Notícias
Jardim Botânico recebe visita do Tribunal de Justiça do Rio para discutir parcerias na área de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade
Representantes do TJRJ e Jardim Botânico do Rio - Foto Ricardo Neri
O presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sergio Besserman Vianna, recebeu, nesta terça-feira (3/6), o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Elton Leme, especialista em Direito Ambiental. Na pauta, futuras parcerias na área de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.
- A nossa parceria vai gerar frutos muito importantes. De um lado temos o Jardim Botânico, com seu conhecimento, sua contribuição para a preservação da biodiversidade. Do outro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações, atuando na defesa do cumprimento da Constituição federal, que determina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. É uma parceria mais do que jurídica, é ética – afirmou o desembargador Elton Leme.
O presidente do Jardim Botânico enfatizou a importância da colaboração entre as duas instituições.
- Hoje enfrentamos o desafio da crise climática global, e o Jardim Botânico tem como missão a preservação da biodiversidade e apoio a políticas públicas na defesa do meio ambiente. Só conseguiremos bons resultados no enfrentamento desse desafio com grande participação social e o exercício da cidadania. Com certeza, essa parceria resultará em ações práticas, porque estamos aqui juntando a biodiversidade e a cidadania – destacou Sergio Besserman.
Também participaram da reunião a juíza auxiliar Paula Feteira Soares e o secretário-geral da Secretaria de Responsabilidade do TJRJ, Carlos Eduardo Menezes da Costa. Ainda estiveram presentes, pelo JBRJ, o procurador-chefe Alexandre Coelho, a diretora de Conhecimento, Ambiente e Tecnologia, Marcia Faraco, e a assessora de Assuntos Institucionais da presidência, Renata Bley.
Depois do encontro, a comitiva percorreu o arboreto e visitou as instalações do Centro de Responsabilidade Socioambiental, onde foram recebidos pela coordenadora Deborah Tavares Marinho.