Perguntas Frequentes do CGT
Dúvidas Frequentes

Canal do Gestor
https://qualifica.turismo.gov.br/
Curso profissionalizante, de 50 horas, desenvolvido em 4 módulos referente à formação de atores institucionais, em específico o gestor de turismo, atuantes no desenvolvimento do setor.
O curso pode ser feito em qualquer equipamento tecnológico com acesso à internet, como smartphone, tablet ou computador. Recomendado a pessoas com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos.
Considerando o turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico a médio e longo prazos, a melhoria da qualificação profissional do setor como meio para ampliar a inclusão social e a qualidade da prestação de serviços turísticos no Brasil, com a qualificação pelo Canal Gestor de Turismo almeja-se como expectativa:
a. A oferta contínua de capacitação aos gestores públicos, em diferentes níveis de complexidade;
b. Empoderamento dos gestores públicos sobre a importância do fomento ao empreendedorismo como alternativa de desenvolvimento do turismo de base local;
c. Melhoria da hospitalidade entre turistas e residentes;
d. Fortalecimento da economia dos destinos; e
e. Desenvolvimento de atores institucionais no planejamento e gestão de políticas públicas em turismo.
Estrutura do curso Gestor de Turismo (50h)
MODULO I – Planejamento
MODULO II – Legislação
MODULO III – Projetos
MODULO IV – Programas e ações específicas do MTur.
1 - Dúvidas de Alunos
1.1 Quem pode fazer o Curso Gestor de Turismo? Atores institucionais, em especial os gestores públicos e privados que desenvolvem atividades relacionadas à gestão do turismo, além de pessoas com mais de 18 anos de idade interessadas em atuar no setor.
1.2 Qual é a carga horária? 50 horas.
1.3 Não consigo acessar o curso / Tento acessar o Canal e diz que “Não é possível acessar esse site”. O endereço correto é https://qualifica.turismo.gov.br/
1.4 As unidades sumiram da minha página inicial: As unidades 100% concluídas vão para o fim da tela das unidades disponíveis para cursar, mas ainda ficam disponíveis para o/a aluno/a rever.
1.5 Como faço para emitir certificado? O certificado somente estará disponível após o aluno concluir todo o conteúdo do curso e informar o seu CPF.
1.6 O certificado precisa da assinatura do reitor do UFMA e do Ministro de Estado do Turismo?
O certificado não precisa de assinatura manual. A plataforma tecnológica verifica a autenticidade do documento pelo botão "Validar". Ele é reconhecido pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e Ministério do Turismo e vale como curso profissionalizante de 50 horas.
1.7 Não consigo acessar uma página do canal / Aparece mensagem de erro”: Para que possamos analisar melhor, acesse o botão de suporte disponível na plataforma, especifique a mensagem de erro e, se possível, anexe uma imagem da tela (print screen).
1.9 Quero alterar dados do meu cadastro (e-mail, CPF etc): Caso precise solicitar a alteração de dados, acesse o botão de suporte disponível na plataforma e informe as informações que deseja modificar. Retornaremos sua mensagem assim que esta demanda for atendida.
1.10 Cadastrei meu e-mail/CPF erradamente, como ajustá-lo? Caso precise solicitar a alteração de dados, acesse o botão de suporte disponível na plataforma e informe as informações que deseja modificar. Retornaremos sua mensagem assim que esta demanda for atendida.
1.11 Quando posso começar o curso? Você pode começar o curso quando quiser. Uma dica para planejar seus estudos de maneira tranquila é fazer 6 unidades por semana. Assim sobra um dia do fim de semana para um merecido descanso e você conclui o curso em 2 meses.
1.12 A unidade não carrega/não consigo avançar para o próximo módulo: Pedimos que tente outros navegadores/dispositivos e certifique-se de usar a melhor conexão de internet à sua disposição. Caso ocorra algum erro, acesse o Botão Suporte da plataforma.
1.13 Estou com problemas para passar para a próxima atividade de uma unidade, o que devo fazer? Acesse o Botão Suporte da plataforma com o nome da unidade e o “print screen” da tela de erro para verificação. Enquanto verificamos, tente esta dica: limpe o cache de seu computador antes de tentar. Se você utiliza o Chrome, clique no ícone de lista ao lado da estrela (canto superior direito), em seguida em configurações > histórico > limpar dados de navegação. No pop, selecione a opção "desde a última hora" e confirme clicando no botão "Limpar dados de navegação". Pronto! Você já pode acessar a plataforma sem risco de visualizar o erro antigo. O procedimento é bem parecido para outros navegadores.
1.14 No cadastro não há o nome de minha cidade nem o bairro de meu estabelecimento. Como proceder? No seu perfil você pode alterar: Bairro, Tipo e Estabelecimento. Uma sugestão para você editar os campos como deseja é: em Perfil, selecione no campo Bairro a opção Outros. Caso a sua cidade não conste na lista de opções disponíveis, favor nos informar para que encaminhemos à equipe técnica.
1.15 Os áudios estão com defeito: Alguns botões de áudio levam uns segundos para executarem o som, especialmente ao acessar por Smartphone. Basta clicar uma vez e esperar (clicar novamente antes da espera faz ele executar os segundos de silêncio novamente ou até mesmo travar a página). Solicitamos também que utilize a melhor conexão de internet à sua disposição. Caso ocorra algum erro, por favor, informe a unidade afetada acessando o botão de suporte disponível na plataforma.
1.16 Quero confirmar minha inscrição: você pode inserir seu CPF no link https://qualifica.turismo.gov.br/ e clicar no botão VALIDAR. Quando o aluno está cadastrado, aparece uma das seguintes mensagens: “Este participante não possui direito a um certificado, pois ainda não finalizou as atividades do canal” ou “Este participante possui certificado válido”. A mensagem prova que você está inscrito no canal. Quando o aluno não está cadastrado, aparece a mensagem “Não existe qualquer participante neste canal com o CPF informado”. Lembrando que alguns CPFs precisam de um ou dois dígitos a mais no início. Utilize zero. Por exemplo: para o cpf 123456789, digite 00123456789. O canal Gestor de Turismo não possui outro tipo de declaração de matrícula.
1.17 Não estou recebendo senha nova pelo botão Esqueci Minha Senha: verificamos que os e-mails do hotmail estão com problema na caixa de entrada. Solicitamos que informe um e-mail diferente para alterarmos no seu cadastro. Assim que a alteração for feita, você conseguirá utilizar o botão Esqueci Minha Senha.
1.18 Terei acesso às aulas após o encerramento do canal? após encerrado o prazo de conclusão do curso, o acesso às aulas ficará indisponível. O canal pode ser reaberto anualmente conforme cronograma no portal do Ministério do Turismo.
1.19 Quero mais informações sobre premiações: O MTur irá informar em momento oportuno.