Contribuições para o Plano de Ação do Programa Acesse Museus
Órgão: Instituto Brasileiro de Museus
Setor: IBRAM - Departamento de Processos Museais
Status: Encerrada
Abertura: 10/02/2025
Encerramento: 10/03/2025
Contribuições Recebidas: 59
Resumo
O Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória - Acesse Museus, criado pela Portaria Ibram nº 3135, de 20 de setembro de 2024, tem como objetivo implementar diretrizes, fomentar o desenvolvimento e difundir conhecimentos sobre práticas acessíveis, inclusivas e anticapacitistas nos museus e nos pontos de memória.
Para sua criação, a participação da sociedade foi essencial, por meio de consulta e audiência públicas, aqui mesmo no Participa mais Brasil. Confira o vídeo de lançamento do Acesse Museus e o vídeo de leitura do Programa em libras.
Seguindo a metodologia de construção coletiva, democrática e transparente, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram apresenta essa enquete e convida para opinar sobre as ações que devem ser desenvolvidas no Plano de Ação do Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória - Acesse Museus.
Em atendimento aos princípios da transparência e participação social, essenciais para a execução do Programa, pretende-se com essa iniciativa implementar a política pública de acordo com os anseios e necessidades da população, em consonância com o Estatuto de Museus, com o Plano Nacional Setorial de Museus - PNSM (2025-2035) e com o Programa Acesse Museus.
Sobre a sua Participação:
- Convidamos você a participar expondo aqui opiniões e sugestões. Esse Programa quer contemplar as expectativas e necessidades da sociedade, fortalecendo o setor museal e o acesso aos espaços museais.
- As informações coletadas são confidenciais e as respostas obtidas servirão de base para informações e estatísticas.
Registre sua Opinião
Parte 1. Informações pessoais:
Declaro que entendi os objetivos e benefícios da minha participação na pesquisa e estou ciente que ao participar, declaro meu consentimento.
1.1. Qual seu nome completo (ou nome social)?
300 caracteres
1.2. Qual seu e-mail?
300 caracteres
1.3. Qual seu número de telefone ou celular?
300 caracteres
1.4. Qual sua data de nascimento?
300 caracteres
1.5. Qual sua nacionalidade?
1.7. Qual sua identidade de gênero?
1.6. Qual sua cor ou raça?
1.8. Qual sua orientação sexual?
1.9. Qual sua escolaridade?
1.10. Possui algum tipo de deficiência ou condição de redução da mobilidade?
Em caso de deficiência múltipla, poderá ser selecionada mais de uma opção.
1.11. Selecione sua experiência com acessibilidade em museus e pontos de memória
Poderá ser selecionada mais de uma opção.
Parte 2. Avaliação da acessibilidade por dimensão.
2.1. Quais das dimensões de acessibilidade (áreas que definem como a acessibilidade pode ser alcançada) você considera mais necessária nos MUSEUS?
Dê uma nota de 1 a 5, onde 5 é a mais necessária e 1 menos necessária.
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | |
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Urbanística: Eliminação de obstáculos nas ruas, ao redor ou dentro de museus, para que todos possam acessá-los |
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Arquitetônica: Os edifícios precisam ser acessíveis, tanto públicos quanto privados, ou seja, sem barreiras que dificultem o acesso das pessoas |
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Comunicacional: Superação das dificuldades para as pessoas se comunicarem ou receberem informações nos museus, seja no espaço físico ou virtual |
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Atitudinal: As pessoas não devem ser tratadas de forma diferente, devem ser acolhidas, sem atitudes preconceituosas ou capacitistas. Todos devem ter as mesmas oportunidades de participar e de se expressar |
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Tecnológica: Viabilização do acesso da pessoa com deficiência às tecnologias disponibilizadas e existentes nos espaços, física ou virtualmente |
2.2. A partir das dimensões de acessibilidade apresentadas acima, como você avalia a acessibilidade existente nos MUSEUS que você conhece?
| 0 Inexistente | 1 Insatisfatória | 2 Satisfatória | |
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Acessibilidade Urbanística |
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Acessibilidade Comunicacional |
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Acessibilidade Tecnológica |
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Acessibilidade Atitudinal |
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Acessibilidade Arquitetônica |
2.3. A acessibilidade é um critério relevante para que você visite MUSEUS?
2.4. Quais recursos você esperaria que os MUSEUS tivessem para atendimento da acessibilidade?
300 caracteres
2.5. Quais das dimensões de acessibilidade (áreas que definem como a acessibilidade pode ser alcançada) você considera mais necessárias nos PONTOS DE MEMÓRIA?
Dê uma nota de 1 a 5, onde 5 é a mais necessária e 1 a menos necessária.
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | |
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Arquitetônica: Os edifícios precisam ser acessíveis, tanto públicos quanto privados, ou seja, sem barreiras que dificultem o acesso das pessoas |
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Urbanística: Eliminação de obstáculos nas ruas, ao redor ou dentro de pontos de memória, para que todos possam acessá-los |
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Atitudinal: As pessoas não devem ser tratadas de forma diferente, devem ser acolhidas, sem atitudes preconceituosas ou capacitistas. Todos devem ter as mesmas oportunidades de participar e de se expressar |
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Comunicacional: Superação das dificuldades para as pessoas se comunicarem ou receberem informações nos pontos de memória, seja no espaço físico ou virtual |
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Tecnológicas: Viabilização do acesso da pessoa com deficiência às tecnologias disponibilizadas e existentes nos espaços, física ou virtualmente |
2.6. A partir das dimensões de acessibilidade apresentadas acima, como você avalia a acessibilidade existente nos PONTOS DE MEMÓRIA que você conhece?
| 0 Inexistente | 1 Insatisfatória | 2 Satisfatória | |
|
Acessibilidade Urbanística |
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Acessibilidade Comunicacional |
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Acessibilidade Atitudinal |
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Acessibilidade Arquitetônica |
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Acessibilidade Tecnológica |
2.7. A acessibilidade é um critério relevante para que você participe de ações nos PONTOS DE MEMÓRIA?
2.8. Quais recursos você esperaria que os PONTOS DE MEMÓRIA tivessem para atendimento da acessibilidade?
300 caracteres
Parte 3. Ações do Plano de Ação do Programa Acesse Museus
Uma das etapas mais importantes é criar um plano de ação, instrumento que ajudará a planejar as atividades de forma prática e estratégica, de acordo com os objetivos do Programa. O plano terá ações, responsáveis e um prazo de quando vão acontecer.
Contribua com sua opinião nas ações, que estão agrupadas de acordo com os eixos do Acesse Museus:
3.1. Eixo: Articulação e Intersetorialidade
Dê uma nota de 1 a 5 em cada uma das ações listadas, onde 1 é menos importante e 5 é a mais importante.
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | |
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Articulação com outros órgãos, entidades e sociedade para execução de ações do Programa |
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Incentivo a criação de Redes sobre acessibilidade em espaços museais |
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Inclusão das demandas de acessibilidade e de representante da sociedade no Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico - CCPM (Conselho que apoia a criação de políticas públicas para o setor museal) |
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Parceria com órgãos de preservação para alinhar critérios de acessibilidade para museus em imóveis tombados |
3.2. Eixo: Fomento e Regulamentação
Dê uma nota de 1 a 5 em cada uma das ações listadas, onde 1 é menos importante e 5 é mais importante.
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | |
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Realização de editais de promoção e difusão de práticas e ações de acessibilidade em museus e pontos de memória |
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Demanda de recursos orçamentários para ações de acessibilidade previstas no Plano de Ações do Programa Acesse Museus |
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Criação de normativos para regulamentar os parâmetros de acessibilidade e inclusão em museus e pontos de memória |
3.3. Eixo: Capacitação
Dê uma nota de 1 a 5 em cada uma das ações listadas, onde 1 é menos importante e 5 é mais importante.
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | |
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Promoção de ações de capacitação para pessoas com deficiência nas áreas de atuação dos museus e pontos de memória |
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Realização de cursos, treinamentos, rodas de conversa visando a qualificação sobre acessibilidade em espaços museais |
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Formulação de projetos de capacitação ministrados por pessoas com deficiência para os espaços museais |
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Formação de agentes multiplicadores nas temáticas de acessibilidade em museus e pontos de memória |
3.4. Eixo: Informação e Difusão
Dê uma nota de 1 a 5 em cada uma das ações listadas, onde 1 é menos importante e 5 é mais importante.
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | |
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Monitoramento de ações de acessibilidade em museus e pontos de memória |
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Estudo e pesquisa para produção de indicadores de acessibilidade para a política museal |
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Publicação de materiais acessíveis de referência sobre acessibilidade e inclusão em museus e pontos de memória |
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Divulgação e difusão das informações do Programa Acesse Museus |
3.5. Eixo: Participação Social, Representatividade e Protagonismo das pessoas com deficiência
Dê uma nota de 1 a 5 em cada uma das ações listadas, onde 1 é menos importante e 5 é mais importante.
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | |
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Estímulo a ações e pesquisas que abordem presenças e ausências das pessoas com deficiência nos acervos e exposições |
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Ações de combate ao capacitismo |
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Realização de escuta das demandas e expectativas do público-alvo do Programa |
Agradecemos sua participação!
Todas as informações sobre o Programa Acesse Museus estão disponíveis no site do Ibram - https://www.gov.br/museus/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/acesse-museus
Caso queira incluir alguma sugestão para o Plano de Ação do Programa Acesse Museus, escreva a seguir.
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