Notícias
Coordenação de Conservação da Área Verde faz ações de manejo no arboreto para garantir a segurança do público
A Coordenação de Conservação da Área Verde (CCAV) do Jardim Botânico do Rio de Janeiro vem fazendo uma série de ações de manejo arbóreo no arboreto para garantir a segurança do público. As iniciativas incluem o corte raso de quatro palmeiras imperiais sem “cabeça” (extremidade superior da estipe de uma planta); poda de galhadas de várias árvores de grande porte e altura que projetavam galhos e sombras sobre palmeiras imperiais de baixa altura, impedindo o seu livre crescimento e provocando inclinação; limpeza de erva de passarinho na aleia pau mulato; poda de galho fissurado de grande porte e altura em um vinhático localizado em canteiro próximo ao Museu; poda de equilíbrio em um galho de grande porte e altura em uma mangueira próximo a cascata contígua ao cactário; retirada de galhadas secas na copa de um jambeiro em frente ao cactário, entre outras.
A CCAV atua rotineiramente na conservação da coleção viva do arboreto, fazendo avaliações de risco para as ações de manejo arbóreo, sejam de podas corretivas, limpeza, equilíbrio ou ainda para tratamentos fitossanitários e ações paisagísticas ou para coleta de material botânico para pesquisas.
Devido à idade elevada de boa parte dos espécimes arbóreos contidos no arboreto e o grande volume e a altura de suas copas, o manejo arbóreo torna-se cada vez mais complexo. Assim, têm sido usadas técnicas de escalada e ancoragem, o que exige maiores cuidados de segurança nas operações. Além disso, eventos climáticos ocorrem com intensidade cada vez maior e com menor intervalo de tempo entre eles, como as ondas de calor ocorridas no último verão.
Apesar de todo o planejamento e acompanhamento, fortes chuvas acompanhadas de fortes ventos contribuem para a aceleração da deterioração da condição fisiológica de algumas árvores, provocando quebra de galhos, fissura nos troncos e até mesmo derrubada da "cabeça" de palmeiras já fragilizadas por ação de alguma praga ou doença.