Notícias
Pesquisa busca entender o sistema de polinização da planta Calliandra fasciculata
As interações entre as plantas e seus polinizadores dependem, em geral, das características das flores. A combinação desses atributos e as restrições que elas podem impor, definem se a polinização é especializada (possível para um grupo de polinizador) ou generalista (possível para muitos grupos de polinizadores). As plantas generalistas têm flores com menos restrições e com algumas características que favorecem o encontro da flor com um número maior de polinizadores. Um exemplo são as flores que duram dia e noite, e podem ser acessadas por múltiplos grupos de visitantes florais, aumentando as chances de serem polinizadas.
Neste estudo, o pesquisador Rodrigo Santiago e equipe buscaram entender qual é o sistema de polinização da planta Calliandra fasciculata, da Família Leguminose (Fabaceae). Essa espécie, endêmica dos Campos Rupestres da Cadeia do Espinhaço de Minas Gerais, tem uma flor em forma de pincel e produz néctar enquanto muda de cor. Foram mapeadas características como: o tempo de abertura, viabilidade sexual, produção de néctar e mudança da cor.
Foram testados os níveis de dependência da planta em relação aos polinizadores, e observados quais grupos de visitantes florais interagem com determinadas populações. A contribuição dos polinizadores, de hábitos diurno e noturno, foi avaliada através dos seguintes parâmetros. Além da retirada e a deposição de pólen, também a produção de frutos e sementes das flores - isoladas para evitar o acesso dos polinizadores.

- População do estudo com Calliandra fasciculata na área de amortecimento do Parque Estadual do Biribiri, em Diamantina, Minas Gerais. Crédito: Rodrigo Santiago

- Da esquerda para a direita, o pesquisado Rodrigo Santiago e as pesquisadoras, Gizelle Silva e Larissa Mendes em campo, na área de amortecimento do Parque Estadual do Biribiri emDiamantina, Minas Gerais. Acervo pessoal.

- Da esquerda para a direita, as pesquisadoras Leidy Cunha e Cinthia Novaes e o pesquisador Rodrigo Santiago em campo, na área de amortecimento do Parque Estadual do Biribiri, no Município de Diamantina, em Minas Gerais. Acervo pessoal.
A pesquisa apontou que a flor de C. fasciculata permanece sexualmente ativa por aproximadamente 24 horas, iniciando sua atividade durante a tarde. A produção de néctar é maior à noite e se prolonga até quando a flor ainda se encontra branca, absorvendo UV. Pela manhã a flor reabsorve o néctar que produziu e não foi consumido anteriormente, alterando sua cor de branca para rosa. Ao longo da atividade floral, a planta é visitada por beija-flores, borboletas e abelhas durante o dia, e morcegos e mariposas à noite - com maior frequência de visitas nesse período.

- Borboleta da família Hesperiidae visitando uma flor da inflorescência de Calliandra fasciculata. Crédito: Lucas Castro

- Beija-flor da espécie Colibri serrirostris (Família Trochilidae) prestes a realizar uma visita à flor da inflorescência deCalliandra fasciculata. Crédito: Rodrigo Santiago)
No entanto, a transferência de pólen (políades) e a recepção de pólen (deposição nos estigmas) foram altas durante toda a vida da flor. Isso indica que tanto os polinizadores diurnos como os noturnos contribuem para a polinização. Apesar disso, a produção de frutos e sementes foi baixa, sugerindo limitação nutricional, ou seja, que a planta não tem nutrientes suficientes.

- Morcego da Família Phyllostomidae visitando uma flor da inflorescência de Calliandra fasciculata. Crédito: Lucas Castro)
Os resultados mostram que o fato de a flor durar mais tempo torna o sistema de polinização da Calliandra mais generalista. A contribuição semelhante dos polinizadores, do dia e da noite, sugere que essa é uma adaptação onde as características da flor, como a longevidade, atraem mais visitantes e ajudam a garantir o sucesso reprodutivo o que ficou conhecido na literatura como generalização adaptativa.
O artigo completo está disponível no link a seguir:
https://www.sciencedirect.com/science/authShare/S0367253025001793/20251014T103600Z/1?md5=210dac742807b28a40ee62e80eb6dda6&dgcid=author