Notícias

Segundo episódio da série sobre o Herbário do Jardim Botânico do Rio detalha as amostras de frutos da coleção

Publicado em 28/05/2021 11h58 Atualizado em 11/06/2021 22h00

O segundo episódio da série documental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro em comemoração aos 131 anos de seu Herbário RB já está disponível. No segundo episódio, a pesquisadora Rafaela Campostrini Forzza, coordenadora do Herbário RB, detalha as amostras de frutos da coleção e mostra a xiloteca, que armazena coletas de madeira.

Fundado em 23 de junho de 1890 por João Barbosa Rodrigues, histórico diretor do JBRJ, a coleção dinâmica de plantas e fungos desidratados tem amostras ainda mais antigas que sua fundação, datando aproximadamente de 150 anos atrás. Ao todo, são cerca de 850 mil amostras armazenadas no local.

A série contará com um total de seis episódios, sendo disponibilizado um por semana até a data do aniversário do Herbário. Cada um dos capítulos abordará diferentes coleções e áreas de estudo agraciados pela coleção biológica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

O herbário do JBRJ tem, em seu hall, uma exposição de longa duração, aberta ao público, onde os visitantes podem visualizar e compreender como uma coleção botânica é constituída e a importância de sua preservação ao longo dos anos para a ciência. 

Na exposição, o público tem contato com a história centenária do Herbário RB e com as diversas coleções que abriga, como a carpoteca (coleção de frutos), a xiloteca (amostras de madeira), os bancos de sementes, fungos e DNA e a coleção etnobotânica, além de suas exsicatas. 

O documentário seriado está disponível nas contas oficiais no Youtube e no IGTV do Instagram do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Para assistir, acesse https://www.youtube.com/watch?v=YQ4NGFn-OrI

Foto: Federico Rossi