Homologação dos veículos e as combinações de veículos de carga e de passageiros com seus respectivos limites de comprimento, peso bruto total (PBT) e peso bruto total combinado (PBTC).

Órgão: Ministério do Transportes

Setor: MT - Ouvidoria - Secretaria Executiva

Status: Encerrada

Abertura: 04/02/2022

Encerramento: 05/03/2022

Processo: 50000.036835/2021-17

Contribuições recebidas: 112

Resumo

Um dos pilares em que se sustenta o processo regulatório da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) é o da participação social. A elaboração de normativos ligados ao trânsito afeta, direta ou indiretamente, todo cidadão brasileiro, portanto, faz-se necessário submeter à apreciação da sociedade as minutas de portarias e resoluções a serem editadas por esses órgãos.

A Minuta de Portaria ora submetida à consulta pública visa atender ao Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, que determina a revisão e consolidação de todos os atos normativos inferiores a decreto editados por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, incluindo: portarias; resoluções; instruções normativas; ofícios e avisos; orientações normativas; diretrizes; recomendações, despachos de aprovação e qualquer outro ato inferior a decreto com conteúdo normativo.

Nesse sentido, a Minuta em consulta consolida as disposições da Portaria DENATRAN nº 63, de 31 de março de 2009; Portaria DENATRAN nº 47, de 17 de abril de 2015; Portaria DENATRAN nº 249, de 29 de dezembro de 2016; e Portaria DENATRAN nº 86, de 31 de maio de 2017, que tratam sobre a homologação dos veículos e as combinações de veículos de carga e de passageiros com seus respectivos limites de comprimento, peso bruto total e peso bruto total combinado.

A Minuta em consulta também regulamenta em seu Anexo as combinações de veículos de carga previstas nas Resoluções CONTRAN nº 872, de 13 de setembro de 2021 e nº 882, de de 13 de dezembro de 2021, ou seja, das CVC com PBTC superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas destinadas ao transporte de cana-de-açúcar e das CVC dotadas de 4º eixo no semirreboque com PBTC inferior ou igual a 58,5 toneladas. Além disso, há ajustes acerca dos códigos das combinações que visa o melhor entendimento e a maior facilidade para inclusões e/ou alterações futuras combinações de veículos.


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1

MINUTA DE PORTARIA

2

 

  

Homologa os veículos e as combinações de veículos de carga e de passageiros, constantes do Anexo desta Portaria, com seus respectivos limites de comprimento, peso bruto total (PBT) e peso bruto total combinado (PBTC).

3

O SECRETÁRIO NACIONAL DE TRÂNSITO, no uso da competência que lhe confere o inciso I  do art. 19 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e com base no que consta nos autos do processo administrativo nº 50000.036835/2021-17, resolve:

4

Art. 1º Esta Portaria homologa os veículos e as combinações de veículos de transporte de carga e de passageiros, constantes do Anexo desta Portaria, com seus respectivos limites de comprimento, peso bruto total (PBT) e peso bruto total combinado (PBTC).

5

Parágrafo único. O Anexo desta Portaria encontra-se disponível no site do órgão máximo executivo de trânsito da União.

6

Art. 3º  Ficam revogadas as Portarias DENATRAN:

7

I - nº 63, de 31 de março de 2009;

8

II - nº 47, de 17 de abril de 2015;

9

III - nº 249, de 29 de dezembro de 2016; e

10

IV - nº 86, de 31 de maio de 2017.

11

Art. 4o Esta Portaria entra em vigor em 1º de fevereiro de 2022.


12

ANEXO I

COMPOSIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O TRANSPORTE DE CARGAS

Caminhão

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Superior a 19,8

Superior ou igual a 25,0

C1

6 + 6 = 12

12

 

 

 

 

 

 

14,00

C2

6 + 10 = 16

16

 

 

 

 

 

 

C3

6 + 17 = 23

23

 

 

 

 

 

 

C4

6 + 13,5 = 19,5

19,5

 

 

 

 

 

 

C5

6 + 13,5 = 19,5

19,5

 

 

 

 

 

 

C6

12 + 17 = 29

29

 

 

 

 

 

 

C7

12 + 13,5 = 25,5

25,5

 

 

 

 

 

 

C8

12 + 13,5 = 25,5

25,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O TRANSPORTE DE CARGAS

Caminhão Trator + Semirreboque

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Superior a 19,8

Superior ou igual a 25,0

CTS1

6 + 10 + 10 = 26

                        

26

26

 

 

 

 

18,60

CTS2

6 + 10 + 17 = 33

 

33

33

 

 

 

 

CTS3

6 + 10 + 10 + 10 = 36

 

36

36

 

 

 

 

CTS4

6 + 10 + 25,5 = 41,5

 

41,5

41,5

 

 

 

 

CTS5

6 + 10 + 10 + 17 = 43

 

43

43

 

 

 

 

CTS6

6 + 10 + 10 + 10 + 10 = 46

 

45

46

 

 

 

 

CTS7

6 + 17 + 10 = 33

 

33

33

 

 

 

 

CTS8

6 + 17 + 10 + 10 = 43

 

43

43

 

 

 

 

CTS9

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

39,5

39,5

 

 

 

 

CTS10

6 + 17 + 25,5 = 48,5

 

45

48,5

 

 

 

 

CTS11

6 + 17 + 10 + 25,5 = 58,5

 

 

 

 

58,5

 

 

CTS12

6 + 13,5 + 25,5 = 45

 

45

45

 

 

 

 

CTS13

6 + 17 + 10 + 17 = 50

 

45

50

 

 

 

 

CTS14

6 + 13,5 + 10 + 17 = 46,5

 

45

46,5

 

 

 

 

CTS15

6 + 17 + 10 + 10 + 10 = 53

 

45

53

 

 

 

 

CTS16

6 + 13,5 + 10 + 10 + 10 = 49,5

 

45

49,5

 

 

 

 

CTS17

6 +13,5 + 10 = 29,5

 

29,5

29,5

 

 

 

 

CTS18

6 + 13,5 + 17 = 36,5

 

36,5

36,5

 

 

 

 

CTS19

6 + 17 + 17 = 40

 

40

40

 

 

 

 

CTS20

12 + 13,5 + 10 + 17 = 52,5

 

45

52,5

 

 

 

 

CTS21

12 + 10 + 25,5 = 47,5

 

45

47,5

 

 

 

 

CTS22

12 + 17 + 25,5 = 54,5

 

45

54,5

 

 

 

 

CTS23

12 + 13,5 + 25,5 = 51

 

45

51

 

 

 

 

CTS24

12 + 17 + 10 = 39

 

39

39

 

 

 

 

CTS25

12 + 13,5 + 10 = 35,5

 

35,5

35,5

 

 

 

 

CTS26

12 + 17 + 17 = 46

 

45

46

 

 

 

 

CTS27

12 + 13,5 + 17 = 42,5

 

42,5

42,5

 

 

 

 

CTS28

12 + 17 + 10 + 10 = 49

 

45

49

 

 

 

 

CTS29

12 + 13,5 + 10 + 10 = 45,5

 

45

45,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O TRANSPORTE DE CARGAS

Caminhão + Reboque

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Superior a 19,8

Superior ou igual a 25,0

CR1

6 + 10 +10 + 10 = 36

 

 

 

36

36

 

 

19,80

CR2

6 + 10 + 10 + 17 = 43

 

 

 

43

43

 

 

CR3

6 + 10 + 17 + 17 = 50

 

 

 

45

50

 

 

CR4

6 + 17+ 10 + 10 = 43

 

 

 

43

43

 

 

CR5

6 + 17 + 10 + 17 = 50

 

 

 

45

50

 

 

CR6

6 + 17 + 17 + 17 = 57

 

 

 

45

57

 

 

CR7

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

39,5

39,5

 

 

CR8

6 + 13,5 + 10 +17 = 46,5

 

 

 

45

46,5

 

 

CR9

6 + 13,5 + 17 + 17 = 53,5

 

 

 

45

53,5

 

 

CR10

12 + 17 + 10 + 10 = 49

 

 

 

45

49

 

 

CR11

12 + 17 + 10 + 17 = 56

 

 

 

45

56

 

 

CR12

12 + 13,5 + 10 + 10 = 45,5

 

 

 

45

45,5

 

 

CR13

12 + 13,5 + 10 + 17 = 52,5

 

 

 

45

52,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O TRANSPORTE DE CARGAS

Caminhão Trator + Semirreboque + Reboque

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Superior a 19,8

Superior ou igual a 25,0

CTSR1

6 + 10 + 10 + 10 + 10 = 46

 

 

 

45

46

 

 

19,80

CTSR2

6 + 10 + 17 + 10 + 10 = 53

 

 

 

45

53

 

 

CTSR3

6 + 10 + 10 + 10 +17 = 53

 

 

 

45

53

 

 

CTSR4

6 + 17 + 10 + 10 + 10 = 53

 

 

 

45

53

 

 

CTSR5

6 + 13,5 + 10 + 10 + 10 = 49,5

 

 

 

45

49,5

 

 

CTSR6

6 + 13,5 + 17 + 10 + 10 = 56,5

 

 

 

45

56,5

 

 

CTSR7

6 + 13,5 + 10 + 10 + 17 = 56,5

 

 

 

45

56,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O TRANSPORTE DE CARGAS

Caminhão Trator + 2 Semirreboques

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Superior a 19,8

Superior ou igual a 25,0

CTSS1

6 + 10 + 10 + 10 = 36

 

 

 

36

36

 

 

19,80

CTSS2

6 + 17 +10 + 10 = 43

 

 

 

43

43

 

 

CTSS3

6 + 13,5 +10 + 10 = 39,5

 

 

 

39,5

39,5

 

 

CTSS4

6 + 10 + 17 + 10 = 43

 

 

 

43

43

 

 

CTSS5

6 + 17 + 17 + 10 = 50

 

 

 

45

50

 

 

CTSS6

6 + 13,5 + 17 + 10 = 46,5

 

 

 

45

46,5

 

 

CTSS7

6 + 10 + 17 + 17 = 50

 

 

 

45

50

 

 

CTSS8

6 + 17 + 17 + 17 = 57

 

 

 

45

57

 

 

CTSS9

6 + 13,5 + 17 + 17 = 53,5

 

 

 

45

53,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES QUE NECESSITAM DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO (AET)

Caminhão Trator + Semirreboque + Reboque

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Superior a 19,8

Superior ou igual a 25,0

CTSR1+

6 + 10 + 10 + 10 + 10 = 46

 

 

 

 

 

46

 

30,00

CTSR2+

6 + 17 +10 + 10 + 10 = 53

 

 

 

 

 

53

 

CTSR3+

6 + 10 + 10 + 10 + 17 = 53

 

 

 

 

 

53

 

CTSR4+

6 + 17 +17 + 10 + 10 = 60

 

 

 

 

 

 

60

CTSR5+

6 + 17 +17 + 10 + 17 = 67

 

 

 

 

 

 

67

CTSR6+

6 + 17 + 17 + 17 + 17 = 74

 

 

 

 

 

 

74

CTSR7+

12 + 17 +17 + 10 + 10 = 66

 

 

 

 

 

 

66

CTSR8+

12 + 17 +17 + 10 + 17 = 73

 

 

 

 

 

 

73

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES QUE NECESSITAM DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO (AET)

Caminhão Trator + 2 Semirreboques

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Superior a 19,8

Superior ou igual a 25,0

CTSS1+

6 + 10 + 10 + 10 = 36

 

 

 

 

 

36

 

30,00

CTSS2+

6 + 17 + 10 + 10 = 43

 

 

 

 

 

43

 

CTSS3+

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

 

 

39,5

 

CTSS4+

6 + 10 + 17 + 10 = 43

 

 

 

 

 

43

 

CTSS5+

6 + 17 + 17 + 10 = 50

 

 

 

 

 

50

 

CTSS6+

6 + 13,5 + 17 + 10 = 46,5

 

 

 

 

 

46,5

 

CTSS7+

6 + 10 + 17 + 17 = 50

 

 

 

 

 

50

 

CTSS8+

6 + 17 + 17 + 17 = 57

 

 

 

 

 

57

 

CTSS9+

6 + 13,5 + 17 + 17 = 53,5

 

 

 

 

 

53,5

 

CTSS10+

6 + 17 + 17 + 25,5 = 65,5

 

 

 

 

 

 

65,5

CTSS11+

6 + 17 + 25,5 + 25,5 = 74

 

 

 

 

 

 

74

CTSS12+

12 + 17 + 17 + 17 = 63

 

 

 

 

 

 

63

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES QUE NECESSITAM DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO (AET)

Caminhão Trator + 2 Reboques

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Superior a 19,8

Superior ou igual a 25,0

CTRR1+

6 + 17 +10 + 10 + 10 + 10 = 63

 

 

 

 

 

 

63

30,00

CTRR2+

6 + 17 +10 + 10 + 10 + 17 = 70

 

 

 

 

 

 

70

CTRR3+

12 + 17 +10 + 10 + 10 + 10 = 69

 

 

 

 

 

 

69

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES QUE NECESSITAM DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO (AET)

Caminhão Trator + 3 Semirreboques

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Superior a 19,8

Superior ou igual a 25,0

CTSSS1+

6 + 17 + 17 + 10 + 10 = 60

 

 

 

 

 

 

60

30,00

CTSSS2+

6 + 17 + 10 + 17 + 10 = 60

 

 

 

 

 

 

60

CTSSS3+

6 + 17 + 10 + 10 + 17 = 60

 

 

 

 

 

 

60

CTSSS4+

6 + 17 + 17 + 17 + 10 = 67

 

 

 

 

 

 

67

CTSSS5+

6 + 17 + 17 + 10 + 17 = 67

 

 

 

 

 

 

67

CTSSS6+

6 + 17 + 10 + 17 + 17 = 67

 

 

 

 

 

 

67

CTSSS7+

6 + 17 + 17 + 17 + 17 = 74

 

 

 

 

 

 

74

CTSSS8+

6 + 13,5 + 17 + 10 + 10 = 56,5

 

 

 

 

 

56,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES QUE NECESSITAM DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO (AET)

Caminhão + Reboque¹

 ¹ Somente para reboques registrados até 30 de abril de 2009.

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Superior a 19,8

Superior ou igual a 25,0

CR1+

6 + 10 +10 + 10 = 36

 

 

 

 

 

36

 

25,00

CR2+

6 + 10 + 10 + 17 = 43

 

 

 

 

 

43

 

CR3+

6 + 10 + 17 + 17 = 50

 

 

 

 

 

50

 

CR4+

6 + 17 + 10 + 10 = 43

 

 

 

 

 

43

 

CR5+

6 + 17 + 10 + 17 = 50

 

 

 

 

 

50

 

CR6+

6 + 17 + 17 + 17 = 57

 

 

 

 

 

57

 

CR7+

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

 

 

39,5

 

CR8+

6 + 13,5 + 10 +17 = 46,5

 

 

 

 

 

46,5

 

CR9+

6 + 13,5 + 17 + 17 = 53,5

 

 

 

 

 

53,5

 

CR10+

12 + 17 + 10 + 10 = 49

 

 

 

 

 

49

 

CR11+

12 + 17 + 10 + 17 = 56

 

 

 

 

 

56

 

CR12+

12 + 13,5 + 10 + 10 = 45,5

 

 

 

 

 

45,5

 

CR13+

12 + 13,5 + 10 + 17 = 52,5

 

 

 

 

 

52,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÃO QUE NECESSITA DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO (AET)

Caminhão Trator + Semirreboque + Reboque com rala

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou
igual a 14,0

Inferior
a 16,0

Superior ou
igual a 16,0

Inferior
a 17,5

Superior ou
igual a 17,5

Superior
a 19,8

Superior ou
igual a 28,0

CTSRr1+

6 + 17 + 25,5 + 17 + 25,5 = 91

 

 

 

 

 

 

91

30,00

CTSRr2+

6 + 17 + 17 + 17 + 25,5 = 82,5

 

 

 

 

 

 

82,5

CTSRr3+

6 + 17 + 25,5 + 17 + 17 = 82,5

 

 

 

 

 

 

82,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS

Ônibus urbano convencional

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior ou igual a 15,0

Superior ou igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Inferior ou igual a 18,6

Superior ou igual a 25,0

OU1

6 + 6 = 12

12

 

 

 

 

 

 

14,00

OU2

6 + 10 = 16

16

 

 

 

 

 

 

OU3

6 + 17 = 23

23

 

 

 

 

 

 

OU4

6 + 13,5 = 19,5

19,5

 

 

 

 

 

 

OU5

6 + 13,5 = 19,5

19,5

 

 

 

 

 

 

OU6

12 + 10 = 22

 

22

 

 

 

 

 

15,00

OU7

12+ 10 = 22

 

22

 

 

 

 

 

OU8

12 + 10 = 22

 

22

 

 

 

 

 

OU9

12 + 17 = 29

 

29

 

 

 

 

 

OU10

12 + 13,5 = 25,5

 

25,5

 

 

 

 

 

OU11

12 + 13,5 = 25,5

 

25,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS

Ônibus urbano articulado

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior ou igual a 15,0

Superior ou igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Inferior ou igual a 18,6

Superior ou igual a 25,0

OUA1

6 + 10 + 10 = 26

 

 

 

 

 

26

 

18,60

OUA2

6 + 17 + 10 = 33

 

 

 

 

 

33

 

OUA3

6 + 13,5 + 10 = 29,5

 

 

 

 

 

29,5

 

OUA4

6 + 13,5 + 10 = 29,5

 

 

 

 

 

29,5

 

OUA5

12 + 10 + 10 = 32

 

 

 

 

 

32

 

OUA6

12 + 10 + 10 = 32

 

 

 

 

 

32

 

OUA7

6 + 6 + 17 = 29

 

 

 

 

 

29

 

OUA8

6 + 10 + 13,5 = 29,5

 

 

 

 

 

29,5

 

OUA9

6 + 10 + 13,5 = 29,5

 

 

 

 

 

29,5

 

OUA10

6 + 10 + 10 + 6 = 32

 

 

 

 

 

32

 

OUA11

6 + 10 + 6 + 10 = 32

 

 

 

 

 

32

 

OUA12

6 + 10 + 10 +10 = 36

 

 

 

 

 

36

 

OUA13

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

 

 

39,5

 

OUA14

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

 

 

39,5

 

OUA15

12 + 10 + 13,5 = 35,5

 

 

 

 

 

35,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS

Ônibus urbano com reboque

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior ou igual a 15,0

Superior ou igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Inferior ou igual a 18,6

Superior ou igual a 25,0

OUR1

6 + 10 + 10 +10 = 36

 

 

 

 

 

36

 

19,80

OUR2

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

 

 

39,5

 

OUR3

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

 

 

39,5

 

OUR4

6 + 10 + 6 +10 = 32

 

 

 

 

 

32

 

OUR5

6 + 13,5 + 6 + 10 = 35,5

 

 

 

 

 

35,5

 

OUR6

6 + 13,5 + 6 + 10 = 35,5

 

 

 

 

 

35,5

 

OUR7

12 + 10 + 6 + 10 = 38

 

 

 

 

 

38

 

OUR8

12 + 10 + 6 + 10 = 38

 

 

 

 

 

38

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES QUE NECESSITAM DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO (AET)

Ônibus urbano com reboque

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior ou igual a 15,0

Superior ou igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Inferior ou igual a 18,6

Superior ou igual a 25,0

OUR1+

6 + 10 + 10 = 26

 

 

 

 

 

26

 

25,00

OUR2+

6 + 17 + 10 = 33

 

 

 

 

 

33

 

OUR3+

6 + 13,5 + 10 = 29,5

 

 

 

 

 

29,5

 

OUR4+

6 + 13,5 + 10 = 29,5

 

 

 

 

 

29,5

 

OUR5+

6 + 6 + 17 = 29

 

 

 

 

 

29

 

OUR6+

6 + 10 + 13,5 = 29,5

 

 

 

 

 

29,5

 

OUR7+

6 + 10 + 13,5 = 29,5

 

 

 

 

 

29,5

 

OUR8+

6 + 10 + 10 + 6 = 32

 

 

 

 

 

32

 

OUR9+

6 + 10 + 6 +10 = 32

 

 

 

 

 

32

 

OUR10+

6 + 10 + 10 +10 = 36

 

 

 

 

 

36

 

OUR11+

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

 

 

39,5

 

OUR12+

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

 

 

39,5

 

OUR13+

6 + 17 + 10 + 10 = 43

 

 

 

 

 

43

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES QUE NECESSITAM DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO (AET)

Ônibus urbano Bi-articulado

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior ou igual a 15,0

Superior ou igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Inferior ou igual a 18,6

Superior ou igual a 25,0

OUAA1+

6 + 10 + 10 + 10 = 36

 

 

 

 

 

 

36

30,00

OUAA2+

6 + 17 + 10 + 10 = 43

 

 

 

 

 

 

43

OUAA3+

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

 

 

 

39,5

OUAA4+

6 + 13,5 + 10 + 10 = 39,5

 

 

 

 

 

 

39,5

OUAA5+

12 + 10 + 10 + 10 = 42

 

 

 

 

 

 

42

OUAA6+

12 + 10 + 10 + 10 = 42

 

 

 

 

 

 

42

OUAA7+

12 + 10 + 10 + 10 = 42

 

 

 

 

 

 

42

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS

Ônibus rodoviário convencional

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior ou igual a 15,0

Superior ou igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Inferior ou igual a 18,6

Superior ou igual a 25,0

ORC1

7 + 7 = 14

14

 

 

 

 

 

 

14,00

ORC2

7 + 11 = 18

18

 

 

 

 

 

 

ORC3

7 + 18 = 25

25

 

 

 

 

 

 

ORC4

7 + 14,5 = 21,5

21,5

 

 

 

 

 

 

ORC5

7 + 14,5 = 21,5

21,5

 

 

 

 

 

 

ORC6

13 + 11 = 24

24

 

 

 

 

 

 

ORC7

13 + 18 = 31

31

 

 

 

 

 

 

ORC8

13 + 14,5 = 27,5

27,5

 

 

 

 

 

 

ORC9

13 + 14,5 = 27,5

27,5

 

 

 

 

 

 

ORC10

13 + 18 = 31

 

31

 

 

 

 

 

15,00

ORC11

13 + 14,5 = 27,5

 

27,5

 

 

 

 

 

ORC12

13 + 14,5 = 27,5

 

27,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPOSIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS

Ônibus rodoviário com reboque

Peso máximo por eixo
ou conjunto de eixos (t)

PBT E PBTC (t)

Comprimento máximo (m)

Comprimento total (m)

Inferior ou igual a 14,0

Inferior ou igual a 15,0

Superior ou igual a 16,0

Inferior a 17,5

Superior ou igual a 17,5

Inferior ou igual a 18,6

Superior ou igual a 25,0

ORR1

7 + 11 + 11 +11 = 40

 

 

 

 

 

40

 

19,80

ORR2

7 + 14,5 + 11 + 11 = 43,5

 

 

 

 

 

43,5

 

ORR3

7 + 14,5 + 11 + 11 = 43,5

 

 

 

 

 

43,5

 

ORR4

7 + 11 + 7 +11 = 36

 

 

 

 

 

36

 

ORR5

7 + 14,5 + 7 + 11 = 39,5

 

 

 

 

 

39,5

 

ORR6

7 + 14,5 + 7 + 11 = 39,5

 

 

 

 

 

39,5

 

 
13

 

LEGENDA

Eixo simples com dois pneumáticos

Eixo simples com quatro pneumáticos

Eixo direcional simples com dois pneumáticos

Eixo simples com dois pneumáticos

Eixo autodirecional simples com quatro pneumáticos

Eixo simples com quatro pneumáticos

Eixo isolado

Eixo isolado

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