Notícias

Seminário ENBT+20: “Formação de novos pesquisadores em Botânica”

Publicado em 01/06/2021 14h17

Os botânicos Eimear Nic Lughadha, do Royal Botanic Gardens, Kew (Inglaterra), e Fabián A. Michelangeli, do New York Botanical Garden (EUA), serão os palestrantes do Seminário “Formação de novos pesquisadores em Botânica”.


O evento ocorrerá na próxima terça-feira (8/6), às 10h, como parte das comemorações do aniversário de 20 anos da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT). A transmissão será online, no canal do Jardim Botânico do Rio de Janeiro no YouTube.


Fabián falará sobre “O papel das coleções de história natural na pesquisa moderna sobre a biodiversidade”. Já Eimear explorará o tema "Progressos e desafios para a conservação da diversidade de plantas”. As apresentações serão seguidas de debate com os palestrantes.


Eimear desenvolve estudos em sistemática e conservação de plantas, principalmente na região Neotropical, desenvolvendo e aplicando métodos analíticos adequados para interpretação de padrões e melhoria nas ações para conservação e uso sustentável da flora. Realizou seu bacharelado em Botânica no Trinity College Dublin e seu doutorado na University St. Andrews, e atualmente coordena a equipe de Avaliação e Análise para Conservação do Kew Gardens.


Os estudos de Fabián se concentram no entendimento da evolução e sistemática de plantas neotropicais, com uso de análises de dados moleculares, anatômicos e morfológicos, e também em interações planta-animal, envolvendo principalmente a família Melastomataceae. Realizou sua graduação em Biologia na Universidad Central de Venezuela e seu doutorado na Cornell University, e atualmente é o curador principal de Botânica Tropical do New York Garden.

Anote na agenda:
Seminário ENBT+20
Dia: terça-feira, 8 de junho, às 10h

https://www.youtube.com/JardimBotanicodoRiodeJaneiro