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Programa de Integridade
Setembro Amarelo e Integridade: cuidado com a vida e com os valores que sustentam o serviço público
Durante este o mês, a campanha Setembro Amarelo mobiliza instituições públicas e privadas em torno da valorização da vida e da prevenção ao suicídio. Na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), esse movimento ganha um significado especial ao ser associado à promoção da integridade institucional. Reforçando que o cuidado com as pessoas e com os valores éticos são pilares inseparáveis de uma gestão pública responsável.
A integridade, como definida no Plano de Integridade da PREVIC 2024-2025, vai além da conformidade com normas. Ela envolve o compromisso diário com a ética, a transparência e o respeito — valores que também sustentam ambientes de trabalho saudáveis, acolhedores e seguros.
“A integridade começa com o respeito à vida, à dignidade e à saúde emocional de cada servidor. Promover um ambiente ético é, também, promover um ambiente humano”, afirma Almir Nolêto, responsável pelo Programa de Integridade da PREVIC.
Ambiente íntegro é ambiente saudável
A gestão de riscos à integridade, detalhada no plano da autarquia, contempla ações que evitam desvios de conduta, fraudes e irregularidades. Mas, também, contribui para a construção de um ambiente onde os servidores e colaboradores se sintam seguros para agir com responsabilidade, denunciar situações inadequadas e buscar apoio quando necessário.
Neste mês de setembro, a campanha Oriente-se (promovida pela Corregedoria da PREVIC, com apoio do Programa de Integridade da autarquia), abordou, em edição especial, o tema “Assédio Moral e Saúde Mental” – prática que pode causar adoecimento mental e impactar diretamente quem sofre esse tipo de situação no trabalho. Voltada ao público interno e externo, o Oriente-se consiste na publicação mensal de cartões virtuais com pontos de atenção de conscientização e sensibilização correcional.
Além disso, a PREVIC disponibiliza canais de comunicação que garantem sigilo, acolhimento e tratamento adequado às manifestações dos servidores e colaboradores, como:
* Apresentar dúvida ou consulta relacionada à conduta ética de servidor da PREVIC: Comissão de Ética etica.previc@previc.gov.br
* Apresentar denúncia ou representação de infração a código de conduta ética: Comissão de Ética etica.previc@previc.gov.br e/ ou Ouvidoria previc.ouvidoria@previc.gov.br
* Apresentar pedido de autorização expressa ou consulta sobre a existência de conflito de interesses entre as atribuições do cargo e atividade privada que deseje desempenhar: Coordenação-geral de Gestão de Pessoas (CGGP) - Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesses (SeCl) seci.cgu.gov.br
* Apresentar denúncia, sugestão, elogio, reclamação ou solicitação de providência ou de simplificação: Ouvidoria - Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV) sistemas.ouvidorias.gov.br
* Apresentar requerimentos de acesso a informações: Ouvidoria - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR) falabr.cgu.gov.br
Integridade e empatia caminham juntas
Neste Setembro Amarelo, a PREVIC reforça que a integridade institucional também se expressa no cuidado com o outro. Valorizar a vida é reconhecer que cada pessoa importa — e que os princípios éticos que regem o serviço público devem ser vividos com empatia, escuta ativa e respeito mútuo.