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Notícias

Ferramentas da Metodologia Participativa em Estudos sobre Patrimônio Biocultural associados aos Lugares de Sabedorias

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Publicado em 28/06/2022 14h54 Atualizado em 24/07/2024 09h37
imagem para curso de ferramentas

Professores: Viviane S. Fonseca-Kruel & Paulo Sérgio Barreto

Carga Horária: 30h
Período de inscrição: 2/2022
Período de realização: 1º. Semestre/2022 - Março (8, 12, 15, 19, 22, 26, 29) e Abril (2, 5, 9)
Dia da semana: Terça-Feira e Sábados
Horário: Terça-Feira - 18h a 21h / Sábados - 9h a 12h

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Formato: On-line
No de alunos: 30 alunos
Técnicas: Aula expositiva, leitura dirigida, reflexões sobre temas e textos
Público-alvo: Graduação e Pós-graduação (Ciências Biológicas, Ambientais, Humanas)

Investimento:
Valor: R$ 250,00 - 1x Parcela

Em caso de desistência a devolução terá o desconto de 10%.

Objetivo: O curso de extensão tem como objetivos: apresentar ferramentas da metodologia participativa aplicadas em estudos relacionados ao patrimônio biocultural associados aos lugares de sabedorias; refletir sobre técnicas para acessar os saberes tradicionais, assim como para interagir com diferentes grupos sociais; refletir sobre os processos de tradução, interpretação das mudanças sociais na contemporaneidade e integração de saberes tradicionais e científicos.

Ementa: Noções sobre "ciências modernas" e "ciências dos saberes tradicionais". Relações interdisciplinares das Ciências Sociais e Humanas com a Etnobotânica. Noções sobre Desenvolvimento sustentável. Conceitos de Epistemologias do Sul x Epistemologia do Norte. Tradição, memória e transmissão dos saberes. Noções sobre a construção social da identidade cultural. Reflexões sobre Saberes Tradicionais na contemporaneidade. Ferramentas da Metodologia Participativa aplicadas a pesquisas em Etnobotânica e Etnobiologia. Noções sobre técnicas na pesquisa social participante, etnografia e etnoconhecimentos. Noções sobre observação participante e o trabalho de campo participativo. Técnicas de coleta de dados para documentação, e análise de dados na pesquisa participativa. Sistematização dos dados/conhecimentos e devolutas as comunidades.

Certificação: Apenas serão certificados os alunos que obtiverem no mínimo 70% de frequência, comprovada nas aulas.


Currículo resumido dos professores:

Dra. Viviane S. Fonseca- Kruel - Bióloga, Pesquisadora no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (MMA/JBRJ), na área de Etnobotânica, curadora da Coleção Temática de Plantas Medicinais do Arboreto do JBRJ, e Coleção Etnobotânica (RBetno). Docente no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade em Unidade de Conservação, na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ) e Pós-Graduação Lato sensu em Plantas Medicinais e Fitoterapia (UFRJ/JBRJ/ABFIT). Atua nas áreas de Etnobotânica, Etnoecologia e Plantas Medicinais. Desenvolve estudos sobre o conhecimento tradicional de pescadores no litoral do sudeste do Brasil, e em coleções bioculturais da Amazônia brasileira, com o intuito de compartilhar e trocar saberes indígenas e não indígenas; apoiar as ações de repatriamento de conhecimentos; e fortalecer o patrimônio socioambiental do noroeste da Amazônia.

Dr. Paulo Sérgio Barreto - Sociólogo pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Ecoturismo (SENAC-SP) com Aperfeiçoamento em Administração da Cultura (FGV-SP, )Mestre em Sociologia pela UNICAMP e doutor pelo Instituto de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo (IPUSP/PST – SP). Atuo como pesquisador social nas áreas de memória social e coletiva e coordeno o Museu da Pesca Tradicional/Sala Expositiva Mestre Chonca e o Circuito dos Mestres Sabedores da Cultura Popular nas ações de salvaguarda, proteção e transmissão dos saberes tradicionais associados aos bens culturais materiais e imateriais à pesca tradicional feita por canoas de boçarda, em Arraial do Cabo (RJ).


Área de concentração:
Ciências Biológicas, Ambientais, Humanas

Conteúdo Programático:

Aula 1 - Abertura com apresentação da proposta do curso e os tópicos da ementa, programa e bibliografia.

Refletir sobre as noções de “ciências modernas” e “ciências dos saberes tradicionais” frente aos manejos tradicionais nos ambientes da restinga e das áreas costeiras e marinhas
Populações e comunidades tradicionais
Desenvolvimento sustentável x envolvimento sustentável

Aula 2 - A “Epistemologia da totalidade” e a “Epistemologia totalitária”

Epistemologias do Sul x Epistemologia do Norte
“Ecologia dos Saberes” e as “Artesania das práticas” sociais, culturais e políticas
Des/Enraizamentos sociais, Humilhações sociais e Reconhecimentos sociais

Aula 3 - Tradição, memória e transmissão dos saberes

A tradição e os saberes da tradição
Memória social e coletiva - História de vida e a memória oral
Apreender a apreender - Vivências, experiências, práticas sociais e culturais compartilhadas

Aula 4 - A questão da alteridade (O outro)

As sucessivas comunidades de destino
A construção social da identidade cultural
Reciprocidade e horizontalidade entre os saberes científicos e locais

Aula 5 - Saberes Tradicionais na contemporaneidade (A escuta)

A Paisagem e a natureza profunda
A memória alargada, em camadas subterrâneas
Os lugares de sabedorias

Aula 6 - Ferramentas da Metodologia Participativa (As pesquisas)

Pesquisadores de passagens, colonialistas e extrativistas
Pesquisa social participante e etnografia e o etnoconhecimentos e a etnobotânica (ex. Diagnóstico Rural Participativo - DRP, Diagnóstico Rural Rápido - DRR, Grupos Focais, mapeamento comunitário)
Observação participante e o trabalho de campo participativo

Aula 7 - Ferramentas da Metodologia Participativa (A documentação)

Método/Escolha do grupo/Universo da pesquisa
Temas ordenadores/Entrevistas/Questionários
Gravação e Filmagem/Iconografia/Material Documental

Aula 8 - Ferramentas da Metodologia Participativa (O tratamento)

A escrita, a oralidade e o compromisso social no estar junto com os grupos sociais tradicionais
A sistematização dos dados/conhecimentos em abertura de diálogos em devolutas
A presença discreta de pesquisadores sociais e os das ciências naturais, em apoios, nos bastidores na situação da pesquisa frente ao outro, a alteridade.

Aula 9 - Ferramentas da Metodologia Participativa (A devoluta)

As ações de devoluta (ou devolutiva) como propostas participativa, heterogênea e múltipla junto às sucessivas comunidades de destino
A salvaguarda dos saberes tradicionais nos seus lugares de sabedorias
A visibilidade, enraizamento e o reconhecimento social do outro (a alteridade) nos lugares de sabedoria

Aula 10 - Apresentação de propostas de pesquisas (individuais ou coletivas)


Bibliografia de Apoio:

BARRETO, Paulo Sérgio et al. (2019). As canoas de boçarda em Arraial do Cabo (RJ). In: Árvores e madeiras na cultura naval tradicional. (Org.). MELO JÚNIOR, João Carlos Ferreira de, KRUEL-FONSECA, Viviane Stern e HANAZAKI, Natalia. Joinville (SC): Editora Univille, p. 17-50.
BARRETO, Paulo Sérgio & TURRINI, Jullia (2020). Os “cantos de praia” da pesca tradicional e a preservação da memória cultural na Região dos Lagos. In: Cabo Frio revisitado: a memória regional pelas trilhas do contemporâneo. (Org.). BARRETO JÚNIOR, Ivo. Cabo Frio: Editora Sophia, p. 361-394.
Bernard, R. H. 1989. Research methods in cultural anthropology. SAGE Publications,Inc. London. 520p.
BOSI, Ecléa (2013). O tempo vivo da memória - Ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial.
____________(1987). Lembranças de velhos (Memória e Sociedade). São Paulo: T.A. Queiroz/Editora da USP.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (2015). A comunidade tradicional. Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília: Conhecimentos tradicionais: conceitos e marcos legais. (Coleção Povos e Comunidades Tradicionais), Editoras Técnicas, p. 21-101.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (2010). A comunidade tradicional. In: COSTA, J. B. & OLIVEIRA, C. Cerrado (Org.), Minas Gerais, Sertão, Ed. Cidade.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues & LEAL, Alessandra (2012). Comunidade Tradicional: conviver, criar, resistir. In: Revista da ANPEGE, v. 8, n. 9, p. 73-91, jan./jul.
CHAMBERS, Robert. Rapid rural appraisal: rationale and repertoire. Public administration and development, Nottingham, v. 1, n. 2, abr./jun. 1981. Disponível em: <Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/pad.4230010202/full >.
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GONÇALVES FILHO, José Moura (2003). Problemas de métodos em Psicologia - algumas notas sobre a humilhação política e o pesquisador participante. In: Psicologia e Compromisso Social. (Org.) BUCK, Ana Mercês Bahia. São Paulo: Cortez, p. 193-239.
­­­­­­­­­­­­­­____________________________ (1998). Humilhação social - um problema político em psicologia. Psicol. USP [online]. vol.9, n.2, p.11-67. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65641998000200002.
­­­­­­­­­­­­­­____________________________ (1995). Passagem para a Vila Joanisa - uma introdução ao problema da humilhação social. São Paulo: Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia/ Pós-Graduação em Psicologia Social. (Dissertação de Mestrado), 171 págs.
CUNHA, Manuela Carneira da (2009). Cultura com aspas. São Paulo: Editora Cosac Naify.
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FIALHO, Ronaldo Miranda e FERREIRA, Maria Aparecida (2013). Nas redes de saberes e histórias – Arraial do Cabo. Rio de Janeiro: UNA.
FONSECA-KRUEL, Viviane Stern & PEIXOTO, Ariane Luna (2004). Etnobotânica na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil. In: Acta Botanica Brasilica: 18 (1): 177-190.
FONSECA-KRUEL, Viviane Stern et al. (2006) Plantas úteis da restinga: o saber dos pescadores artesanais de Arraial do Cabo. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, snt.
GEERTZ, Clifford (2002). O saber local. Petrópolis, Vozes.
GIDDENS, Anthony (2001). Em defesa da sociologia – ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo: Editora UNESP.
GIDDENS, Anthony e TURNER, Jonathan (1999). Teoria social hoje. São Paulo: Editora UNESP.
GIDDENS, Anthony; BECK, Ulriche LASH, Scott (1997). Modernidade Reflexiva – Política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora UNESP.
HALBWACHS, Maurice (2006). A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro Editora.
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HONNETH, Alex (2003). Luta por reconhecimento – a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34.
LÉVI-STRAUSS, Claude (1997). O pensamento selvagem. Campinas, SP: Papirus.
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Sauini, T., Fonseca-Kruel, V.S., Yazbek, P. et al. 2020. "Participatory methods on the recording of traditional knowledge about medicinal plants in Atlantic forest, Ubatuba, São Paulo, Brazil", PLOS ONE 15(5), pg. e0232288, (2020); doi:10.1371/journal.pone.0232288
Sieber S.S., da Silva T.C., Campos L.Z..O., Zank S., Albuquerque U.P. (2014) Participatory Methods in Ethnobiological and Ethnoecological Research. In: Albuquerque U., Cruz da Cunha L., de Lucena R., Alves R. (eds) Methods and Techniques in Ethnobiology and Ethnoecology. Springer Protocols Handbooks. Humana Press, New York, NY. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-8636-7_3
VERDEJO, M. E. Diagnóstico Rural Participativo. Brasília: MDA/Secretaria da Agricultura Familiar, 2006, p. 65.
VERDEJO, M. E. 2010. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP. Brasília: MDA / Secretaria da Agricultura
Familiar. Disponível: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4616813/mod_resource/intro/pageflip-2583697-3759191-DRP_-_Guia_prtico-2649689.pdf
VIANA, Virgílio (2000). “Envolvimento sustentável e conservação das florestas brasileiras” In: DIEGUES, Antônio Carlos e VIANA, Virgílio. Comunidades tradicionais e manejo dos recursos naturais. São Paulo: NUPAUB–USP.
WEIL, Simone (2001). O enraizamento. Bauru – SP: EDUSC.

Educação e Pesquisa
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