Sistema de Registro de Operações
O Sistema de Registros de Operações - SRO - visa à captação de dados granulares das operações do mercado supervisionado e à instrumentalização de recursos de exploração desses dados, aperfeiçoando a Susep em suas atividades de supervisão e prestação de serviços à sociedade e ao Estado.
SRO
No SRO, o mercado segurador envia registros de operações para as Entidades Registradoras, que validam, armazenam e disponibilizam os dados para a Plataforma Integrada. A Plataforma Integrada recebe essas informações, aplica mecanismos de qualidade de dados e disponibiliza os dados e informações para a SUSEP por meio de interfaces e dashboards. A SUSEP, por sua vez, utiliza as informações e dados para supervisão e para disponibilização de informações e serviços à sociedade e a outros órgãos de estado.
Funcionamento
Benefícios esperados
- SUSEP
Possibilitar que a Susep tenha acesso a informações detalhadas sobre as operações do mercado supervisionado, contribuindo para uma melhor supervisão do mercado.
- Consumidores
Serviços como o Consulta de Seguros, que permite ao consumidor acessar as apólices registradas em seu nome, e o Consulta às apólices de Seguro Garantia, são resultados concretos do SRO, já disponíveis à sociedade. Além desses, novas soluções tecnológicas poderão surgir para atender as necessidades dos consumidores como, por exemplo, agregação das informações relativas à vida financeira em diferentes instituições financeiras, incluindo produtos de seguros, de previdência complementar e capitalização.
- Administração Pública
Utilização dos dados do SRO para a formulação de políticas públicas, bem como para o exercício do poder de polícia e persecutório estatal, ou mesmo para prestação de informação a outros entes da administração pública e do Poder Judiciário.