Consulta Pública sobre conselhos do Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração de diretrizes e orientações para colegiados nacionais com participação social

Órgão: Secretaria-Geral da Presidência da República

Setor: SG/PR - Secretaria Nacional de Participação Social

Status: Encerrada

Publicação no DOU:    Acessar publicação

Abertura: 14/12/2023

Encerramento: 23/01/2024

Contribuições recebidas: 10

Responsável pela consulta: Caroline Buosi Molina

Contato: 61 3411-2334

Resumo

Por meio da Portaria SG/PR n° 166, de 29 de setembro de 2023, a Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República instituiu o Grupo de Trabalho Técnico (GTT) sobre Participação Social em Colegiados e Conferências Nacionais, com o objetivo de qualificar a participação social nessas instâncias e a efetividade das repostas à sociedade. Dentre as várias ações que integram o percurso a ser trilhado por esse GTT, inclui-se esta consulta sobre Colegiados Nacionais, na qual cidadãs e cidadãos poderão enviar suas contribuições aos temas que estão sendo tratados no grupo de trabalho. Neste momento, estamos encaminhando questões sobre Colegiados Nacionais, a serem respondidas até 23 de janeiro de 2024. A contribuição de vocês é muito importante! Quaisquer dúvidas, a equipe da Diretoria de Participação Social está à disposição, pelo e-mail: dps@presidencia.gov.br ou pelos telefones: 3411-2741/4736/2334.

Conteúdo

- Clique no balão ou no parágrafo que deseja contribuir -

Contribuir em:
Realize o login para contribuir e ver as contribuições
Envie sua contribuição
Informe o título da contribuição
Informe o resumo da contribuição (até 2000 caracteres)
Escolha o arquivo da contribuição. Somente PDF.
 
Contribuições recebidas

Grupo de Trabalho Técnico sobre Participação Social em Colegiados e Conferências Nacionais


Formulário sobre Colegiados

IDENTIFICAÇÃO PESSOAL

1

Raça/Cor: 

2

Gênero: 

3

Ano de Nascimento:

4

É conselheira/o nacional? 

5

Integra a equipe da secretaria-executiva de algum Conselho Nacional?

6

Qual conselho?

COLEGIADOS NACIONAIS

A. Composição

7

1.      Quais critérios de composição dos colegiados podem garantir maior representatividade da sociedade civil, diversidade de gênero, étnico-racial, territorial e representação efetiva de usuárias(os) de políticas públicas e trabalhadoras(es)?

B. Métodos de escolha

8

2.      Quais métodos ou processos mais adequados para a escolha de representantes da sociedade civil em colegiados de forma a garantir maior democratização e possibilitar a renovação das representações?

C. Processos formativos

9

3.      Quais práticas educativas, recursos pedagógicos, conteúdos formativos e parcerias podem ser implementados para contribuir com o fortalecimento de colegiados?

D. Política de formação

10

4.      Como pode ser estruturada uma política de formação para o fortalecimento de colegiados, incluindo a definição do público desta política, diretrizes, instrumentos de implementação, ações específicas e responsáveis por sua execução?

E. Efetividade

11

5.      Que iniciativas podem ser adotadas para garantir efetividade e incorporação das deliberações e recomendações de colegiados às políticas públicas?

F. Inovações

12

6.      Quais inovações metodológicas e ferramentais se mostraram eficazes no funcionamento de colegiados e podem servir de modelo para outros órgãos, incluindo a articulação entre participação presencial e participação digital?

G. Recursos e estrutura administrativa

13

7.      Como assegurar recursos e estrutura administrativa necessários ao adequado funcionamento dos colegiados?

H. Transparência

14

8.      Como promover a transparência e o uso de linguagem simples para fortalecer a participação e melhorar o funcionamento de colegiados?

Participe!

Para participar deve estar logado no portal.

Acessar

Contribuições Recebidas

10 contribuições recebidas
Para ver o teor das contribuições deve estar logado no portal