 horas.
3) Não consigo acessar o curso / Tento acessar o Canal e diz que “Não é possível acessar esse site”/ O link do Google redireciona para um canal desativado:
O endereço correto é https://qualifica.turismo.gov.br/
4) As unidades sumiram da minha página inicial:
As unidades 100% concluídas vão para o fim da tela das unidades disponíveis para cursar, mas ainda ficam disponíveis para o/a aluno/a rever.
5) Quero emitir certificado:
O certificado somente estará disponível após o aluno concluir todo o conteúdo do curso e informar o seu CPF.
6) O certificado precisa da assinatura do reitor do UFMA e do Ministro de Estado do Turismo?
O certificado não precisa de assinatura manual. A plataforma tecnológica verifica a autenticidade do documento pelo botão "Validar". Ele é reconhecido pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e Ministério do Turismo e vale como curso profissionalizante de 80 horas.
7) Não consigo acessar uma página do canal / Aparece mensagem de erro”:
Para que possamos analisar melhor, acesse o botão de suporte disponível na plataforma, especifique a mensagem de erro e, se possível, anexe uma imagem da tela (print screen).
8) Quero alterar dados do meu cadastro (e-mail, CPF etc):
Caso precise solicitar a alteração de dados, acesse o botão de suporte disponível na plataforma e informe as informações que deseja modificar. Retornaremos sua mensagem assim que esta demanda for atendida.
9) Cadastrei meu e-mail/CPF erradamente. Como ajustá-lo?
Acesse o Botão Suporte da plataforma. Envie-nos o dado cadastrado erroneamente e o dado correto para que possamos corrigi-lo na plataforma. Você receberá uma mensagem avisando que a correção foi feita.
10) Gostaria de outros cursos, como agente de hospedagem:
O canal Brasil Braços Abertos oferece curso de Atendimento ao Turista. Atualmente ele não oferta curso de Agente de Hospedagem, mas temos unidades relacionadas a esse tema e que podem agregar bastante na experiência profissional e no currículo. De qualquer forma, anotamos sua sugestão e agradecemos muito pela sua opinião.
11) Quando posso começar o curso?
Você pode começar o curso quando quiser. Uma dica para planejar seus estudos de maneira tranquila é fazer 6 unidades por semana. Assim sobra um dia do fim de semana para um merecido descanso e você conclui o curso em 3 meses.
12) A unidade não carrega/não consigo avançar para o próximo módulo:
Pedimos que tente outros navegadores/dispositivos e certifique-se de usar a melhor conexão de internet à sua disposição. Caso ocorra algum erro, acesse o Botão Suporte da plataforma ou pelo 0800 200 8484.
13) Estou com problemas para passar para a próxima atividade de uma unidade, o que devo fazer?
Acesse o Botão Suporte da plataforma com o nome da unidade e o “print screen” da tela de erro para verificação. Enquanto verificamos, tente esta dica: limpe o cache de seu computador antes de tentar. Se você utiliza o Chrome, clique no ícone de lista ao lado da estrela (canto superior direito), em seguida em configurações > histórico > limpar dados de navegação. No pop, selecione a opção "desde a última hora" e confirme clicando no botão "Limpar dados de navegação". Pronto! Você já pode acessar a plataforma sem risco de visualizar o erro antigo. O procedimento é bem parecido para outros navegadores.
14) No cadastro não há o nome de minha cidade nem o bairro de meu estabelecimento. Como proceder?
No seu perfil você pode alterar Bairro, Tipo e Estabelecimento. Uma sugestão para você editar os campos como deseja é: em Perfil, selecione no campo Bairro a opção Outros. Caso a sua cidade não conste na lista de opções disponíveis, favor nos informar para que encaminhemos à equipe técnica.
15) Será que tem como pular a parte do inglês para quem já fala o inglês?
Não. Para concluir o curso e ser certificado pelo UFMA é necessária a conclusão de todas as unidades do canal. Como você já fala inglês, você fará rapidinho essas unidades e elas servirão para relembrar palavras e expressões muito utilizadas no atendimento ao turista.
16) Os áudios estão com defeito:
Alguns botões de áudio levam uns segundos para executarem o som, especialmente ao acessar por Smartphone. Basta clicar uma vez e esperar (clicar novamente antes da espera faz ele executar os segundos de silêncio novamente ou até mesmo travar a página). Solicitamos também que utilize a melhor conexão de internet à sua disposição. Caso ocorra algum erro, por favor, informe a unidade afetada acessando o botão de suporte disponível na plataforma ou pelo 0800 200 8484.
17) Quero confirmar minha inscrição:
você pode inserir seu CPF no link https://qualifica.turismo.gov.br/ e clicar no botão VALIDAR. Quando o aluno está cadastrado, aparece uma das seguintes mensagens: “Este participante não possui direito a um certificado, pois ainda não finalizou as atividades do canal” ou “Este participante possui certificado válido”. A mensagem prova que você está inscrito no canal. Quando o aluno não está cadastrado, aparece a mensagem “Não existe qualquer participante neste canal com o CPF informado”. Lembrando que alguns CPFs precisam de um ou dois dígitos a mais no início. Utilize zero. Por exemplo: para o cpf 123456789, digite 00123456789. O canal Brasil Braços Abertos não possui outro tipo de declaração de matrícula.
18) Não estou recebendo senha nova pelo botão Esqueci Minha Senha:
verificamos que os e-mails do hotmail estão com problema na caixa de entrada. Solicitamos que informe um e-mail diferente para alterarmos no seu cadastro. Assim que a alteração for feita, você conseguirá utilizar o botão Esqueci Minha Senha.
19) Esqueci meu e-mail de cadastro:
Caso precise de ajuda, acesse o botão de suporte disponível na plataforma ou ligando para a Central de Atendimento 0800 20 8484. Nossa equipe técnica tentará localizar seu cadastro e se necessário utilizar outro e-mail de sua preferência.
20) “Não consigo concluir o jogo Olha A Água”:
o objetivo do jogo é aprender a precificar. O seu produto ou negócio precisa ter um preço certo, que ao mesmo tempo não seja muito baixo a ponto de prejudicar seu negócio e nem muito alto a ponto de levar o cliente a desistir da compra. Neste jogo-simulação, você pode começar com um preço mais alto e acompanhar a reação do cliente. Quando ele recusa compra a água, está alto demais. Reduza o preço até o cliente aceite, e analise bem os resultados do lucro por dia e sua meta de lucro. Este jogo é uma ótima oportunidade para aprender o equilíbrio da Precificação antes de botar em prática no seu negócio, evitando possíveis prejuízos.
21) Terei acesso às aulas após o encerramento do canal?
após encerrado o prazo de conclusão do curso, o acesso às aulas ficará indisponível. O canal pode ser reaberto anualmente conforme cronograma no portal do Ministério do Turismo.
22) Quero mais informações sobre as premiações:
O MTur irá informar em momento oportuno.
