TOMADA DE SUBSÍDIOS SEAE/SEPEC/ME Nº 08/2021 - Barreiras Regulatórias ao Comércio Exterior e Assimetria Concorrencial entre Empresas Brasileiras e Estrangeiras

Órgão: Ministério da Economia

Setor: ME - Secretaria de Acompanhamento Econômico

Status: Encerrada

Abertura: 25/08/2021

Encerramento: 25/10/2021

Contribuições Recebidas: 8

Resumo

OBJETO: Tomada Pública de Subsídios sobre barreiras regulatórias ao comércio exterior e assimetrias concorrenciais entre fornecedores brasileiros e estrangeiros decorrentes de normas regulatórias, no âmbito do Programa REG-OCDE.

OBJETIVO: O objetivo desta Tomada de Subsídios é contribuir com os trabalhos do Programa Reg-OCDE com vistas ao aprimoramento das condições de concorrência e de outros incentivos à eficiência econômica, por meio, no presente caso, da consolidação de informações acerca de barreiras regulatórias ao comércio exterior de bens ou serviços e de assimetrias concorrenciais entre fornecedores brasileiros e estrangeiros decorrentes de regulamentações de qualquer natureza.

Por barreira regulatória ao comércio exterior, entende-se qualquer regulamento que acarrete em onerosidade excessiva ou injustificada para se efetivar uma importação ou exportação de bens ou serviços, inclusive de natureza tributária.

Por assimetria concorrencial, entende-se qualquer norma ou regulamento que implique em tratamento distinto entre um fornecedor nacional e um estrangeiro, acarretando, por consequência, em ônus excessivo e injustificado sobre um deles.

CONTEXTUALIZAÇÃO: A Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (SEAE), consoante as atribuições estabelecidas pelo art. 19 da Lei no 12.529, de 2011, e pelo art. 119 do Decreto no 9.745, de 2019, lançou o Programa Reg-OCDE.

O Programa Reg-OCDE, Força-Tarefa de Convergência Regulatória à OCDE, pretende organizar e coordenar um esforço de trabalho interministerial com o objetivo de implementar as reformas regulatórias necessárias para a acessão do país à organização. Para tanto, promove a presente Tomada de Subsídios, com vistas à identificação de barreiras regulatórias ao comércio exterior e de assimetrias concorrenciais entre fornecedores brasileiros e estrangeiros decorrentes de normas regulatórias, tanto legais quanto infralegais, por meio da Transparência e Participação dos envolvidos.

Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail: seae@economia.gov.br.

Registre sua Opinião

1. Qual é o seu setor de atuação? (Se possível, utilize a Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

300 caracteres

2. No seu setor de atuação, há uma ou mais normas legais ou infralegais que gerem assimetria concorrencial entre fornecedores brasileiros e estrangeiros? Justifique, detalhando qual a diferença de tratamento existente entre fornecedores brasileiros e estrangeiros, e quais os ônus e custos decorrentes dessa assimetria.

2000 caracteres

3. Em caso afirmativo na questão anterior, favor elencar as normas legais ou infralegais em questão.

2000 caracteres

4. No seu setor de atuação, há alguma barreira ou dificuldade excessiva ou injustificada para o comércio exterior de bens ou serviços decorrente de regulamentações de qualquer natureza, inclusive tributária? Justifique, detalhando quais as dificuldades encontradas e quais as normas ou regulamentos que as estabelecem.

2500 caracteres

5. Aponte sugestões de aprimoramento regulatório pró-concorrencial ou informações adicionais que julgar apropriadas para o tema.

2000 caracteres

Envio de opiniões não permitido. Opine aqui encontra-se encerrado.