Notícias
PREVIC e MPO firmam ACT para compartilhamento de código-fonte da Plataforma Veredas
Foto: Gabriela Pires/MPO
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) assinou na terça-feira (27/01) Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para cessão do código-fonte da Plataforma Veredas a cinco órgãos da administração pública federal: Ministério dos Povos Indígenas, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Ministério da Previdência Social, Ministério do Esporte e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
A Plataforma Veredas é uma solução tecnológica desenvolvida pela Subsecretaria de Administração e Gestão Estratégica (SAGE) da Secretaria Executiva do MPO para apoiar a gestão estratégica institucional, por meio de módulos que permitem o monitoramento do Plano Estratégico Institucional (PEI), do Plano de Evolução de Processos (PEP), dos Planos de Integridade e dos Planos de Integração Interinstitucional (PIN).
Criada a partir de tecnologias abertas e sem dependência de soluções proprietárias, a Plataforma Veredas gera ganhos relevantes de eficiência administrativa, redução de custos e fortalecimento das capacidades institucionais. Sua relevância no contexto da Administração Pública foi reconhecida na Premiação ColaboraGov 2024, quando foi agraciada na categoria Ideias Inovadoras.
A ferramenta estrutura e integra informações sobre objetivos estratégicos, projetos, resultados-chave, indicadores e marcos de entrega dos diversos planos institucionais, possibilitando uma visão consolidada, integrada e em tempo real da execução da estratégia ministerial.
Concebida para fortalecer a tomada de decisão da alta administração, a plataforma disponibiliza informações qualificadas, rastreáveis e atualizadas sobre o desempenho institucional. Ao concentrar dados relativos a projetos, documentos e notícias institucionais, também subsidia a elaboração dos Relatórios de Gestão Trimestrais e do Relatório de Gestão Integrado do MPO, ampliando a transparência e a prestação de contas à sociedade, em consonância com as orientações do Tribunal de Contas da União e com boas práticas internacionais de governança pública.
A Plataforma também apoia a execução da lógica de gestão estratégica do MPO baseada em ciclos curtos, denominada PDCA Ágil e Transparente – Ciclos Curtos para uma Gestão Responsiva. Essa prática de gestão foi reconhecida na premiação Agilidade Brasil 2025, principal reconhecimento nacional às organizações que adotam metodologias ágeis.
Acordos
A assinatura dos acordos reforça a cooperação interinstitucional, promove a padronização de práticas de gestão estratégica no âmbito federal e amplia o impacto da solução, com ganhos de escala, economicidade e fortalecimento da cultura de planejamento, monitoramento e entrega de valor público. Dessa forma, a Plataforma Veredas consolida-se como um instrumento estratégico de modernização da gestão pública e reforça o papel do MPO como órgão central do Sistema de Planejamento Federal.
O ministro-substituto do MPO, Gustavo Guimarães, celebrou a assinatura dos acordos por ser uma forma de o Ministério contribuir com os cinco órgãos da administração federal na melhoria da gestão e do planejamento e, ao mesmo, ser uma maneira de esses órgãos, futuros usuários da ferramenta, apresentarem melhorias ao sistema, mantendo a inovação na plataforma. “Vocês (representantes dos órgãos que assinaram o ACT) vão nos ajudar a divulgar e a trazer melhorias à plataforma. Essa é uma ótima oportunidade para crescermos juntos e matermos a excelência na gestão no serviço público”, disse.
O secretário-adjunto da Secretaria Executiva do MPO, Márcio de Oliveira, declarou que, como usuário do sistema, consegue enxergar o desempenho de todas as secretarias da pasta, tendo oportunidade também de monitorar o que ainda precisa ser feito. “Com isso, mando recados aos secretários, baseado no que vejo no sistema, e todos se animam a melhorar nosso desempenho”, avaliou.
A subsecretária da SAGE, Lorena Ferrer, lembrou que a ferramenta foi desenvolvida por necessária própria do MPO e da equipe que trabalha com gestão estratégica e que é motivo de orgulho da equipe do MPO poder dividir e fazer com que a ferramenta seja útil a todos os órgãos federais que desejarem solicitar a cessão do código-fonte. “O MPO fica muito feliz em ceder o sistema, que permitirá a customização de acordo com a necessidade de cada instituição. Compartilhar ferramentas e aprendizados é um dos espíritos do serviço público”, declarou.
O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Felipe Cavalcante Silva, disse que a pasta está empolgada para usar a plataforma, lembrando que nesse movimento de sinergia, todos ganham. O diretor do Ministério dos Povos Indígenas, Álvaro Kuburu, lembrou que a pasta é nova e que um sistema como o Veredas vai ser muito útil para monitorar o planejamento estratégico da pasta bem como a acompanhar e demonstrar os resultados do ministério.
A secretária-executiva adjunta do Ministério do Esporte, Cyntia Mota, disse que a plataforma vai ajudar o monitoramento do planejamento estratégico e também melhorar a governança do da pasta. A representante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Bruna Cardoso Santos, acredita que a ferramenta vai qualificar o acompanhamento do trabalho da instituição e a tornar esses resultados mais bem recebidos, trazendo mais eficiência para o governo federal como um todo. O diretor-superintendente da Superintendência Nacional da Previdência Complementar (PREVIC), Ricardo Pena Pinheiro, disse que a plataforma é inovadora será muito útil no cumprimento da missão da Previc. “Vamos usar e apoiar para que haja aperfeiçoamentos. A ferramenta vai melhorar nossa atividade”, declarou.
Inovação
Mais do que uma ferramenta de gestão, o sistema é uma inovação na gestão de projetos para toda a administração pública. Trata-se de uma solução tecnológica para possibilitar, com economicidade e de forma automatizada, o acompanhamento de todos os projetos, resultados-chave e objetivos estratégicos e resultados-chave definidos no Planejamento Estratégico Institucional. A análise das informações disponibilizadas na plataforma Veredas permite gerar novos produtos, melhorar o mapeamento de fluxos e programar o alcance de metas, com visão abrangente sobre a estratégia institucional em desenvolvimento. O alcance de seus resultados pode ser aplicado ao planejamento estratégico de todos os órgãos da administração pública federal e à sociedade do MPO, os Relatórios são produzidos a partir das informações coletadas no monitoramento do Veredas e publicados trimestralmente. O Veredas dialoga com a sociedade ao servir de base, internamente, para a produção dos Relatórios de Gestão, instrumentos interativos de controle e prestação de contas ao cidadão.
Leia mais sobre o Projeto Veredas aqui.
*Fonte: Ministério do Planejamento e Orçamento