TOMADA DE SUBSÍDIOS SEAE/SEPEC/ME/Nº4/2021-ADICIONAL SOBRE O FRETE PARA RENOVAÇÃO DA MARINHA MERCANTE (AFRMM)

Órgão: Ministério da Economia

Setor: ME - Secretaria de Acompanhamento Econômico

Status: Encerrada

Abertura: 16/04/2021

Encerramento: 31/05/2021

Contribuições Recebidas: 6

Resumo

OBJETO: Realizar levantamento sobre questões regulatórias e concorrenciais acerca do Adicional sobre o Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) no âmbito do programa Frente Intensiva de Avaliação Regulatória e Concorrencial – FIARC.

OBJETIVO: O objetivo desta Tomada de Subsídios é contribuir com o aprimoramento das condições de concorrência e de outros incentivos à eficiência econômica por meio de levantamento de informações acerca da regulação da aplicação dos recursos das contas vinculadas providas pelo tributo denominado AFRMM.

CONTEXTUALIZAÇÃO: A regulação abrange o Decreto-Lei nº 2.404/87, a Lei nº 10.893/04, o Decreto nº 5.269/04 e o Decreto nº 5.543/2005. Basicamente, o AFRMM incide sobre a navegação de longo curso e de cabotagem e, no caso do transporte de granéis líquidos nas regiões Norte e Nordeste, sobre as navegações fluvial e lacustre (interior). Parte dos recuros arrecadados retorna diretamente às empresas brasileiras de navegação que contribuíram com o tributo e atuam nos referidos segmentos do transporte aquaviário. Esses recursos (das contas vinculadas) podem ser aplicados pelas mesmas empresas, sem juros remuneratórios, em projetos de construção, modernização ou reparo de embarcações em estaleiros brasileiros. Os projetos podem alcançar embarcações utilizadas em segmentos do transporte aquaviário distintos dos que originam os recursos do AFRMM, como as que atuam no mercado de apoio portuário.

Registre sua Opinião

1. A utilização de recursos da conta vinculada em segmentos do transporte aquaviário distintos dos que originam os recursos do AFRMM ocasiona problemas de concorrência nos referidos segmentos (a exemplo dos mercados de apoio portuário)?




Caso possível, justifique a opção escolhida.

800 caracteres

2. A utilização de recursos da conta vinculada em segmentos do transporte aquaviário distintos dos que originam os recursos do AFRMM ocasiona outros problemas de concorrência diversos dos comentados na questão anterior?




Caso sim, identifique e explique os problemas, bem como suas consequências potenciais sobre a economia.

800 caracteres

3. Existe experiência internacional de financiamento do transporte aquaviário com a possibilidade de utilização comentada nas questões anteriores?




Caso SIM, identifique e explique a experiência.

800 caracteres

4. Na hipótese de a resposta ter sido “SIM” na questão 1 ou 2, o aprimoramento regulatório para superar as deficiências de concorrência pode ser implementado por meio de:

(a) Apenas de mudança em lei?



Caso SIM, identifique e explique a mudança.

800 caracteres

b) Apenas de mudança infralegal?



Caso SIM, identifique e explique a mudança.

800 caracteres

c) Mudanças em lei e normas infralegais?



Caso SIM, identifique e explique a mudança.

800 caracteres

Caso NÃO, justifique a resposta.

800 caracteres

5. Aponte mais informações que julgar pertinentes.

1200 caracteres

Envio de opiniões não permitido. Opine aqui encontra-se encerrado.