Minuta de Resolução para dispor sobre a Classificação de Danos decorrentes de acidentes, os procedimentos para regularização, transferência e baixa dos veículos envolvidos.

Órgão: Ministério do Transportes

Setor: MT - Ouvidoria - Secretaria Executiva

Status: Encerrada

Abertura: 27/11/2020

Encerramento: 11/12/2020

Processo: 80000.013523/2017-10

Contribuições recebidas: 75

Resumo

Um dos pilares em que se sustenta o processo regulatório do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é o da participação social. A elaboração de normativos ligados ao trânsito afeta, direta ou indiretamente, todo cidadão brasileiro e, portanto, faz-se necessário submeter à apreciação da sociedade as minutas de portarias e resoluções a serem editadas por esses órgãos. No caso específico das resoluções do CONTRAN, tal submissão passará a ser obrigatória a partir da entrada em vigor da Lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020, que altera o CTB.

Além disso, salienta-se que a presente Minuta foi elaborada pela Câmara Temática de Esforço Legal (CTEL), portanto, deve ser observado o § 3º do art. 23 do Regimento Interno das Câmaras Temáticas (aprovado pela Resolução CONTRAN nº 777, de 2019),  que determina a disponibilização de minuta de regulamentação para sugestões:


"Art. 23. O relator designado pelo Coordenador deverá apresentar sua nota técnica na reunião seguinte, permitida a prorrogação por até duas reuniões, desde que devidamente justificada a sua complexidade.

[...]

§ 3º Apresentada a nota técnica, envolvendo proposta de criação, revogação ou alteração de norma, a minuta de regulamentação será disponibilizada no site do DENATRAN para sugestões, pelo prazo de 15 (quinze) dias."

Vale destacar que, atualmente, a classificação de danos decorrentes de acidentes e os procedimentos para a regularização, transferência e baixa dos veículos envolvidos estão disciplinados pela Resolução CONTRAN nº 544, de 19 de agosto de 2015. Tal norma permite a transferência de propriedade de veículo com dano de média ou grande monta para as companhias seguradoras.

Contudo, verifica-se a necessidade de revisão da citada Resolução para contemplar a possibilidade de transferência de veículo classificado com dano de média monta, das seguradoras e particulares não segurados, para empresas especializadas na recuperação de veículos, pois a atividade de recuperação e conserto de veículos não é o negócio das seguradoras, mas de empresas especializadas em tal serviço. Na prática, ocorreria, tão somente, a adequação da norma à realidade fática existente.

Registra-se que o veículo sinistrado com dano de média monta somente poderá retornar ao mercado de venda de usado após a realização de inspeção técnica e emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), além da expedição do novo CRV, no qual estarão inseridas as informações relativas ao sinistro.

Nesse sentido, a fim de adequar a regulamentação do CONTRAN à realidade verificada no comércio de veículos com dano de média monta, sem contudo, permitir-se riscos à segurança veicular, apresenta-se a Minuta de Resolução em comento. 




Conteúdo

- Clique no balão ou no parágrafo que deseja contribuir -

Contribuir em:
Realize o login para contribuir e ver as contribuições
Envie sua contribuição
Informe o título da contribuição
Informe o resumo da contribuição (até 2000 caracteres)
Escolha o arquivo da contribuição. Somente PDF.
 
Contribuições recebidas

MINUTA DE RESOLUÇÃO

  

Dispõe sobre a classificação de danos decorrentes de acidentes, os procedimentos para a regularização, transferência e baixa dos veículos envolvidos.

1

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN), no uso da competência que que lhe conferem os incisos I, X e XV do art. 12 e o art. 141 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com base no que consta nos autos do processo administrativo nº 80000.013523/2017-10, resolve:

2

Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre a classificação de danos e os procedimentos para a regularização, a transferência e a baixa dos veículos envolvidos em acidentes.

3

Art. 2º O veículo envolvido em acidente deve ser avaliado pela autoridade de trânsito ou seu agente, na esfera das suas competências estabelecidas pelo CTB, e ter seu dano classificado conforme estabelecido nesta Resolução.

4

§ 1º Para automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, com estrutura em monobloco, a classificação do dano deve ser realizada conforme estabelecido no Anexo I desta Resolução.

5

§ 2º Para motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, a classificação do dano deve ser realizada conforme estabelecido no Anexo II desta Resolução.

6

§ 3º Para reboques e semirreboques, camionetas, caminhonetes e utilitários, com estrutura em chassis, caminhões e caminhões-trator, a classificação do dano deve ser realizada conforme estabelecido no Anexo III desta Resolução.

7

§ 4º Para ônibus e micro-ônibus, a classificação do dano deve ser realizada conforme estabelecido no Anexo IV desta Resolução.

8

§ 5º O cumprimento dos procedimentos previstos nesta Resolução não dispensa o registro completo do acidente no Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT).

9

§ 6º Veículos indenizados integralmente que não tenham sido objeto do relatório de avarias pela autoridade competente devem ter, no momento da transferência para o nome da Companhia Seguradora, seus danos classificados nos termos desta Resolução, mediante regulamentação do órgão executivo de trânsito do Estado ou Distrito Federal, responsável pela transferência.

10

§ 7º No caso de combinações de veículos, a análise de danos deve ser realizada individualmente para cada veículo registrado.

11

Art. 3º Concomitantemente à lavratura do BOAT, a autoridade de trânsito ou seu agente deve avaliar o dano sofrido pelo veículo no acidente, enquadrando-o em uma das categorias a seguir e assinalar o respectivo campo no ?Relatório de Avarias? constante em cada um dos anexos mencionados no art. 2º:

12

I ? dano de pequena monta (DPM) ou sem dano;

13

II ? dano de média monta (DMM); e

14

III ? dano de grande monta (DGM).

15

§ 1º Devem ser anexadas ao BOAT imagens do veículo acidentado - laterais direita e esquerda, frente e traseira, devendo ser justificada a impossibilidade de juntada de imagens.

16

§ 2º Quando, em virtude de circunstâncias excepcionais, a autoridade de trânsito ou seu agente não conseguirem verificar se um componente do veículo foi danificado no acidente, esse componente deve ser assinalado na coluna ?NA? do respectivo ?Relatório de Avarias? e sua pontuação considerada no cômputo geral da avaliação do veículo, justificando-se no campo ?observações? do relatório as razões pela qual ele não pôde ser avaliado.

17

§ 3º Em atendimento ao § 2º do art. 1º do CTB, para efeito de segurança no trânsito, um componente assinalado como não avaliado (?NA?) deve ser considerado como danificado e computado na avaliação geral do veículo.

18

§ 4º A avaliação deve ser feita levando em consideração:

19

I - os danos provocados diretamente pela dinâmica do acidente;

20

II - os danos advindos do atendimento ao acidente, tais como resgate, remoção, desobstrução da via, entre outros; e

21

III - outros danos preexistentes, sem relação direta com o acidente.

22

§ 5º Os danos previstos no inciso III do § 4º devem ser identificados adicionalmente no campo observações do relatório de avarias.

23

§ 6º As imagens devem ser obtidas e a avaliação deve ser realizada preferencialmente quando os veículos estiverem em condições adequadas de análise, especialmente, após o destombamento, socorro e desencarceramento de vítimas, entre outros.

24

Art. 4º Em caso de danos de média monta ou grande monta, o órgão ou entidade fiscalizadora de trânsito responsável pelo BOAT deve, em até 60 (sessenta) dias da data do acidente, expedir ofício acompanhado dos registros que possibilitaram a classificação do dano ao órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal responsável pelo registro do veículo, conforme modelo constante do Anexo V desta Resolução.

25

Parágrafo único. O envio da documentação deve ser por meio eletrônico previamente definido entre os órgãos e desde que contenha de forma visível o nome e a matrícula da autoridade de trânsito ou do agente de fiscalização que emitiu o documento ou de seu superior hierárquico, sendo, dispensável a assinatura se os sistemas permitirem autenticidade dos registros, excepcionalmente admitido via postal.

26

Art. 5º O órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal em que o veículo estiver registrado deve incluir a restrição administrativa no cadastro em até dez dias úteis após o recebimento da documentação citada no artigo anterior.

27

§ 1º A restrição administrativa será registrada na Base de Índice Nacional (BIN) pertencente ao sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), contendo a data do sinistro, o tipo de dano classificado, o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal responsável pela inclusão e, se for o caso, número do BOAT e o órgão fiscalizador responsável pela ocorrência.

28

§ 2º Enquanto perdurar a restrição administrativa imposta pelo órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal é proibida a circulação do veículo nas vias públicas, sob pena de infringir o disposto no art. 230, inciso VIII, do CTB.

29

§ 3º  Os órgãos e entidades pertencentes ao SNT poderão celebrar acordo de cooperação, ou outros tipos de ajustes, que possibilite o registro da monta diretamente pelo responsável pelo atendimento do acidente.

30

Art. 6º Imediatamente após o lançamento da restrição administrativa à circulação do veículo, o órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal deve notificar o proprietário, conforme modelo previsto no Anexo VI desta Resolução, informando-o sobre as providências para a regularização ou baixa do veículo.

31

Art. 7º O desbloqueio do veículo que tenha sofrido dano de média monta, com a emissão de novos CRV e CRLV, só pode ser realizado pelo órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal no qual o veículo esteja registrado.

32

§ 1º Considera-se desbloqueio do veículo a retirada da restrição administrativa existente no cadastro do veículo de que trata o § 1º do art. 5º.

33

§ 2º Deve ser exigido para desbloqueio de veículo com dano de média monta:

34

I - Certificado de Registro de Veículos (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) originais do veículo, RG, CPF ou CNPJ e comprovante de residência ou domicílio do proprietário, sendo aceitos os documentos emitidos em meio digital;

35

II - comprovação do serviço executado e das peças utilizadas, mediante apresentação da nota fiscal de serviço da oficina reparadora ou declaração do proprietário, acompanhada da(s) nota(s) fiscal (is) das peças utilizadas;

36

III - Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido por Instituição Técnica Licenciada (ITL), devidamente licenciada pelo DENATRAN e acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO); e

37

IV ? comprovação da autenticidade da identificação do veículo mediante vistoria do órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal ou entidade por ele autorizada.

38

§ 3º O órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal no qual está registrado o veículo com dano de média monta, de posse dos documentos previstos no parágrafo anterior, deve fazer constar no campo ?observações? do CRV/CRLV o número do CSV e a palavra ?Sinistrado? ou a sigla ?DMM?, que deverá permanecer no documento e no cadastro do veículo na BIN mesmo após eventuais transferências de propriedade, município ou Unidade da Federação, até a baixa definitiva do veículo.

39

§ 4º O desbloqueio do veículo ficará ainda vinculado à emissão de um novo CRV, no qual já estarão inseridas as informações relativas ao sinistro descritas no parágrafo anterior.

40

§ 5º Os documentos previstos nos parágrafos anteriores devem ser incorporados ao prontuário do veículo.

41

§ 6º Caso não ocorra a recuperação do veículo, seu proprietário deve providenciar a baixa do registro do veículo junto ao órgão de trânsito de seu registro, de acordo com o art. 126 do CTB e regulamentação complementar.

42

§ 7º Caso o veículo sofra acidente em Unidade da Federação (UF) distinta daquela na qual está registrado, é facultada ao proprietário do veículo ou seu representante legal a obtenção dos documentos citados nos incisos III e IV deste artigo no próprio local onde o veículo se encontra. O órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal que realizar vistoria em veículo registrado em outra UF deve comunicar formalmente sua realização ao órgão executivo de trânsito da UF onde o veículo está registrado.

43

Art. 8º O veículo enquadrado na categoria ?dano de grande monta? deve ser classificado como ?irrecuperável? pelo órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal que detiver seu registro, devendo ser executada a baixa do seu cadastro na forma estabelecida na Resolução CONTRAN nº 11, 23 de janeiro de 1998, e suas sucedâneas, bem como pelo CTB.

44

Art. 9º O proprietário do veículo, ou seu representante legal, classificado com "dano de grande monta" ou "dano de média monta" poderá apresentar recurso para reenquadramento do dano na categoria imediatamente inferior, sendo necessário, para tanto, o atendimento às seguintes exigências:

45

I - ser realizada nova avaliação técnica por profissional engenheiro legalmente habilitado e apresentado o respectivo laudo;

46

II - o veículo deve estar nas mesmas condições em que se encontrava após o acidente; e

47

III - A avaliação deve ser feita conforme os critérios de classificação de danos constantes desta Resolução e seus anexos;

48

IV - o laudo deve estar acompanhado de imagens ilustrativas do veículo mostrando as partes danificadas e as seguintes vistas: frontal, traseira, lateral direita, lateral esquerda, a 45° mostrando dianteira e lateral esquerda, a 45° mostrando dianteira e lateral direita, a 45° mostrando traseira e lateral esquerda e a 45° mostrando traseira e lateral direita;

49

V - o laudo deve estar acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) devidamente preenchida e assinada pelo engenheiro e pelo proprietário do veículo ou seu representante legal;

50

VI - o laudo e demais documentos devem ser apresentados ao órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal que detiver o registro do veículo no prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar da data da lavratura do BOAT, salvo caso fortuito ou força maior devidamente comprovados.

51

§ 1º O órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal que detiver o registro do veículo deve apreciar o recurso no prazo de quinze dias úteis, podendo requisitar a apresentação do veículo para avaliação própria ou por entidade por ele reconhecida.

52

§ 2º A requisição tratada no §1º deste artigo interrompe o prazo de apreciação e deve ser atendida pelo proprietário no prazo de dez dias úteis. A não apresentação do veículo para avaliação na forma e prazo previstos implica o indeferimento do recurso.

53

§ 3º Em caso de deferimento do recurso, o desbloqueio do veículo fica sujeito aos procedimentos descritos no artigo 7º desta Resolução.

54

§ 4º Transcorrido o prazo de 60 (sessenta) dias para análise do recurso de que tratam os §§ 1º e 2º, o silêncio da autoridade competente importará aprovação tácita para todos os efeitos, do recurso.

55

§ 5º Desde que atendidas as exigências estabelecidas nos incisos I ao VI do caput, nos casos de itens de peças e componentes assinalados com a opção ?NA? é possível o reenquadramento do dano do item e posterior reavaliação do somatório para a classificação da categoria de monta do veículo, inclusive para reenquadramento para dano de ?pequena monta?.

56

Art. 10. Caso o sinistro ocorra em Unidade da Federação (UF) distinta daquela na qual o veículo está registrado, é facultado ao seu proprietário, para efeito de baixa definitiva, entregar a comprovação de inutilização do chassi e placas no órgão executivo de trânsito onde o veículo se encontra, de acordo com o artigo 126 do CTB e regulamentação complementar, que encaminhará a Certidão de Entrega da inutilização do chassi e das placas para o órgão executivo de trânsito da UF onde o veículo estiver registrado, que promoverá a baixa definitiva.

57

Art. 11. As disposições contidas nesta Resolução também se aplicam aos veículos que sofreram acidentes antes de serem cadastrados, cabendo o envio de ofício com a documentação com a classificação de danos ao DENATRAN, para bloqueio administrativo no pré-cadastro da BIN e demais procedimentos daí decorrentes.

58

Art. 12. Veículos objetos de roubo ou furto que tenham sofrido avarias em itens pontuáveis dos relatórios contidos nos anexos desta Resolução também estão sujeitos às disposições nela contidas, devendo ser elaborados boletim de ocorrência policial e o BOAT, encaminhando-os ao órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal que detiver o registro do veículo.

59

Art. 13. Aplica-se o disposto nesta Resolução aos veículos transportados, envolvidos em acidentes de trânsito durante o transporte, nos quais deverá ser realizado relatório de avarias individualmente e independente do relatório de avarias do veículo transportador.

60

Art. 14. O veículo classificado com dano de média ou grande monta poderá ter sua propriedade transferida somente para as companhias seguradoras, nos casos de acidentes em que, por força da indenização, se opere a sub-rogação nos direitos de propriedade.

61

§ 1º As seguradoras e os proprietários dos veículos não segurados poderão transferir a propriedade do veículo classificado com danos de média monta para empresas ou entidades privadas cuja atividade principal seja a compra e venda de veículos sinistrados, exclusivamente mediante apresentação do CRV, com a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) devidamente preenchida, sendo vedada a circulação do veículo em vias terrestres, conforme disposto no CTB.

62

§ 2º A circulação do veículo somente será autorizada quando cumprido o disposto no art. 7º.

63

§ 3º Não poderão ser efetuadas a comercialização ou a comunicação de venda do veículo das empresas e entidades de compra e venda de veículos sinistrados para terceiros antes de atendido o disposto no art. 7º.

64

§ 4º  O veículo sinistrado somente será transferido à companhia seguradora ou às empresas e entidades de compra e venda de veículos sinistrados mediante apresentação da documentação referente ao processo de indenização, BOAT, se houver, relatório de avarias, imagens do veículo acidentado e o CRV.

65

§ 5º O registro da transferência de propriedade de veículo sinistrado para a companhia seguradora ou para as empresas e entidades privadas de compra e venda de veículos sinistrados deve observar o prazo previsto no inciso I do art. 123 do CTB.

66

§ 6º A transferência de propriedade prevista no § 5º deve ser precedida de vistoria para verificar somente os itens de identificação do veículo.

67

§ 7º A verificação dos equipamentos e itens de segurança do veículo sinistrado será dispensada na vistoria prevista no § 6º e somente será exigida para o cumprimento do disposto no inciso III do § 2º do art. 7º.

68

§ 8º No ato da transferência de propriedade prevista no § 5º, será emitido o CRV com a informação de que o veículo encontra-se proibido de circular nas vias públicas, até a adoção das providências previstas no art. 7º.

69

Art. 15. Os relatórios de avarias eventualmente existentes em estoque, e os sistemas de registro de Boletim de Acidente de Trânsito deverão ser adequados em até 1 (um) ano após a publicação desta Resolução.

70

Art. 16. Fica revogada a Resolução CONTRAN nº 544, de 19 de agosto de 2015.

71

Art. 17.  Esta Resolução entra em vigor em 4 de janeiro de 2021.

ANEXO I

PROCEDIMENTO PARA REGISTRO E CLASSIFICAÇÃO DE DANOS EM AUTOMÓVEIS, CAMIONETAS, CAMINHONETES E UTILITÁRIOS, COM ESTRUTURA EM MONOBLOCO.

72

1. Este procedimento aplica-se aos automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários com estrutura em monobloco.

73

2. O preenchimento do Relatório de Avarias constante deste Anexo deve retratar a condição real do veículo e ser feito conforme os seguintes critérios:

74

2.1. Quando verificar-se fisicamente que um componente estrutural ou de segurança passiva do veículo foi danificado no acidente, deve ser assinalada a coluna ?SIM? ao lado do respectivo item no relatório.

75

2.2. Quando um componente estrutural ou de segurança passiva não estiver danificado, ou não existir originalmente, deve ser assinalada a coluna ?NÃO? ao lado do respectivo item no relatório.

76

2.3. Quando, em virtude de circunstâncias excepcionais, a autoridade de trânsito ou seu agente não conseguirem verificar se um componente estrutural ou de segurança passiva do veículo foi danificado no acidente, esse componente deve ser assinalado na coluna ?NA? do respectivo ?Relatório de Avarias? e sua pontuação considerada no cômputo geral da avaliação do veículo, justificando-se no campo ?observações? do relatório as razões pelas quais ele não pôde ser avaliado.

77

2.4. Em atendimento ao § 2º do artigo 1º do CTB, para efeito de segurança no trânsito, até prova em contrário, um componente assinalado como não avaliado (?NA?) será considerado como danificado e será computado na avaliação geral do veículo.

78

3. A classificação do dano sofrido pelo veículo será feita conforme os seguintes critérios:

79

3.1. Categorias de danos:

  • Dano de pequena monta (DPM) ou sem dano;

  • Dano de média monta (DMM);

  • Dano de grande monta (DGM);

80

3.2. A classificação do dano na categoria ?pequena monta ou sem dano? dar-se-á quando o total de itens assinalados na coluna ?SIM? somados aos da coluna ?NA? for no máximo 2 (dois) itens.

81

3.3 A classificação do dano na categoria ?média monta? dar-se-á quando o total de itens assinalados na coluna ?SIM? somados aos da coluna ?NA? for superior a 1(um) não superior a 6 (seis) itens.

82

3.4. A classificação do dano na categoria ?grande monta? dar-se-á quando o total de itens assinalados na coluna ?SIM? somados aos da coluna ?NA? for superior a 6 (seis) itens, o que implica também na classificação do veículo como irrecuperável.

83

4. Os desenhos a seguir são ilustrativos de alguns itens de avaliação:



RELATÓRIO DE AVARIAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE DANOS EM VEÍCULOS SINISTRADOS

 

Veículo:

 

Placa:

 

Data:

 

Agente Responsável:

 

Matrícula:

 

Nº BOAT:

 

 

AUTOMÓVEIS, CAMIONETAS, CAMINHONETES E UTILITÁRIOS, COM ESTRUTURA EM MONOBLOCO

COMPONENTES, PEÇAS ESTRUTURAIS/SEGURANÇA PASSIVA AVARIADAS NO ACIDENTE

 

AVALIAÇÃO

DANO

AVALIAÇÃO

DANO

ITEM

Descrição da peça ou componente

SIM

NÃO

NA

ITEM

Descrição da peça ou componente

SIM

NÃO

NA

1

Mesa superior da suspensão dianteira

 


 


 


12

Longarina traseira esquerda

 


 


 


2

Longarina dianteira esquerda

 


 


 


13

Assoalho porta malas ou caçamba

 


 


 


3

Caixa de roda dianteira esquerda

 


 


 


14

Longarina traseira direita

 


 


 


4

Estrutura da soleira esquerda

 


 


 


15

Caixa de roda traseira direita

 


 


 


5

Air Bags Frontais

 


 


 


16

Estrutura da coluna traseira direita

 


 


 


6

Air Bags Laterais

 


 


 


17

Estrutura da soleira direita

 


 


 


7

Estrutura da coluna dianteira esquerda

 


 


 


18

Estrutura da coluna central direita

 


 


 


8

Estrutura da coluna central esquerda

 


 


 


19

Estrutura da coluna dianteira direita

 


 


 


9

Estrutura da coluna traseira esquerda

 


 


 


20

Assoalho central direito

 


 


 


10

Caixa de roda traseira esquerda

 


 


 


21

Caixa de roda dianteira direita

 


 


 


11

Assoalho central esquerdo

 


 


 


22

Longarina dianteira direita

 


 


 


 


TOTAL GERAL (SIM+NA):

 


 


 


 

Observações:

 

 

 



AVALIAÇÃO DO DANO

Quantidade de peças estruturais/seg. pass. danificadas de 0 a 1

DANO DE PEQUENA MONTA OU SEM DANO

Quantidade de peças estruturais/seg. pass. danificadas de 2 a 6

DANO DE MÉDIA MONTA

Quantidade de peças estruturais/seg. Pass. danificadas maior que 6

DANO DE GRANDE MONTA


84

SIM = item danificado no acidente.

85

NÃO = item não danificado ou não existente.

86

NA = item que não foi possível avaliar o dano (Não Avaliado), deve ser justificado.

ANEXO II

PROCEDIMENTO PARA REGISTRO E CLASSIFICAÇÃO DE DANOS EM MOTOCICLETAS, MOTONETAS, CICLOMOTORES, TRICICLOS E QUADRICICLOS.

87

1. Este procedimento aplica-se a motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.

88

2. O preenchimento do Relatório de Avarias constante deste Anexo deve retratar a condição real do veículo e ser feito conforme os seguintes critérios:

89

2.1. Quando verificar-se fisicamente que um componente do veículo foi danificado no acidente, deve ser assinalada a coluna ?SIM? ao lado do respectivo item no relatório.

90

2.2. Quando um componente não estiver danificado, ou não existir originalmente, deve ser assinalada a coluna ?NÃO? ao lado do respectivo item no relatório.

91

2.3. Quando, em virtude de circunstâncias excepcionais, a autoridade de trânsito ou seu agente não conseguirem verificar se um componente do veículo foi danificado no acidente, esse componente deve ser assinalado na coluna ?NA? do respectivo ?Relatório de Avarias? e sua pontuação considerada no cômputo geral da avaliação do veículo, justificando-se no campo ?observações? do relatório as razões pela qual ele não pôde ser avaliado.

92

2.4. Em atendimento ao § 2º do artigo 1º do CTB, para efeito de segurança no trânsito, até prova em contrário, um componente assinalado como não avaliado ?NA? será considerado como danificado e será computado na avaliação geral do veículo.

93

3. A classificação do dano sofrido pelo veículo será feita conforme os seguintes critérios:

94

3.1. Categorias de danos:

  • Dano de pequena monta (DPM) ou sem dano;

  • Dano de média monta (DMM);

  • Dano de grande monta DGM);

95

3.2. A classificação do dano na categoria ?pequena monta ou sem dano? dar-se-á quando o total dos itens assinalados nas colunas ?SIM? e ?NA? for igual a zero;

96

3.3. A classificação do dano na categoria ?média monta? dar-se-á quando o total de itens assinalados nas colunas ?SIM?, somados aos da coluna ?NA? for de 1 (um) a 4 (quatro) itens;

97

3.4. A classificação do dano na categoria ?grande monta? dar-se-á quando o total de itens assinalados na coluna ?SIM? somados ao da coluna ?NA? for superior a 4 (quatro) itens, o que implica também na classificação do veículo como irrecuperável.

98

4. Os desenhos a seguir são ilustrativos dos itens de avaliação:


RELATÓRIO DE AVARIAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE DANOS EM VEÍCULOS SINISTRADOS

 

Veículo:

 

Placa:

 

Data:

 

Agente Responsável:

 

Matrícula:

 

Nº BOAT:

 

 

MOTOCICLETAS, MOTONETAS, CICLOMOTORES, TRICICLOS E QUADRICICLOS

COMPONENTES, PEÇAS ESTRUTURAIS/SEGURANÇA PASSIVA AVARIADAS NO ACIDENTE

 

AVALIAÇÃO

DANO

AVALIAÇÃO

DANO

ITEM

Descrição da peça ou componente

SIM

NÃO

NA

ITEM

Descrição da peça ou componente

SIM

NÃO

NA

1

Mesa superior da suspensão dianteira

 


 


 


4

Chassi

 


 


 


2

Mesa inferior da suspensão dianteira

 


 


 


5

Garfo traseiro

 


 


 


3

Coluna de direção

 


 


 


6

Eixo traseiro (triciclo e quadriciclo)

 


 


 


 


TOTAL GERAL (SIM+NA):

 


 


 


 

Observações:

 



AVALIAÇÃO DO DANO

Quantidade de peças estruturais danificadas de 0

DANO DE PEQUENA MONTA OU SEM DANO

Quantidade de peças estruturais danificadas de 1 a 4

DANO DE MÉDIA MONTA

Quantidade de peças estruturais danificadas maior que 4

DANO DE GRANDE MONTA

99

 

SIM = item danificado no acidente.

NÃO = item não danificado ou não existente.

NA = item que não foi possível avaliar o dano (Não Avaliado), deve ser justificado.

100

 

ANEXO III

PROCEDIMENTO PARA REGISTRO E CLASSIFICAÇÃO DO DANO EM REBOQUES E SEMIRREBOQUES, CAMINHÕES E CAMINHÕES-TRATORES, ALÉM DE CAMIONETAS, CAMINHONETES E UTILITÁRIOS COM ESTRUTURA EM CHASSI.

101

1. Este procedimento se aplica aos reboques e semirreboques, aos caminhões com implementos rodoviários ou carroçarias e aos caminhões-tratores, além de camionetas, caminhonetes e utilitários, com estrutura em chassi.

102

2. O preenchimento do Relatório de Avarias constante deste Anexo deve retratar a condição real do veículo e ser feito conforme os seguintes critérios:

103

2.1 Quando verificar-se fisicamente que um componente do veículo foi danificado no acidente, deve ser assinalada a coluna ?SIM? ao lado do respectivo item no relatório.

104

2.2 Quando um componente não estiver danificado, ou não existir originalmente, deve ser assinalada a coluna ?NÃO? ao lado do respectivo item no relatório.

105

2.3 Quando, em virtude de circunstâncias excepcionais, a autoridade de trânsito ou seu agente não conseguirem verificar se um componente do veículo foi danificado no acidente, esse componente deve ser assinalado na coluna ?NA? do respectivo ?Relatório de Avarias? e sua pontuação considerada no cômputo geral da avaliação do veículo, justificando-se no campo ?observações? do relatório as razões pela qual ele não pôde ser avaliado.

106

2.4 Em atendimento ao § 2º do artigo 1º do CTB, para efeito de segurança no trânsito, até prova em contrário, um componente assinalado como não avaliado ?NA? será considerado como danificado e será computado na avaliação geral do veículo.

107

3. A classificação do dano será feita conforme os seguintes critérios:

108

3.1 Categorias de danos:

109

a) Dano de pequena monta ou sem dano: quando não houver nenhum item assinalado nas colunas ?SIM? ou ?NA?;

110

b) Dano de média monta: quando o item de maior gravidade assinalado nas colunas ?SIM? ou ?NA? for de categoria M (Média Monta);

111

c) Dano de grande monta: quando o item de maior gravidade assinalado nas colunas ?SIM? ou ?NA?, for de categoria G (Grande Monta).

112

3.2 Considera-se que ?dano de pequena monta ou sem dano? é o menos grave e ?dano de grande monta? é o de maior gravidade.

113

3.3 A classificação do dano do veículo se baseará no item de maior gravidade assinalado nas colunas ?SIM? ou ?NA?. Por exemplo, se dentre os itens assinalados nas colunas ?SIM? ou ?NA? existirem três itens cuja gravidade é ?M? (média monta) e um item de gravidade ?G? (grande monta), no campo ?DANO? deve ser assinalado o item ?GRANDE MONTA?, pois o item de maior gravidade tem categoria ?G?.

114

4. Devem ser avaliadas separadamente as avarias ocorridas na cabine e/ou carroçaria e as avarias ocorridas no chassi do veículo.

115

4.1 A classificação ?Dano de Grande Monta? não se aplica à cabine e à carroçaria.

116

4.2 A classificação ?dano de grande monta? no chassi acarreta, obrigatoriamente, no sucateamento do veículo como um todo.

117

5. Os componentes da cabine e/ou carroçaria danificados no acidente, dependendo do componente e da avaria sofrida, resultam na classificação do dano conforme as tabelas a seguir.

118

6. A constatação de avaria em algum componente da cabine e/ou carroçaria conforme a tabela 1, abaixo, resulta na classificação do veículo como portador, no mínimo, de ?Dano de Média Monta?, dependendo da avaliação do chassi do veículo.

119

 

TABELA 1

MÉDIA MONTA

COMPONENTES DA CABINE E/OU CARROÇARIA

Localização

Avaria de Origem Mecânica

Avaria de Origem Térmica

Cabine (quando existente)

Deformações na estrutura afetando coluna(s), painel corta fogo, soleira e/ou assoalho. (fig. 1)

Região termicamente afetada com dimensão menor ou igual a 2/3 do comprimento da

carroçaria.

 Carroçaria (quando existente)

Deformações na estrutura das laterais e/ou do teto (quando houver) atingindo o compartimento de carga.

 

Estrutura com deformação vertical ou lateral atingindo o compartimento de carga;

 

Estrutura com deformação vertical ou lateral afetando os componentes de união da base da carroçaria com o chassi.

120

 

121

7. Os componentes mecânicos e do chassi danificados no acidente resultam na classificação do veículo como portador, no mínimo, do dano especificado na coluna da esquerda da tabela 2 abaixo.

122

 

TABELA 2

CLASSIFICAÇÃO DO

DANO DO VEÍCULO

COMPONENTE DANIFICADO DO CHASSI

 


Avaria de Origem Mecânica

Avaria de Origem Térmica

MÉDIA MONTA

Suspensão, eixos, sistema de freio.

 

Para-choque traseiro (não se aplica em camionetas, caminhonetes e utilitários).

 

Chassi com deformação torcional permanente menor ou igual à altura da longarina ? item 8.1.

 

Chassi com deformação vertical permanente menor ou igual à altura da longarina ? item 8.2.

 

Chassi com deformação lateral permanente menor ou igual à distância interna entre as longarinas ? item 8.3.

Região do chassi termicamente afetada com dimensão menor ou igual a ¿ do comprimento do chassi e/ou qualquer fração da região da suspensão.

 

GRANDE MONTA

Chassi com deformações permanentes superiores às definidas na classificação de média monta.

Região do chassi termicamente afetada com dimensão superior a 2/3 do comprimento do chassi.

123

 

124

8. Tipos de deformação

125

8.1 Deformação torcional permanente

126

8.1.1 Quando o deslocamento (Y) provocado pela torção na secção transversal formada pelas longarinas (vigas) for inferior ou igual à altura da longarina (H), medida na região de maior dimensão, isso resulta na classificação do veículo como portador, no mínimo, de ?Dano de Média Monta?, dependendo da avaliação dos demais itens.

127

8.1.2 Quando o deslocamento (Y) provocado pela torção na secção transversal formada pelas longarinas (vigas) for superior à altura da longarina (H), medida na região de maior dimensão, isso resulta na classificação do veículo como portador de ?Dano de Grande Monta?.

128

8.2 Deformação vertical permanente

129

8.2.1 Quando o deslocamento (Y) formado pela linha superior do chassi for inferior ou igual à altura da longarina (H), medida na região de maior dimensão, isso resulta na classificação do veículo como portador, no mínimo, de ?Dano de Média Monta?,dependendo da avaliação dos demais itens.

130

8.2.2 Quando o deslocamento (Y) formado pela linha superior do chassi for superior à altura da longarina (H), medida na região de maior dimensão, isso resulta na classificação do veículo como portador de ?Dano de Grande Monta?.

131

NOTA: Na região do chassi de menor secção transversal (região frontal), é admitida a mesma deformação vertical (Y), visto que essa região é mais suscetível a pequenas deformações que não comprometem o restante do chassi. Seções menores facilitam a recuperação/substituição,mantendo a integridade do restante da estrutura.

132

8.3 Deformação lateral permanente

133

8.3.1 Quando o deslocamento(X) de uma longarina (viga), em qualquer um de seus pontos, for inferior ou igual à maior distância interna original (L) entre as longarinas(vigas), isso resulta na classificação do veículo como portador, no mínimo, de ?Dano de Média Monta?, dependendo da avaliação dos demais itens.

134

8.3.2 Quando o deslocamento(X) de uma longarina (viga), em qualquer um de seus pontos, for superior à maior distância interna original (L) entre as longarinas (vigas), isso resulta na classificação do veículo como portador de ?Dano de Grande Monta?.

ELATÓRIO DE AVARIAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE DANOS EM VEÍCULOS SINISTRADOS

 

Veículo:

 

Placa:

 

Data:

 

Agente Responsável:

 

Matrícula:

 

Nº BOAT:

 

 

REBOQUES, SEMIRREBOQUES, CAMINHÕES, CAMINHÕES TRATORES,  ALÉM DE CAMIONETAS,  CAMINHONETES E UTILITÁRIOS,  COM ESTRUTURA EM CHASSI

COMPONENTES,  PEÇAS ESTRUTURAIS/SEGURANÇA  PASSIVA AVARIADAS NO ACIDENTE

 

AVALIAÇÃO ? Cabine, Carroçaria, Para-choque Traseiro, Air Bag, Eixos, Sistemas de Suspensão e Freios

DANO

ITEM

Descrição da Peça ou Componente

Valor

SIM

NÃO

NA

1

Cabine com avarias na estrutura, afetando coluna(s) dianteiras ou traseira(s), painel corta-fogo, soleira ou assoalho.

M

 


 


 


2

Carroçaria com avarias na estrutura das laterais ou do teto (quando houver) atingindo o compartimento de carga, ou com deformação vertical ou lateral afetando o compartimento de carga, ou afetando os componentes de união da base da carroçaria com o chassis.

M

 


 


 


3

Para-choque traseiro danificado (não se aplica em camionetas, caminhonetes e utilitários).

M

 


 


 


4

Dano em qualquer componente do Sistema de Suspensão.

M

 


 


 


5

Avaria em qualquer um dos eixos.

M

 


 


 


6

Dano em qualquer componente do Sistema de Freios.

M

 


 


 


7

Chassi com deformação torcional menor ou igual à altura da longarina.

M

 


 


 


8

Chassi com deformação vertical menor ou igual à altura da longarina.

M

 


 


 


9

Chassi com deformação lateral menor ou igual à distância interna entre as longarinas.

M

 


 


 


10

Chassi com deformação torcional maior que a altura da longarina.

G

 


 


 


11

Chassi com deformação vertical maior que a altura da longarina.

G

 


 


 


12

Chassi com deformação lateral maior que a distância interna entre as longarinas.

G

 


 


 


13

Chassi com região termicamente afetada com dimensão menor ou igual a 2/3 do comprimento do chassi.

M

 


 


 


14

Chassi afetado termicamente na região onde está fixada a suspensão.

M

 


 


 


15

Chassi com região termicamente afetada com dimensão maior que 2/3 do comprimento do chassi.

G

 


 


 


16

Air bags (se existir)

M

 


 


 


M: Item que individualmente implica em Dano de Média Monta.

G: Item que individualmente implica em Dano de Grande Monta.

 

CLASSIFICAÇÃO DO DANO DO VEÍCULO

Assinale Abaixo o Campo Correspondente ao Dano do Veículo

 


Dano de Pequena Monta ou Sem Dano

quando não houver nenhum item assinalado nas colunas "SIM" ou "NA"

 


Dano de Média Monta (M):

quando o item de maior gravidade assinalado nas colunas "SIM" ou "NA? for de categoria M

 


Dano de Grande Monta (G):

quando o item de maior gravidade assinalado nas colunas "SIM" ou "NA? for de categoria G

"Dano de pequena monta? é o menos grave e ?dano de grande monta? é o de maior gravidade.

A classificação do dano do veículo terá a mesma classificação do item de maior gravidade assinalado nas colunas ?SIM? ou ?NA?.

 

OBSERVAÇÕES:

 

 

 

Quando o componente estiver danificado, assinalar com um X a coluna ?SIM?

Quando o componente não estiver danificado, ou não existir originalmente, assinalar com um X a coluna ?NÃO?

Caso não tenha sido possível avaliar se o componente foi ou não danificado no acidente, assinalar com um X a coluna ?NA?

 

SIM = item danificado no acidente.

NÃO = item não danificado ou não existente.

NA = item que não foi possível avaliar o dano (Não Avaliado), deve ser justificado.

135

 

ANEXO IV

PROCEDIMENTO PARA REGISTRO E CLASSIFICAÇÃO DO DANO EM ÔNIBUS E MICRO-ÔNIBUS

136

 

137

1.Este procedimento aplica-se aos ônibus e micro-ônibus.

138

2. O preenchimento do Relatório de Avarias constante deste Anexo deve retratar a condição real do veículo e ser feito conforme os seguintes critérios:

139

2.1 Quando verificar-se fisicamente que uma parte do veículo foi danificada no acidente, deve ser assinalada a coluna ?SIM? ao lado do respectivo item no relatório.

140

2.2 Quando a parte não estiver danificada, ou não existir originalmente, deve ser assinalada a coluna ?NÃO? ao lado do respectivo item no relatório.

141

2.3 Quando, em virtude de circunstâncias excepcionais, a autoridade de trânsito ou seu agente não conseguirem determinar com certeza se uma determinada parte do veículo foi ou não danificada no acidente, deve ser assinalada a coluna ?NA? ao lado do respectivo item no relatório, justificando-se no campo ?observações? a razão pela qual esse item não pôde ser avaliado.

142

2.4 Em atendimento ao § 2º do artigo 1º do Código de Trânsito Brasileiro, para efeito de segurança no trânsito e até prova em contrário, um item assinalado como não avaliado ?NA? será considerado como danificado e será computado na avaliação geral do veículo.

143

3. A classificação do dano sofrido pelo veículo será feita conforme os seguintes critérios:

144

3.1 Categorias de danos:

145

a) Dano de pequena monta ou sem dano: quando não houver nenhum item assinalado nas colunas ?SIM? ou ?NA?;

146

b) Dano de média monta: quando o item de maior gravidade assinalado nas colunas ?SIM? ou ?NA? for de categoria M (média monta);

147

c) Dano de grande monta: quando o item de maior gravidade assinalado nas colunas ?SIM? ou ?NA?, for de categoria G (grande monta).

148

3.2 Considera-se que ?dano de pequena monta? é o menos grave e ?dano de grande monta? é o de maior gravidade.

149

3.3 A classificação do dano do veículo se baseará no item de maior gravidade assinalado nas colunas ?SIM? ou ?NA?. Por exemplo, se dentre os itens assinalados nas colunas ?SIM? ou ?NA? existirem sete itens de gravidade ?M? (média monta) e nenhum item com gravidade ?G? (grande monta), no campo ?DANO? deve ser assinalado o item ?MÉDIA MONTA?, pois o item de maior gravidade tem categoria ?M?.

150

4. Devem ser avaliadas separadamente as avarias ocorridas na carroçaria e as avarias ocorridas no chassi do veículo.

151

4.1 A classificação ?dano de grande monta? não se aplica à carroçaria.

152

4.2 A classificação ?dano de grande monta? no chassi acarreta, obrigatoriamente, o sucateamento do veículo como um todo, incluindo a carroçaria.

153

5. Os componentes da carroçaria danificados no acidente, dependendo do componente e da avaria sofrida, resultam na classificação do dano conforme as tabelas a seguir.

154

5.1 A constatação de avaria em algum componente da carroçaria conforme a tabela 1 ?Média Monta?, abaixo, resulta na classificação do veículo como portador, no mínimo, de ?Dano de Média Monta?, dependendo da avaliação do chassi do veículo.

155

 

TABELA 1

MÉDIA MONTA

COMPONENTES DA CARROÇARIA

Localização

Avaria de Origem Mecânica

Avaria de Origem Térmica

Seção Dianteira

Avarias na estrutura afetando o posto do condutor e/ou a coluna ?B? da carroceria podendo afetar ainda o compartimento dos passageiros ou qualquer ponto de fixação das poltronas (bancos);

Região termicamente afetada com dimensão menor ou igual a 2/3 do comprimento da carroçaria.

 

Seção Traseira

Avarias na estrutura atingindo a porção traseira da carroceria, podendo afetar ainda o compartimento dos passageiros ou qualquer ponto de fixação das poltronas (bancos);

 


Seção Dianteira

Seção Central

Seção Traseira

Avarias na estrutura das laterais ou do teto atingindo o compartimento interno dos passageiros podendo ultrapassar o plano que passa pela linha de referência do peitoril (parte inferior das janelas);

 

Estrutura com deformação vertical, podendo afetar o compartimento dos passageiros e os componentes de união da base da carroceria com o chassi;

 

Estrutura com deformação lateral, podendo afetar o compartimento dos passageiros e os componentes de união da base da carroceria com o chassi.

 


156

 

157

IDENTIFICAÇÃO DOS PLANOS DE REFERÊNCIA

158

Notas:

  • O plano de referência do peitoril/janela indicado na figura 1 mantém-se como referência também no caso de veículos com dois andares.

  • No caso de ônibus articulados e biarticulados, a análise deve ser feita para cada unidade.

159

7.Os componentes mecânicos e do chassi danificados no acidente resultam na classificação do veículo como portador, no mínimo, do dano especificado na coluna da esquerda da tabela abaixo.

160

 

TABELA 3

CLASSIFICAÇÃO DO DANO DO VEÍCULO

COMPONENTE DANIFICADO DO CHASSI

 


Avaria de Origem Mecânica

Avaria de Origem Térmica

MÉDIA MONTA

Suspensão, eixos, sistema de freio.

 

Chassi com deformação torcional permanente menor ou igual à altura da longarina ? item 8.1.

 

Chassi com deformação vertical permanente menor ou igual à altura da longarina ? item 8.2.

 

Chassi com deformação lateral permanente menor ou igual à distância interna entre as longarinas ? item 8.3.

Região do chassi termicamente afetada com dimensão menor ou igual a 2/3 do comprimento do chassi e/ou qualquer fração da região da suspensão.

 

 

 

GRANDE MONTA

Chassi com deformações permanentes superiores às definidas na classificação de média monta.

Região do chassi termicamente afetada com dimensão superior a 2/3 do comprimento do chassi.

161

 

162

8. Tipos de deformação

163

8.1 Deformação torcional permanente

164

8.1.1 Quando o deslocamento (Y) provocado pela torção na secção transversal formada pelas longarinas (vigas) for inferior ou igual à altura da longarina (H),medida na região de maior dimensão, isso resulta na classificação do veículo como portador, no mínimo, de ?Dano de Média Monta?, dependendo da avaliação dos demais itens.

165

8.1.2 Quando o deslocamento (Y) provocado pela torção na secção transversal formada pelas longarinas (vigas) for superior à altura da longarina (H), medida na região de maior dimensão, isso resulta na classificação do veículo como portador de ?Dano de Grande Monta?.

166

 

167

8.2 Deformação vertical permanente

168

8.2.1 Quando o deslocamento (Y) formado pela linha superior do chassi for inferior ou igual à altura da longarina (H), medida na região de maior dimensão, isso resulta na classificação do veículo como portador, no mínimo, de ?Dano de Média Monta?, dependendo da avaliação dos demais itens.

169

8.2.2 Quando o deslocamento (Y) formado pela linha superior do chassi for superior à altura da longarina (H), medida na região de maior dimensão, isso resulta na classificação do veículo como portador de ?Dano de Grande Monta?.

170

NOTA: Na região do chassi de menor secção transversal (região frontal), é admitida a mesma deformação vertical (Y), visto que essa região é mais suscetível a pequenas deformações que não comprometem o restante do chassi. Seções menores facilitam a recuperação/substituição, mantendo a integridade do restante da estrutura.

171

8.3 Deformação lateral permanente

172

8.3.1 Quando o deslocamento(X) de uma longarina (viga), em qualquer um de seus pontos, for inferior ou igual à maior distância interna original (L) entre as longarinas (vigas), issoresulta na classificação do veículo como portador, no mínimo, de ?Dano de MédiaMonta?, dependendo da avaliação dos demais itens.

173

8.3.2 Quando o deslocamento(X) de uma longarina (viga), em qualquer um de seus pontos, for superior à maior distância interna original (L) entre as longarinas (vigas), isso resulta na classificação do veículo como portador de ?Dano de Grande Monta?.

RELATÓRIO DE AVARIAS PARA CLASSIFICAÇÃO DE DANOS EM VEÍCULOS SINISTRADOS

 

Veículo:

 

Placa:

 

Data:

 

Agente Responsável:

 

Matrícula:

 

Nº BOAT:

 

 

ÔNIBUS E MICRO-ÔNIBUS

COMPONENTES, PEÇAS ESTRUTURAIS/SEGURANÇA PASSIVA AVARIADAS NO ACIDENTE

 

AVALIAÇÃO ? Cabine, Carroçaria, Eixos, Sistemas de Suspensão e Freios

DANO

ITEM

Descrição da Peça ou Componente

Valor

SIM

NÃO

NA

1

Avaria na estrutura das laterais ou do teto afetando o posto do condutor.

M

 


 


 


2

Avaria na estrutura afetando a coluna "B" da carroçaria.

M

 


 


 


3

Avaria na estrutura afetando qualquer ponto de fixação das poltronas/bancos.

M

 


 


 


4

Avarias na estrutura das laterais ou do teto atingindo o compartimento interno dos passageiros podendo ultrapassar o plano que passa pela linha de referência do peitoril (parte inferior das janelas).

M

 


 


 


5

Estrutura com deformação vertical, que afete o compartimento dos passageiros e/ou os componentes de união da base da carroçaria com o chassi.

M

 


 


 


6

Estrutura com deformação lateral, que afete o compartimento dos passageiros e/ou os componentes de união da base da carroçaria com o chassi.

M

 


 


 


7

Região da carroçaria e/ou do chassi termicamente afetada com dimensão menor ou igual a 2/3 do comprimento do chassi.

M

 


 


 


8

Chassi com deformação torcional menor ou igual à altura da longarina.

M

 


 


 


9

Chassi com deformação vertical menor ou igual à altura da longarina.

M

 


 


 


10

Chassi com deformação lateral menor ou igual à distância interna entre as longarinas.

M

 


 


 


11

Chassi com deformação torcional maior que a altura da longarina.

G

 


 


 


12

Chassi com deformação vertical maior que a altura da longarina.

G

 


 


 


13

Chassi com deformação lateral maior que a distância interna entre as longarinas.

G

 


 


 


14

Chassi afetado termicamente na região onde está fixada a suspensão.

M

 


 


 


15

Dano em qualquer componente do Sistema de Suspensão.

M

 


 


 


16

Avaria em qualquer um dos eixos.

M

 


 


 


17

Dano em qualquer componente do Sistema de Freios.

M

 


 


 


18

Região do chassis termicamente afetada com dimensão maior que a 2/3 do comprimento do chassi.

G

 


 


 


M: Item que individualmente implica em Dano de Média Monta.

G: Item que individualmente implica em Dano de Grande Monta.

 

CLASSIFICAÇÃO DO DANO DO VEÍCULO

Assinale Abaixo o Campo Correspondente ao Dano do Veículo

 


Dano de Pequena Monta ou Sem Dano

quando não houver nenhum item assinalado nas colunas "SIM" ou "NA"

 


Dano de Média Monta (M):

quando o item de maior gravidade assinalado nas colunas "SIM" ou "NA? for de categoria M

 


Dano de Grande Monta (G):

quando o item de maior gravidade assinalado nas colunas "SIM" ou "NA? for de categoria G

"Dano de pequena monta? é o menos grave e ?dano de grande monta? é o de maior gravidade.

A classificação do dano do veículo terá a mesma classificação do item de maior gravidade assinalado nas colunas ?SIM? ou ?NA?.

 

OBSERVAÇÕES:

 

 

 

 

SIM = item danificado no acidente.

NÃO = item não danificado ou não existente.

NA = item que não foi possível avaliar o dano (Não Avaliado), deve ser justificado.

174

 

ANEXO V

OFÍCIO PARA COMUNICAÇÃO DE DANO DE MÉDIA MONTA OU DE GRANDE MONTA EM VEÍCULOS

175

 

176

Ofício n.º / ano (Número de Referência)

177

Cidade/Data de emissão do Ofício

178

Ao Senhor

179

..................................................

180

Diretor do DETRAN

181

 

182

Assunto: Encaminhamento de documentação utilizada na classificação de danos em veículo(s) envolvido(s) em acidente de trânsito.

183

 

184

Senhor Diretor,

185

 

186

Encaminhamos a documentação utilizada na classificação de dano prevista na Resolução Contran n.º ......./ano, parte integrante do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito ? BOAT nº......., relativo ao(s) veículo(s) placa(s) .........................., para adoção das providências administrativas também previstas na Resolução acima citada.

187

 

188

Atenciosamente,

189

 

190

Nome do Diretor

191

Órgão Fiscalizador

192

 

ANEXO VI

OFÍCIO PARA A NOTIFICAÇÃO DE DANO DE MÉDIA MONTA OU DANO DE GRANDE MONTA EM VEÍCULO.

193

 

194

OFÍCIO N.º ............./DETRAN/UF/ANO

195

Cidade/Data de emissão do Ofício

196

 

197

Prezado Senhor,

198

 

199

Comunicamos a V. Sa. que consoante a decisão prolatada no Processo n° ........................., este Órgão de Trânsito procedeu ao bloqueio administrativo do veículo registrado em seu nome, no Município de .........................................................., e possuidor das seguintes características:

200

Marca/modelo:

201

Placas:

202

Ano de Fabricação:

203

Código RENAVAM:

204

Chassi nº:

205

A decisão está fundamentada na Resolução nº....../2010 do CONTRAN e decorreu do acidente em que o veículo foi envolvido, que resultou em dano .................. monta no mesmo.

206

Em virtude do bloqueio no registro do veículo, sua situação passou a ser considerada irregular, não podendo o mesmo ser licenciado, transferido e nem posto em circulação sem que se cumpram as exigências da acima citada Resolução.

207

 

208

Atenciosamente,

209

 

210

Diretor do DETRAN/UF







Participe!

Para participar deve estar logado no portal.

Acessar

Contribuições Recebidas

75 contribuições recebidas
Para ver o teor das contribuições deve estar logado no portal